Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Para Roberto Da Matta, a pergunta deve ser evitada no Brasil. Isso pode ser explicado porque, segundo o autor, a pergunta
está ligada a um processamento jurídico denominado inquérito, sempre acionado quando há suspeita de pecado ou de crime.
denota um interesse, podendo ser considerado negativo, dependendo de quem seja o interlocutor.
está vinculada ao procedimento jurídico denominado inquérito, sempre acusatorial.
supõe a possibilidade de questionamento a respeito da justiça social no Brasil, o que não condiz com os princípios hierárquicos que caracterizam a sociedade brasileira.
expõe os hipossufientes a uma situação socialmente vexatória ampliando a desigualdade social existente na sociedade brasileira.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Os programas empreendidos pelas reformas protestantes, segundo Weber, levaram a mudanças profundas nas sociedades ocidentais, o que permitiu, segundo ela, a ascensão e a consolidação do que chamou de espírito do Capitalismo que se deu
em decorrência da alteração da superestrutura da sociedade fundamental, permitindo a substituição dos modos de produção.
em virtude da veiculação e da concepção do trabalho e do lucro como mecanismos de ligação com Deus e salvação da alma.
por conta das fortes vinculações entre a burguesia ascendente e o clero estabelecido, possibilitando a consolidação do Capitalismo.
por motivações filosóficas que levaram à substituição de uma lógica deísta por uma racionalidade científica e econômica.
por evolução natural do sistema produtivo, em função das mudanças de base técnicas e tecnológicas.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Segundo Roberto Kant de Lima, os conflitos sociais se distinguem em virtude das características culturais que informam as práticas e representações dos agentes sociais. A forma como se concebem os conflitos nas sociedades dos Estados Unidos da América e do Brasil, de acordo com o autor, é que
nos Estados Unidos, os conflitos estão representados como resultado da homogeneidade social, enquanto no Brasil os conflitos são representados como resultado da heterogeneidade social.
a representação dos conflitos nos Estados Unidos está associada à intolerância com as diferenças raciais. No Brasil, a representação dos conflitos está associada à cordialidade do povo brasileiro.
nos Estados Unidos os conflitos são marcados pelo seu caráter implícito enquanto, no Brasil, os conflitos são marcados pelo caráter explícito.
a representação dos conflitos nos Estados Unidos da América está associada ao embate produzido por pontos de vista diferentes de indivíduos iguais que se opõem. No Brasil, a representação dos conflitos está associada a uma diferença formal entre pessoas diferentes que se complementam.
a representação dos conflitos nos Estados Unidos da América está associada à negação da diferença. No Brasil, a representação dos conflitos está associada à aceitação da diferença.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Tomando como referência a década de 30, do século XX, o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos faz uma análise acerca da política social brasileira após 1964. A revolução de 1930, segundo ele, inaugurou um período de transformações econômicas e sociais com as diversas reformas empreendidas pelo Governo Vargas. No âmbito das reformas jurídicas, há um gradual processo de expansão da cidadania que o autor classifica como
cidadania relacional.
cidadania regulatória.
estadania.
cidadania de ocupação.
cidadania regulada.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O sociólogo Loïc Wacquant chama a atenção em As prisões da miséria para a circunstância que há uma tendência ao escurecimento da população detida nos EUA, o que faz com que o público chamado afro-americano seja majoritário nas prisões estaduais norte-americanas, muito embora esse constitua apenas 12% da população daquele país. Essa desproporção, segundo o pesquisador francês, pode ser explicada em função
do congelamento de iniciativas no âmbito dos programas de affirmative action.
de expressar o fato de que a maioria dos consumidores de drogas eram afro-americanos.
da natureza dos conflitos de natureza étnico-racial, predominantes no espaço público norte-americano.
do caráter discriminatório das práticas policiais e judiciais nas décadas de 80 e 90 do século XX.
do baixo poder aquisitivo de segmentos expressivos da população afro-americana, que lhe impede acessar recursos mais sofisticados nos processos de defesa frente ao poder judiciário.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A prática do antigo método comparado, que privilegia as semelhanças, tem levado o campo jurídico a graves distorções de entendimento e torna possível, por exemplo, identificar falsas semelhanças entre o 'trial by jury' do Direito dos Estados Unidos da América e a instituição do Tribunal do Júri do Direito brasileiro; ou entre o 'status civitatis' da Grécia antiga e a cidadania do século XXI; ou, ainda, entre o instituto da 'discretion' da Polícia e dos 'District Attorneys' (promotoria dos Estados Unidos) e a discricionaridade administrativa do nosso serviço público (AMORIM, Maria Stella de, Kant de Lima, Roberto e Teixeira Mendes, Regina. Ensaios sobre a igualdade jurídica. RJ, Lumen Juris, 2005: pg. XIII). Em contraposição à prática do antigo método comparativo, tradicionalmente empregado pelo campo do Direito, no Brasil, os autores propõem que o estudo comparativo do Direito, contemporaneamente, privilegie
a comparação entre distintas realidades sociais, buscando valorizar positiva ou negativamente as evidências empíricas encontradas.
o contraste das diversas sociedades com o propósito de apontar as continuidades entre as instituições jurídicas.
o contraste das diferentes realidades jurídicas, de modo a contextualizá-las, buscando equivalências e diferenças entre as categorias, de modo a compreender os significados das lógicas do sistema jurídico.
a comparação entre as diferentes realidades sociais para a constituição de uma escala evolutiva das instituições jurídicas.
o contraste entre dois ou mais sistemas sociais para encontrar as regras e categorias de modo a estabelecer a continuidade histórica entre as instituições jurídicas.
Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, acarretou mudanças significativas na composição legislativa dos direitos de cidadania. Em particular, propiciou a emergência de novos sujeitos de direitos, como os denominados remanescentes de quilombos. De acordo com a antropóloga Eliane Cantarino ODwyer, os remanescentes de quilombos podem ser contemporaneamente caracterizados como
toda habitação de negros fugidos que tenham mantido relação histórica com a escravidão.
comunidades negras que tenham resistido à escravidão.
grupos étnicos que existem ou persistem ao longo da História como um tipo organizacional.
comunidades remanescente do quilombo dos Palmares.
grupos raciais diferenciados que mantenham laços com a cultura africana.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
O conjunto dos postulados básicos da teoria do capital humano teve profunda influência nos (des)caminhos da concepção, das políticas e das práticas educativas no Brasil, sobretudo, na fase mais dura do golpe militar de 1964, durante os anos de 1968 a 1975.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
Da perspectiva do neoliberalismo, a educação e a formação humana terão, como sujeito definidor, as necessidades e as demandas do processo de acumulação de capital, sob as diferentes formas históricas de sociabilidade que esse processo assume.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
Do ponto de vista da classe trabalhadora, é necessário subordinar a função social da educação aos interesses da economia, para responder às demandas do capital.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...