Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As desigualdades sociais no Brasil são motivos de estudos de diversos autores sociais e instituições de pesquisa. Com relação às razões que proporcionaram as raízes essas desigualdades, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Entre o final do século XIX e o começo do século XX houve uma política de imigração europeia dos governos brasileiros, pois imaginava-se, assim, branquear o Brasil.
II. A formação da população brasileira é resultado de decisões políticas tomadas em vários momentos da história. Em muitos casos essas decisões legitimaram o extermínio de indígenas, a escravidão negra, o incentivo à imigração europeia baseado em teorias de evolução social e de hierarquia racial.
III. À medida que a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou desenvolveu no País um grande esforço de inclusão social, pois as políticas desenvolvimentistas, traduzido no Plano de Metas, popularmente conhecido como 50 anos em 5 produziu mudanças estruturais, sobretudo para os mais pobres.
IV. O coronelismo vinculado à grande propriedade rural, principalmente no Nordeste, serviu como base de sustentação de uma estrutura agrária concentradora de renda e ausência de educação.
O tema do desenvolvimento sustentável é uma pauta muito presente nos dias atuais nas sociedades capitalistas modernas. A respeito dessa busca pelo desenvolvimento sustentável, podemos apontar como correto, exceto:
Foram necessários 10 Mil anos para a população mundial atingir 1 Bilhão de pessoas. Foi apenas necessário um século - de 1800 a 1900 - para que a população duplicasse para 2 Bilhões. No século XX, vimos este número triplicar para aproximadamente 6 Bilhões. Por isso, não é surpreendente, que muitas pessoas se preocupem com o que nos reserva o século XXI se a população mundial continuar a crescer como até aqui, chegará a níveis intoleráveis daqui a quarenta ou cinquenta anos. (GIDDENS, Antony. Sociologia. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.)
Assinale a alternativa que apresente as consequências desse aumento da população sobre o Meio Ambiente.
Analise os trechos abaixo sobre a formação das elites políticas brasileira.
I - O uso da violência institucionalizada, da opressão sistemática e do terror organizado na revolução burguesa não constitui uma novidade. Ele aparece de forma endêmica ou transitória em todas as modalidades de revolução burguesa reconhecidas como clássicas. O que havia ocorrido é que os círculos acadêmicos abandonaram o uso do conceito de dominação burguesa, a teoria de classe e, especialmente, a aplicação da noção de revolução à etapa de transição para o capital industrial nas nações capitalistas da periferia. Passou-se a falar, indiscriminadamente, em elites e em modernização, algumas vezes também em transferência de tecnologia e de capital.
II O que muitos autores chamam, com extrema impropriedade, de crise do poder oligárquico não é propriamente um colapso, mas o início de uma transição que inaugurava, ainda sob a hegemonia da oligarquia, uma recomposição das estruturas do poder, pela qual se configurariam, historicamente, o poder burguês e a dominação burguesa
III - A burguesia brasileira não assume o papel de paladina da civilização ou de instrumento da Modernidade, pelo menos de forma universal e como decorrência imperiosa de seus interesses de classe. Ela se compromete, por igual, com tudo que lhe fosse vantajoso: e para ela era vantajoso tirar proveito dos tempos desiguais e da heterogeneidade da sociedade brasileira, mobilizando as vantagens que decorriam tanto do atraso quanto do adiantamento das populações.
Assinale a alternativa que representa o autor dos trechos acima:
Segundo essa forma de perceber as empresas capitalistas em rede modernas, são consideradas características deste modelo todas, exceto:
A respeito dos marcadores sociais da diferença, julgue os itens a seguir. As categorias sociais da diferença são unilaterais, porque não se relacionam entre si, uma vez que não sofrem interferência histórica e do contexto social, econômico e político.
A respeito dos marcadores sociais da diferença, julgue os itens a seguir. Apesar da variedade, os marcadores sociais da diferença foram catalogados de forma definitiva pelo governo brasileiro no sentido de adequar os estudos sociais que hoje norteiam as pesquisas de campo estatais.
A respeito dos marcadores sociais da diferença, julgue os itens a seguir. Em relação às desigualdades de gênero, as revoltas contra a opressão feminina ocorreram a partir dos movimentos pelo direito ao voto.
Em relação aos temas da produção e da reprodução das relações sociais, julgue os itens a seguir. Para a teoria marxista, o desenvolvimento das forças produtivas amplia e restringe a capacidade dos homens de produzir desumanidades.
Em relação aos temas da produção e da reprodução das relações sociais, julgue os itens a seguir. De acordo com o tema da reprodução social, os complexos sociais não se confundem com o trabalho, embora relacionem-se constantemente entre si.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...