Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contagem da população realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou que, em 2007, o país possuía 183.987.291 milhões de habitantes. A respeito das características desse contingente populacional, julgue os próximos itens.
O Brasil vem apresentando queda nas taxas de fecundidade nas últimas décadas, fenômeno mais concentrado nas áreas urbanas.
Considerando que, entre as práticas políticas presentes no cotidiano latino-americano, a violência policial é tema polêmico, que pode ser analisado sob diferentes perspectivas, julgue os itens subseqüentes.
Com a democratização da esfera política na América Latina, os indivíduos socialmente excluídos deixaram de ser as vítimas mais freqüentes da violência policial, e os sindicalistas, ativistas e militantes políticos passaram a ser os mais perseguidos.
Analise a tabela abaixo.
Com base nos dados, é correto afirmar que a tabela é composta por
duas variáveis e demonstra que a discriminação racial ultrapassa as diferenças de gênero no mercado de trabalho.
três variáveis e aponta a existência de igualdade de gênero e preconceito de cor nos rendimentos.
quatro variáveis e evidencia que mulheres negras recebem piores remunerações.
duas variáveis e indica a existência de diferenças de gênero e cor no mercado de trabalho.
três variáveis e explicita como as diferenças de gênero são mais determinantes que as discriminações raciais no mercado de trabalho.
Considere os dados da pesquisa abaixo.
A técnica mais adequada e de menor custo para a realização de uma pesquisa qualitativa que pretenda levantar hábitos e percepções dos usuários em relação ao uso do METRÔ corresponde a:
pesquisa participante em estações do METRÔ préselecionadas.
entrevistas em profundidade com todos os perfis de usuários do METRÔ.
observações etnográficas com anotações descritivas dos usuários.
novo estudo quantitativo com aplicação de questionário estruturado.
discussões em grupo, guiadas por um roteiro semiestruturado.
O método enquanto procedimento não oferece soluções predeterminadas. O 'espírito' de pesquisa é incompatível com o espírito dogmático. A pesquisa visa desvendar um leque aberto composto de possibilidades de ação progressivamente descobertas, formuladas ou escolhidas pelos grupos que participam ativamente no processo.
(Michel Thiollent. Pesquisa-Ação nas Organizações)
De acordo com o texto, o principal procedimento que compõe a pesquisa participante ou pesquisa-ação é de caráter
interrogativo-crítico, pois problematiza as questões levantadas pelos atores envolvidos, mas recusa as explicações espontâneas ou senso comum.
hipotético-dedutivo, pois define o objeto e suas leis, deduzindo propriedades, efeitos posteriores e fazendo previsões.
hipotético-indutivo, pois apresenta suposições sobre o sujeito, realiza observações e experimentos, chegando à definição dos fatos.
construtivista, pois prioriza a elaboração de modelos explicativos para a realidade, em detrimento da representação da própria realidade.
relativista, pois prioriza o sujeito e sua consciência, considerando que a observação científica é determinada exclusivamente em uma época e cultura.
Foi no capítulo referente ao sistema tributário nacional que a Constituição de 1988 recebeu os principais questionamentos, já que promoveu a descentralização de receitas em prol de estados e municípios, mas não estabeleceu a redistribuição das competências entre as esferas de governo.
(Fabrício Augusto de Oliveira e Gerado Biasoto Jr.)
Os autores estão referindo-se, no trecho acima, à questão de políticas públicas que corresponde
aos contingenciamentos orçamentários que reduzem as verbas dos Ministérios para a execução de políticas públicas.
à descentralização das políticas sociais, com indefinição na distribuição de responsabilidades entre governo federal, estado e municípios.
à política tributária restritiva, que impede que tanto o governo federal quanto estados e municípios realizem políticas sociais efetivas.
à focalização das políticas públicas e sociais realizadas sem planejamento e restringidas pelo sistema tributário.
à escassez de fontes de financiamento para a execução de políticas públicas em âmbito nacional.
A educação dos cidadãos não é primariamente uma questão de créditos e de livros para escolas. É tornar-se consciente de que a polis é também você e que seu destino depende também de sua opinião, comportamento e decisões.
(Cornelius Castoriadis. A polis grega e a criação da democracia)
O trecho acima sintetiza uma idéia fundamental para a formulação de políticas públicas. Trata-se da idéia relativa
aos direitos humanos.
à educação universal.
à cidadania ativa.
à democracia representativa.
à diversidade cultural.
A democratização é um longo processo de compatibilização entre instituições políticas capazes de promover a liberdade e valores de uma esfera societária na qual predominem práticas de igualdade.
(Leonardo Avritzer. A moralidade da democracia)
No trecho acima, o autor se opõe ao tipo de concepção democrática que
considera a interação entre Estado e sociedade civil.
vincula democracia à criação de direitos universais.
associa sociedade democrática à sociedade regulada.
associa democratização apenas aos sistemas partidário e eleitoral.
considera tanto a democracia política quanto a social.
Por volta de 1973, uma voz isolada mas potente verbalizou em alto e bom som uma crítica contundente à política social e trabalhista do regime autoritário (...). Nascia aí o novo sindicalismo, o cerne de sua proposta foi a ruptura com a própria legislação trabalhista, opondo-se à política do governo e pregando a negociação coletiva entre sindicatos e empregadores.
(Maria Hermínia Tavares de Almeida. O sindicalismo brasileiro entre a conservação e a mudança)
As propostas defendidas pelo novo sindicalismo, nos anos 1980, que marcam seu afastamento do sindicalismo corporativista, praticado nos anos 1930, foram
a colaboração do Ministério do Trabalho nas relações entre empregadores e trabalhadores; a liberdade e a autonomia sindical.
a não intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; manutenção da contribuição sindical obrigatória; fim da estrutura sindical corporativista.
a colaboração do Ministério do Trabalho nas relações entre empregadores e trabalhadores; unicidade sindical; expansão do imposto sindical.
a não intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; direito irrestrito de greve; fim da estrutura sindical corporativista.
o aumento da representação sindical; direito irrestrito de greve; unicidade sindical.
Tornou-se recorrente o termo "precarização do trabalho", em referência a uma variedade de relações de trabalho e emprego que se tornaram expressivas no Brasil, desde a década de 1990, como conseqüência da liberalização financeira, da abertura comercial e da reestruturação produtiva. São formas de precarização: o trabalho
no mercado, terceirizado e informal.
doméstico, em cooperativas e assalariado.
sem carteira assinada, terceirizado e informal.
sem carteira assinada, informal e no mercado.
autônomo, assalariado e regulamentado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...