Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 16/04/2011, mostram que, no primeiro trimestre deste ano, a periferia da zona sul da capital aparece como a região mais violenta da cidade: os distritos do Parque Santo Antonio (17 vítimas), Campo Limpo (11) e Capão Redondo (9) ocupam os três primeiros lugares em termos do número de homicídios. Esses dados permitem concluir que
o risco de ser vítima de homicídio é significativamente superior nos bairros que apresentam taxas maiores de urbanização.
as taxas de homicídios não apresentam nenhuma correlação com o local das moradias das vítimas.
não se pode associar pobreza e local de moradia à taxa de criminalidade.
o risco de ser vítima de homicídio é significativamente superior entre aqueles que habitam áreas, regiões ou bairros com déficits sociais e de infraestrutura urbana.
a convivência muito próxima com o mundo do crime não interfere na vida dos moradores das periferias.
Considerando aspectos ambientais, culturais, econômicos, políticos e sociais da região amazônica, julgue os itens que se seguem.
A influência de agentes pastorais da Igreja Católica na Amazônia contribui para que a população valorize e retome antigas práticas de natureza política e religiosa.
Observe atentamente a tirinha abaixo.
Está correto com relação às atuais tendências na divisão social e sexual do trabalho:
As desigualdades de gênero no mercado de trabalho e nas atividades domésticas eram comuns até a década de 1970, mas atualmente deixaram de existir.
Atualmente as mulheres ocupam, de forma simétrica aos homens, cargos políticos e posições ocupacionais mais privilegiadas, embora na atividade doméstica as disparidades de gênero persistam.
Ainda que no mercado de trabalho já não existam diferenças entre mulheres e homens que ocupam os mesmos postos de trabalho, a divisão doméstica do trabalho segue desigual.
Ainda que atualmente a divisão sexual do trabalho doméstico tenha se tornado igualitária, a sobrecarga horária nos postos ocupados no mercado de trabalho pelo sexo masculino segue sendo maior.
Apesar das mudanças significativas verificadas nas últimas décadas, a divisão social do trabalho e a divisão doméstica do trabalho seguem sendo marcadas por disparidades relacionadas ao sexo.
Considerando aspectos ambientais, culturais, econômicos, políticos e sociais da região amazônica, julgue os itens que se seguem.
Aproximadamente 50% dos lotes concedidos em razão da reforma agrária em terras da região amazônica já foram comercializados, o que se deve, em parte, ao fato de vários dos assentados não possuírem o perfil do público-alvo da reforma agrária.
Pesquisas recentes constataram que o preconceito e a discriminação são fenômenos com marcante incidência na escola pública, sendo as vítimas preferenciais os pobres, os negros, os homossexuais e os portadores de necessidades especiais. Pode-se concluir, portanto, que a discriminação desses alunos
não interfere em seu desempenho escolar e tampouco traz consequências para o seu relacionamento com colegas e professores.
restringe-se ao universo escolar e não interfere em outras esferas de suas vidas.
não traz nenhuma consequência para sua vivência escolar, por também ser vivenciada fora da escola.
contribui para a reprodução da violência escolar, por ser vivenciada dentro e fora da escola.
é vista como natural, dada as condições de vida da maior parte dos alunos.
Considerando aspectos ambientais, culturais, econômicos, políticos e sociais da região amazônica, julgue os itens que se seguem.
A sustentabilidade ecológica da Amazônia depende exclusivamente da forma como a população indígena explora os recursos naturais da região.
Entre os desfavorecidos pela cidadania incluem-se as mulheres, que só tardiamente tiveram acesso aos direitos concedidos aos homens. Mas a luta pelos direitos das mulheres avançou com a ampliação do movimento feminista, que pode ser entendido como um movimento que luta
pela alteração das relações entre homens e mulheres.
pela afirmação da assimetria sexual entre homens e mulheres.
pela conciliação das atividades de trabalho e domésticas.
pelo crescimento dos movimentos de mulheres.
pela transformação radical da sociedade.
Considerando aspectos ambientais, culturais, econômicos, políticos e sociais da região amazônica, julgue os itens que se seguem.
A organização social dos assentados e as garantias institucionais dadas pelo Estado são condições fundamentais para o sucesso dos assentamentos nessa região.
A luta do movimento operário pelos direitos de se organizar politicamente, de escolher o trabalho, de fazer greve, de liberdade e autonomia sindical, de redução do horário de trabalho, de regulamentação do trabalho da mulher e das crianças representou um avanço nos direitos
políticos, civis e humanos.
sociais, políticos e econômicos.
civis, sociais e políticos.
civis, sociais e econômicos.
humanos, sociais e políticos.
Julgue os itens 111 a 116, relativos a movimentos sociais, identidade cultural e pós-modernidade.
O Estado perdeu o seu papel na definição das culturas nacionais porque deixou de diferenciar a cultura do território nacional em face da cultura estrangeira, não mais promovendo a homogeneidade cultural no interior do território nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...