Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à comunicação organizacional, assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
No contexto organizacional, a ação de comunicação cabe a um profissional de relações públicas, devendo os gestores do negócio também estar envolvidos nesse processo.
Com relação à comunicação organizacional, assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A comunicação interna não deve ser utilizada para a transmissão de mudanças operacionais, de novas estratégias da organização ou de informações administrativas aos funcionários, estando o objetivo da comunicação nas organizações atuais restrito aos assuntos referentes a responsabilidade social, meio ambiente e eventos culturais.
Com relação à comunicação organizacional, assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Quadros de comunicação, meios de comunicação eletrônicos, jornais impressos ou online são recursos utilizados para garantir eficiência na comunicação entre a empresa e seu público interno e externo, o que não só aumenta o comprometimento dos funcionários com suas atividades diárias, como reflete na relação da empresa com o cliente e o consumidor.
Com relação à comunicação organizacional, assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
As organizações devem dispor de um único canal de comunicação para interagir com funcionários e clientes, bem como de uma única e pouco agressiva estratégia de marketing.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, relativos a identidade cultural e multiculturalismo.
A exploração, na escola, de temas relacionados ao multiculturalismo ignora a existência, no Brasil, de preconceitos e estereótipos sociais.
Acerca da era da informação, referida no texto acima, julgue os próximos itens.
Na atualidade, o caráter democrático da sociedade em rede, manifesto, por exemplo, na proliferação de redes de comunicação alternativas, como as redes comunitárias, tem sido suficiente para impedir que os governos e a grande mídia manipulem politicamente a informação.
O tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro é apontado como exemplo da ausência do Estado, que, ao negligenciar a garantia dos direitos sociais, abandona parcelas da população à violência e ao embate entre traficantes e policiais. Os traficantes resolvem conflitos entre moradores e assistem famílias desamparadas pelo Estado, desenvolvendo fortes laços de solidariedade com os moradores. Nesse contexto, a situação é sociologicamente definida como
fenômeno psicossocial em que o aspecto emocional prevalece sobre o jurídico.
fenômeno normal, devido à particularidade de cada pessoa e de cada grupo social.
fenômeno patológico, porque representa desvio da função do Estado.
conflito entre a autonomia dos grupos sociais e a heteronomia que caracteriza o direito estatal.
conflito entre a justiça dos traficantes e a representação social de justiça dos moradores.
Os estados de confusão e aparente caos social, como invasões de terra, greves de trabalhadores, passeatas e manifestações de repúdio à ordem pública são de grande interesse para o sociólogo e também para o jurista, porque o estado de anomia leva, muitas vezes, ao descumprimento de normas jurídicas, causando a ineficácia do preceito legal. Nessas situações, de acordo com os especialistas na área, é possível distinguir duas hipóteses de ineficácia do direito. Assinale a opção correspondente a essas duas hipóteses.
ineficiência da intervenção policial / fracasso da família na formação moral de seus membros
descumprimento da norma apesar de sua aceitação / descumprimento da norma que o indivíduo considera inadequada ou injusta
descumprimento da norma apesar de sua aceitação / descumprimento da norma que o indivíduo considera inadequada ou injusta
a eficácia não anômica / eficácia anômica
cumprimento da lei / observação da lei considerada justa pelo indivíduo
Considerando a perspectiva sociológica contemporânea da violência, assinale a opção correta.
A norma imposta, que não é modificada nem discutida aberta e democraticamente, não diz respeito à violência institucional.
A violência simbólica é aquela que oprime pela ação da força corporal, ou armada.
A escola é a única agência socializadora que opera a violência simbólica no Brasil.
As diferentes abordagens acerca da violência destacam o pouco espaço existente para o sujeito da argumentação, da negociação ou da demanda, enclausurado na exibição da força física pelo oponente.
O conflito e a violência constituem fenômenos sociais idênticos.
Com relação aos movimentos sociais, assinale a opção correta.
As lutas do movimento feminista na contemporaneidade focam, em todas as esferas sociais, as discriminações sexistas, o patriarcado, a misoginia ou a divisão sexual do trabalho.
O movimento feminista é considerado um movimento social recente.
Apenas alguns movimentos sociais devem ser considerados sexuados.
O papel das mulheres como sujeito coletivo em movimentos sociais mistos é central e visível.
O movimento das mulheres em bloco rejeita a ideia de que a igualdade com os homens supõe a transformação global das relações sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...