Lista completa de Questões sobre Questões sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO se aplica ao texto:
a precariedade toca todas as categorias sociais.
a precariedade tende a ser cada vez mais durável.
parte considerável da população é excluída do mercado de trabalho.
as desigualdades sociais colocam em questão as conquistas sociais e reforçam o individualismo.
o desemprego em massa não é o único responsável pela situação descrita.
NÃO se aplica ao depoimento:
Os integrantes da família são dotados de senso prático, que corresponde à antecipação do futuro (no estado atual).
As estratégias educativas dos pais direcionam-se para oferecer condições a que os filhos adquiram o capital escolar que é intransferível.
Os pais reconhecem a importância do capital escolar e que sua aquisição poderá acarretar melhoria nas condições de trabalho, na possibilidade de mobilidade social.
O capital escolar é o mais importante a ser adquirido pelos jovens.
O depoimento é ambígüo, expressa, ao mesmo tempo, sentimentos de rejeição e de distanciamento em relação à escolarização, e reconhece a desvalorização e inferiorização social.
Na defesa de políticas de cotas (para negros nas universidades e mulheres nos partidos políticos) há duas correntes em disputa: o multiculturalismo e o liberalismo. Refere-se ao liberalismo:
ações afirmativas são expressão da política da diferença, pois redimem a discriminação e a negação do acesso aos direitos.
a política de cotas defende a participação fundada na construção da identidade coletiva.
por meio da política de cotas se reconhece que os direitos fundados em regras constitucionais mistificam as desigualdades reais.
as cotas corroboram para o princípio de que o igual acesso não é tudo, se não há políticas públicas efetivas para a universalização de direitos.
as cotas não resolvem porque o essencial é democratizar o acesso às oportunidades.
Considere as afirmativas referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio, formalizada em disciplinas escolares, entre elas a sociologia.
I. Os PCNs se apresentam como um conjunto de textos e indicações que podem ser desenvolvidos em atividades, projetos, programas de estudo ou no corpo de disciplinas já existentes.
II. Os conhecimentos de sociologia, formalizados em disciplina escolar, englobam conhecimentos de Antropologia, Política, Direito e Economia considerados fundamentais para o ensino médio.
III. Os conhecimentos de sociologia são indispensáveis à formação básica do cidadão, seja no que diz respeito aos principais conceitos e métodos com que operam, seja no que diz respeito a situações concretas do cotidiano social ou no reconhecimento dos direitos expressos em disposições legais.
IV. Os conhecimentos de sociologia, apresentados nos PCNs, reinterpretam os princípios propostos pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Unesco, amparados no aprender a conhecer, no aprender a fazer, no aprender a conviver e no aprender a ser.
É correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
A partir da temática abordada no texto, assinale a opção correta
Apenas uma minoria da população pobre dos centros urbanos é composta de migrantes, pois esses centros são pouco atrativos, especialmente pelo baixo nível de aproveitamento de mão-de-obra pela indústria.
A migração é um processo natural, e o decréscimo da utilização de mão-de-obra no campo encontra sua contrapartida no real aproveitamento dessa mão-de-obra na produção industrial.
A percepção de incompetência, pela população desempregada, dos sistemas econômico e político é compensada com a assistência e vigilância continuada das instituições sociais que essa população recebe nos grandes centros urbanos.
Segundo o conceito de suspeita sistemática, é contra a população pobre e estigmatizada que são conduzidas a prática policial, a investigação criminal e suas formas de punição.
Considerando os gráficos representados nas figuras acima, julgue os itens seguintes, acerca da estratificação e da desigualdade social no Brasil.
A agroindústria brasileira tem proporcionado uma mobilidade social ascendente ou vertical, pois possibilita que alguns indivíduos ou grupos se movam para cima no sistema de estratificação.
Considerando os gráficos representados nas figuras acima, julgue os itens seguintes, acerca da estratificação e da desigualdade social no Brasil.
São características da modernização conservadora no Brasil a intensificação na concentração de renda, a expulsão da população dos centros urbanos para o meio rural, a ampliação do subemprego e do desemprego, a retração da capacidade produtiva voltada para o mercado interno e a redução do custo de vida.
Considerando os gráficos representados nas figuras acima, julgue os itens seguintes, acerca da estratificação e da desigualdade social no Brasil.
O acirramento das desigualdades sociais é parte do processo denominado modernização conservadora.
Considerando os gráficos representados nas figuras acima, julgue os itens seguintes, acerca da estratificação e da desigualdade social no Brasil.
A população mais pobre era proporcionalmente maior em 2000 que em 1960.
Considerando os gráficos representados nas figuras acima, julgue os itens seguintes, acerca da estratificação e da desigualdade social no Brasil.
De acordo com os gráficos, entre 1960 e 2000, o nível de desigualdade social no Brasil permaneceu estável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...