Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa incorreta:
Desde o século XIX várias foram as alternativas de explicação e compreensão das desigualdades no Brasil. Entre as desigualdades, destaca-se a questão étnico-racial ainda presente em nosso cotidiano. Sobre a desigualdade étnico-racial que ainda existe na sociedade brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O mito da democracia racial não seria simplesmente um mecanismo de acobertamento das desigualdades e discriminações, mas também a ideologia da identidade nacional que impede a construção da igualdade entre os brasileiros.
II. A questão da democracia racial foi discutida por Gilberto Freyre em sua obra Casa-Grande e Senzala, que considera o convívio entre as raças no Brasil uma questão de animosidade desde a sociedade escravista açucareira no litoral pernambucano.
III. Para o pensador social Florestan Fernandes em seu livro A Integração do Negro na Sociedade de Classe (1978) serviu para reforçar a ideia que não existem distinções sociais entre negros e brancos e afirma uma convivência pacífica e harmônica.
IV. A desigualdade social, por exemplo, tem relação direta com a escravidão, mais particularmente com o modo como os negros foram incorporados a uma sociedade de classes, depois da Abolição, em 1888.
V. A Constituição Brasileira tem como uma de suas formulações mais importantes a ideia de que todos os indivíduos são iguais perante a lei. Na perspectiva étnico-racial, no entanto, não está inserido o crime de racismo como algo punitivo.
Esse pensador social ficou conhecido por estabelecer método etnográfico, ou seja, a pesquisa de campo de longa duração, com conhecimento fluente do idioma local e observação participante. O antropólogo deveria mergulhar na cultura local, participando das atividades diárias enquanto observava o que acontecia. Tornou-se grande crítico dos evolucionistas e precursor da perspectiva funcionalista em antropologia. O pensamento em questão, é característico de qual autor?
Essa tendência baseia-se nas classificações evolucionistas e hierárquicas. Baseado nesse pensamento, civilizados eram os europeus, enquanto as demais populações eram escalonadas entre mais e menos atrasadas.
Esse antropólogo foi responsável por romper com a antropologia do século XIX que pensava a humanidade em uma escala evolutiva. Foi o primeiro a empregar a palavra cultura em seu sentido moderno, propriamente antropológico. Antes, cultura era sinônimo de civilização e um atributo dos países tidos como civilizados. A análise em questão, é característica de qual autor?
As sociedades capitalistas são marcadas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o bem maior a ser cuidadosamente mantido. Dessa realidade, houve estudos de pensadores sociais que abordaram a existência de duas classes fundamentais na estruturação do sistema capitalista: a burguesia, que personifica o capital, e o proletariado, que vive do trabalho assalariado. Na compreensão desse pensador, essas duas classes convivem em contínuo conflito de interesses. A partir da reflexão acima, o pensador em questão é:
Max Weber (1864 1920) foi um dos grandes teóricos a pensar o Estado Moderno. Dentre as opções abaixo, marque a alternativa correta sobre a teoria weberiana do Estado:
A dedicação ao carisma do profeta, ou ao líder na guerra, ou ao grande demagogo na ecclesia ou no parlamento, significa que o líder é pessoalmente reconhecido como o líder inerentemente chamado dos homens. Os homens não o obedecem em virtude da tradição ao da lei, mas porque acreditam nele. Quando é mais do que um oportunista limitado e presunçoso, o líder vive para sua causa e luta pela sua obra. A dedicação de seus discípulos, seus seguidores, seus amigos pessoais do partido são orientados para a sua pessoa e para suas qualidades. Na passagem acima, o autor destaca o carisma como sendo a fonte de poder do líder político.
Qual dos autores abaixo enfatiza que as virtudes subjetivas podem ser um elemento liderança política?
Sobre a escala de transformações nas relações globais constituída pela revolução cultural e da informação, Stuart Hall salienta que Queiramos ou não, aprovemos ou não, as novas forças e relações postas em movimento por este processo estão tornando menos nítidos muitos dos padrões e das tradições do passado. Por bem ou por mal, a cultura é agora um dos elementos mais dinâmicos e mais imprevisíveis da mudança histórica no novo milênio. HALL, Stuart, (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, p. 15-46. Deste entendimento decorre que:
I. Os indivíduos se tornam cada vez mais centralizadores dos processos;
II. As lutas pelo poder sejam, crescentemente, simbólicas e discursivas;
III. As políticas assumem progressivamente a feição de uma política cultural;
IV. Haja a reafirmação da vida cotidiana e o apego aos valores tradicionais.
Pode se afirmar que, conforme a construção do conceito de cultura no pensamento de Stuart Hall, estão corretas.
As mulheres nascem em um mundo que permite a ação plena somente aos homens. Neste, as mulheres encontram-se legadas à segundo plano, em uma vida de subserviência e inatividade. Não se nasce mulher; torna-se mulher. Qual obra e autor agrupam este pensamento sobre os estudos de gênero?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...