Questões sobre Questões sociológicas

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Considerando que o surgimento do paradigma da sociedade informacional se associou, a partir da década de 80 do século XX, ao processo de expansão e reestruturação do capitalismo, julgue os itens seguintes, a respeito da sociedade informacional.

A tecnologia favorece processos reversíveis, permite modificações desses processos por reorganização de componentes e tem alta capacidade de reconfiguração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o surgimento do paradigma da sociedade informacional se associou, a partir da década de 80 do século XX, ao processo de expansão e reestruturação do capitalismo, julgue os itens seguintes, a respeito da sociedade informacional.

As novas tecnologias possibilitam a implementação material da lógica de redes, que caracteriza todo tipo de relação complexa, em qualquer tipo de processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o surgimento do paradigma da sociedade informacional se associou, a partir da década de 80 do século XX, ao processo de expansão e reestruturação do capitalismo, julgue os itens seguintes, a respeito da sociedade informacional.

Nessa sociedade, a informação é parte integrante de toda atividade humana, individual ou coletiva, portanto, todas essas atividades tendem a ser afetadas diretamente pela nova tecnologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A universalização do conceito de Direitos Humanos tornou-se instrumento relevante para a produção de um espaço público democrático, indispensável ao exercício adequado da prática profissional do cientista social. Entretanto, alguns antropólogos vêm chamando a atenção para aspectos relativos aos temas de “direitos culturais, desigualdades e discriminações”. O argumento que embasa esse posicionamento relaciona-se a

  • A.

    ao fato de que os direitos humanos são direitos universais e, portanto, categorias invariantes de quaisquer sociedades humanas.

  • B.

    às Ciências Sociais, em especial a Antropologia, que têm procurado chamar a atenção para o reconhecimento dos “direitos” dos outros em oposição aos “direitos” de todos.

  • C.

    à assimetria das relações de poder que envolve o debate sobre direitos humanos na comunidade internacional.

  • D.

    a posição que contrapõe os direitos culturais como expressão do relativismo em oposição ao humanismo.

  • E.

    a necessidade de regular o debate e optar entre duas vias no campo dos direitos: o universalismo ou o relativismo.

A Constituinte de 1988 redigiu e aprovou a constituição mais liberal e democrática que o Brasil já teve, merecendo por isso o nome de Constituição Cidadã. Entre as suas principais conquistas estão:

  • A.

    a fixação em um salário mínimo do limite inferior para as aposentadorias e pensões, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os deficientes físicos, a liberação do voto aos conscritos.

  • B.

    a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os maiores de 65 anos desde que eles tenham contribuído para a previdência, a introdução da licença-paternidade, a liberação do voto aos conscritos.

  • C.

    o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos, a diminuição da idade mínima da obrigatoriedade do voto de 18 para 16 anos, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os deficientes físicos.

  • D.

    a introdução da licença-paternidade, a obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo a todos os maiores de 65 anos desde que estes tenham contribuído com a previdência, o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos.

  • E. o estabelecimento do voto universal sendo facultativo aos analfabetos, a diminuição da idade mínima do direito de voto de 18 para 16 anos, a introdução da licença-paternidade.

Historicamente, a distância entre os projetos das elites e as visões de mundo dos diferentes conjuntos populacionais no Brasil originou importantes conflitos sociais e políticos. Um dos mais conhecidos foi a guerra de Canudos no interior da Bahia, pouco tempo depois da Proclamação da República. José Murilo de Carvalho descreve que sob a liderança de um líder messiânico, Antonio Conselheiro, formou-se uma comunidade irmanada por práticas religiosas tradicionais. Entre as razões do conflito, que acabou envolvendo o Estado e as forças militares contra milhares de sertanejos, estava a discordância do Conselheiro com relação a medidas adotadas pela República, entre elas,

  • A.

    a proibição do voto dos analfabetos, a ausência de uma política de reforma agrária, a obrigatoriedade do pagamento de impostos.

  • B.

    a secularização dos cemitérios, a separação da Igreja e Estado, a introdução do casamento civil.

  • C.

    a proibição do voto feminino, o banimento da família imperial, a manutenção das grandes propriedades rurais.

  • D.

    a obrigatoriedade do voto, a separação da Igreja e Estado, a introdução do regime federativo.

  • E. a secularização dos cemitérios, a proibição do voto feminino, o banimento da família imperial.

Para José Murilo de Carvalho, o processo de aquisição dos direitos civis para o exercício da cidadania no Brasil é ainda hoje difícil de ser resolvido. Historicamente, o autor destaca três empecilhos principais:

  • A.

    a herança da escravidão, a herança da pequena propriedade rural e a herança de uma tradição de familismo na política.

  • B.

    a herança do racismo, a herança do machismo e a herança do pessimismo com relação ao futuro da nação.

  • C.

    a herança da descrença nos poderes públicos, a herança da pequena propriedade rural e a herança do paternalismo.

  • D.

    a herança da escravidão, a herança da grande propriedade rural e a herança de um Estado comprometido com o poder privado.

  • E.

    a herança da rigidez burocrática, a herança do paternalismo e a herança das crendices e superstições.

A construção da cidadania é um processo longo e difícil. José Murilo de Carvalho relata que no caso brasileiro, até o final do período colonial, a maioria da população estava excluída dos direitos civis e políticos e sem a existência de um sentido de nacionalidade. A independência não introduziu mudança radical neste panorama. Durante o período do Império, algumas pequenas medidas trouxeram alguns avanços como a aprovação pela Câmara dos deputados, em 1881, da lei que introduzia o voto direto. Entretanto, essa lei trazia uma série de restrições, o que dificultava a ampliação dos direitos civis e que provocaram os protestos de Joaquim Nabuco. Entre estas restrições constavam

  • A.

    a proibição do voto dos escravos e o estabelecimento do voto obrigatório.

  • B.

    a proibição do voto dos analfabetos e o estabelecimento do voto facultativo.

  • C.

    a proibição do voto das mulheres e o estabelecimento do voto facultativo.

  • D.

    o aumento da idade mínima para o direito de voto e a proibição do voto das mulheres.

  • E.

    a proibição do voto dos escravos e o estabelecimento do voto facultativo.

No Brasil, o surgimento da República instaura o Estado laico, considerando juridicamente todas as religiões em pé de igualdade e garantindo a liberdade religiosa. Entretanto, Emerson Giumbelli observa que demoraria algum tempo para que o campo religioso estivesse suficientemente livre do jugo da Igreja Católica. Para que a liberdade religiosa viesse a ocorrer de fato no Brasil, este autor assinala a importância de duas circunstâncias:

  • A.

    o distanciamento da Igreja Católica do Estado a partir das tensões ocorridas durante o regime militar e o crescimento do pluralismo religioso.

  • B.

    as tensões que marcaram a relação da Igreja Católica com os evangélicos detonadas pela crise da Igreja Renascer e o crescimento do pluralismo religioso.

  • C.

    o surgimento de um novo campo de forças com o Concílio Vaticano II e a liberalização de uma visão mais ecumênica por parte da Igreja Católica.

  • D.

    o crescimento das tensões entre adeptos de religiões evangélicas e de religiões afro-brasileiras e a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil.

  • E.

    a intervenção de dispositivos jurídicos que passaram a criminalizar o desrespeito aos princípios de liberdade religiosa e a promulgação da Constituição de 1988.

O papel do Estado, nas sociedades contemporâneas, vem se reconfigurando. Alguns autores, entre eles Löic Wacquant, assinala como razões para esta reconfiguração, a decomposição do trabalho assalariado e a hipermobilidade do capital. Como tendência no contexto neoliberal tem se verificado uma ênfase no papel

  • A.

    econômico e social do Estado.

  • B.

    político e filantrópico do Estado.

  • C.

    mediador do Estado face aos interesses da iniciativa privada e do conjunto dos cidadãos.

  • D.

    social e um decréscimo do papel econômico do Estado.

  • E.

    policial e penitenciário do Estado.

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