Questões sobre Questões sociológicas

Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Roberto Da Matta, a pergunta deve ser evitada no Brasil. Isso pode ser explicado porque, segundo o autor, a pergunta

  • A.

    está ligada a um processamento jurídico denominado inquérito, sempre acionado quando há suspeita de pecado ou de crime.

  • B.

    denota um interesse, podendo ser considerado negativo, dependendo de quem seja o interlocutor.

  • C.

    está vinculada ao procedimento jurídico denominado inquérito, sempre acusatorial.

  • D.

    supõe a possibilidade de questionamento a respeito da justiça social no Brasil, o que não condiz com os princípios hierárquicos que caracterizam a sociedade brasileira.

  • E.

    expõe os hipossufientes a uma situação socialmente vexatória ampliando a desigualdade social existente na sociedade brasileira.

Os programas empreendidos pelas reformas protestantes, segundo Weber, levaram a mudanças profundas nas sociedades ocidentais, o que permitiu, segundo ela, a ascensão e a consolidação do que chamou de espírito do Capitalismo que se deu

  • A.

    em decorrência da alteração da superestrutura da sociedade fundamental, permitindo a substituição dos modos de produção.

  • B.

    em virtude da veiculação e da concepção do trabalho e do lucro como mecanismos de ligação com Deus e salvação da alma.

  • C.

    por conta das fortes vinculações entre a burguesia ascendente e o clero estabelecido, possibilitando a consolidação do Capitalismo.

  • D.

    por motivações filosóficas que levaram à substituição de uma lógica deísta por uma racionalidade científica e econômica.

  • E.

    por evolução natural do sistema produtivo, em função das mudanças de base técnicas e tecnológicas.

Segundo Roberto Kant de Lima, os conflitos sociais se distinguem em virtude das características culturais que informam as práticas e representações dos agentes sociais. A forma como se concebem os conflitos nas sociedades dos Estados Unidos da América e do Brasil, de acordo com o autor, é que

  • A.

    nos Estados Unidos, os conflitos estão representados como resultado da homogeneidade social, enquanto no Brasil os conflitos são representados como resultado da heterogeneidade social.

  • B.

    a representação dos conflitos nos Estados Unidos está associada à intolerância com as diferenças raciais. No Brasil, a representação dos conflitos está associada à cordialidade do povo brasileiro.

  • C.

    nos Estados Unidos os conflitos são marcados pelo seu caráter implícito enquanto, no Brasil, os conflitos são marcados pelo caráter explícito.

  • D.

    a representação dos conflitos nos Estados Unidos da América está associada ao embate produzido por pontos de vista diferentes de indivíduos iguais que se opõem. No Brasil, a representação dos conflitos está associada a uma diferença formal entre pessoas diferentes que se complementam.

  • E.

    a representação dos conflitos nos Estados Unidos da América está associada à negação da diferença. No Brasil, a representação dos conflitos está associada à aceitação da diferença.

Tomando como referência a década de 30, do século XX, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos faz uma análise acerca da política social brasileira após 1964. A revolução de 1930, segundo ele, inaugurou um período de transformações econômicas e sociais com as diversas reformas empreendidas pelo Governo Vargas. No âmbito das reformas jurídicas, há um gradual processo de expansão da cidadania que o autor classifica como

  • A.

    cidadania relacional.

  • B.

    cidadania regulatória.

  • C.

    estadania.

  • D.

    cidadania de ocupação.

  • E.

    cidadania regulada.

O sociólogo Loïc Wacquant chama a atenção em “As prisões da miséria” para a circunstância que há uma tendência ao “escurecimento” da população detida nos EUA, o que faz com que o público chamado “afro-americano” seja majoritário nas prisões estaduais norte-americanas, muito embora esse constitua apenas 12% da população daquele país. Essa desproporção, segundo o pesquisador francês, pode ser explicada em função

  • A.

    do congelamento de iniciativas no âmbito dos programas de “affirmative action”.

  • B.

    de expressar o fato de que a maioria dos consumidores de drogas eram afro-americanos.

  • C.

    da natureza dos conflitos de natureza étnico-racial, predominantes no espaço público norte-americano.

  • D.

    do caráter discriminatório das práticas policiais e judiciais nas décadas de 80 e 90 do século XX.

  • E.

    do baixo poder aquisitivo de segmentos expressivos da população afro-americana, que lhe impede acessar recursos mais sofisticados nos processos de defesa frente ao poder judiciário.

“A prática do antigo método comparado, que privilegia as semelhanças, tem levado o campo jurídico a graves distorções de entendimento e torna possível, por exemplo, identificar falsas semelhanças entre o 'trial by jury' do Direito dos Estados Unidos da América e a instituição do Tribunal do Júri do Direito brasileiro; ou entre o 'status civitatis' da Grécia antiga e a cidadania do século XXI; ou, ainda, entre o instituto da 'discretion' da Polícia e dos 'District Attorneys' (promotoria dos Estados Unidos) e a discricionaridade administrativa do nosso serviço público” (AMORIM, Maria Stella de, Kant de Lima, Roberto e Teixeira Mendes, Regina. Ensaios sobre a igualdade jurídica. RJ, Lumen Juris, 2005: pg. XIII). Em contraposição à prática do antigo método comparativo, tradicionalmente empregado pelo campo do Direito, no Brasil, os autores propõem que o estudo comparativo do Direito, contemporaneamente, privilegie

  • A.

    a comparação entre distintas realidades sociais, buscando valorizar positiva ou negativamente as evidências empíricas encontradas.

  • B.

    o contraste das diversas sociedades com o propósito de apontar as continuidades entre as instituições jurídicas.

  • C.

    o contraste das diferentes realidades jurídicas, de modo a contextualizá-las, buscando equivalências e diferenças entre as categorias, de modo a compreender os significados das lógicas do sistema jurídico.

  • D.

    a comparação entre as diferentes realidades sociais para a constituição de uma escala evolutiva das instituições jurídicas.

  • E.

    o contraste entre dois ou mais sistemas sociais para encontrar as regras e categorias de modo a estabelecer a continuidade histórica entre as instituições jurídicas.

A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, acarretou mudanças significativas na composição legislativa dos direitos de cidadania. Em particular, propiciou a emergência de novos sujeitos de direitos, como os denominados remanescentes de quilombos. De acordo com a antropóloga Eliane Cantarino O’Dwyer, os remanescentes de quilombos podem ser contemporaneamente caracterizados como

  • A.

    toda habitação de negros fugidos que tenham mantido relação histórica com a escravidão.

  • B.

    comunidades negras que tenham resistido à escravidão.

  • C.

    grupos étnicos que existem ou persistem ao longo da História como um tipo organizacional.

  • D.

    comunidades remanescente do quilombo dos Palmares.

  • E.

    grupos raciais diferenciados que mantenham laços com a cultura africana.

A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

O conjunto dos postulados básicos da teoria do capital humano teve profunda influência nos (des)caminhos da concepção, das políticas e das práticas educativas no Brasil, sobretudo, na fase mais dura do golpe militar de 1964, durante os anos de 1968 a 1975.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

Da perspectiva do neoliberalismo, a educação e a formação humana terão, como sujeito definidor, as necessidades e as demandas do processo de acumulação de capital, sob as diferentes formas históricas de sociabilidade que esse processo assume.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.

Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.

Do ponto de vista da classe trabalhadora, é necessário subordinar a função social da educação aos interesses da economia, para responder às demandas do capital.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...