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Considerando os conceitos sociológicos de tradição, cultura e norma, julgue os próximos itens.
Os movimentos de contracultura, que se caracterizam pela rejeição a valores, normas e concepções estabelecidas, promovem, invariavelmente, a desagregação das formas convencionais de política nas sociedades contemporâneas.
No texto de Brym et al. (2008) são apontados como agentes de socialização, além das famílias,
igrejas, sindicatos e meios de comunicação de massa.
organizações não governamentais, clubes e grupos de colegas.
escolas, grupos de colegas e meios de comunicação de massa.
escolas, clubes e organizações não governamentais.
escolas, igrejas e meios de comunicação de massa.
Claude Dubar (2005), em sua análise do processo de socialização e construção da identidade, refere-se a dois processos de construção de configurações identitárias, o de
socialização primária e secundária.
atribuição de identidade pelo outro e o de incorporação da identidade pelos próprios indivíduos.
comunicação e o de incorporação de identidade pelos próprios indivíduos.
relação social e o de participação social.
rotulagem e o de preconceito.
Com a afirmação de que os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, Roque de Barros Laraia (2009) refuta a tese do
geneticismo.
difusionismo cultural.
etnocentrismo.
diferencialismo cultural.
determinismo biológico.
Roque Laraia (2009) transcreve, ao final de seu livro, um texto do antropólogo estadunidense Ralph Linton sobre o despertar diário do homem americano para esclarecer o conceito de
difusão cultural.
cultura de massa.
elementos da cultura.
diferencialismo cultural.
determinismo biológico.
A elaboração e expansão de uma doutrina que justificava a desigualdade entre os seres humanos (seja em situação de cativeiro ou de conquista), não pela força ou pelo poder dos conquistadores (justificativa política que acompanhou todas as conquistas anteriores), mas pela desigualdade imanente entre as raças humanas (inferioridade intelectual, moral, cultural e psíquica dos conquistados ou escravizados) é entendida por Antonio Sergio Guimarães como
racialismo.
racismo.
relações raciais.
desigualdades sociais.
estereótipos raciais.
Ao tomar como exemplo os esquimós e os lapões, habitantes da calota polar norte, R. Laraia (2009) fornece elementos para refutar a tese
do determinismo geográfico.
do determinismo cultural.
do difusionismo cultural.
do etnocentrismo cultural.
da diversidade cultural.
Claude Dubar (2005) define o conceito de socialização como
o desenvolvimento psicogenético da criança.
o aprendizado da cultura, tal como abordado pela antropologia funcionalista.
a incorporação de um habitus de classe e das identidades étnicas.
um processo de construção, desconstrução e reconstrução de identidades.
a identificação profissional construída desde a infância na escola.
Leia o seguinte trecho, da obra de Denys Cuche (2002):
Se a identidade é uma construção social e não um dado, se ela é do âmbito da representação, isto não significa que ela seja uma ilusão que dependeria da subjetividade dos agentes sociais. A construção da identidade se faz no interior de contextos sociais que determinam a posição dos agentes e por isso mesmo orientam suas representações e suas escolhas. Além disso, a construção da identidade não é uma ilusão, pois é dotada de eficácia social, produzindo efeitos sociais reais. A identidade é uma construção que se elabora em uma relação que opõe um grupo aos outros grupos com os quais está em contato.
Nesse trecho, Denys Cuche (2002)
I. afirma que separar as instâncias de análise em concepções objetivistas e subjetivistas pode ser útil para interpretar as construções identitárias.
II. ressalta a importância de se analisar a relação entre identidade e alteridade de maneira inseparável.
III. procura ressaltar a importância das concepções objetivistas e subjetivistas de acordo com o objeto e o sujeito abordado.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Leia o seguinte trecho:
Da leitura do trecho conclui-se que
o conhecimento de senso comum é uma forma tão válida para a interpretação científica da realidade social quanto a teoria sociológica.
o conhecimento do senso comum é objeto da reflexão sociológica, mas não deve ser confundido com a atitude teórica científica, pois o papel do sociólogo é analisar a realidade da vida cotidiana.
o senso comum pressupõe a existência de infinitos pontos de vista, e, por isso, a sociologia deve adotar uma atitude metodológica individualista.
a sociologia da vida cotidiana estuda o mundo intersubjetivo: não é possível outra forma de conhecimento que não tenha surgido espontaneamente a partir do senso comum partilhado pelos agentes.
a realidade da vida cotidiana é a única possível de ser estudada pela sociologia que, ao contrário de outras ciências, prescinde da necessidade de verificação.
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