Questões sobre Teorias sociológicas

Lista completa de Questões sobre Teorias sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à investigação sociológica proposta por Durkheim, os quatro passos seguintes são fundamentais:

I. Escolher as propriedades características dos fatos sociais.

II. Delimitar o grupo de fenômenos a serem estudados.

III. Comprovar que um fenômeno é a causa do outro.

IV. Investigar as causas e as funções.

A sequência lógica correta desses passos é:

  • A. IV, I, III e II.
  • B. II, I, IV e III.
  • C. IV, III, I e II.
  • D. III, IV, I e II.
  • E. II, III, IV e I.

O funcionalismo de Talcott Parsons (1902-1979) perdeu relativamente importância na sociologia norte-americana, sobretudo, a partir de críticas a um importante princípio teórico por ele utilizado. Sobre tal princípio, é correto afirmar:

  • A. Busca na história a explicação das configurações dos sistemas sociais.
  • B. À sociologia não cabe procurar na realidade empírica leis de validade universal.
  • C. Os sistemas sociais se estabilizam apenas quando não preenchem as exigências do “esquema AGIL”.
  • D. Enfatiza as normas sociais para pensar a integração da sociedade.
  • E. Os indivíduos são os agentes das mudanças sociais.

Em relação à fenomenologia social de Alfred Schütz (1899-1959), é correto afirmar:

  • A. Não cabe ao sociólogo compreender o significado das ações sociais, como no modelo weberiano, mas buscar as causas eficientes dos fenômenos sociais investigados.
  • B. O conhecimento sociológico deve partir do conteúdo das experiências intersubjetivas elaboradas cotidianamente pelos atores no mundo da vida.
  • C. As construções sociológicas são consideradas procedimentos de “segundo grau” porque devem distinguir os efeitos da ideologia dominante.
  • D. O conhecimento sociológico deve afastar as prenoções do senso comum em suas explicações objetivas.
  • E. O sociólogo, diferentemente da perspectiva interacionista norte-americana, deve considerar os efeitos do pertencimento a determinada classe social em suas análises e não apenas as interações face-a-face.

A teoria antropológica de Claude Lévi-Strauss (1908-2009) envolve as seguintes categorias:

  • A. Interpretação, descrição densa, símbolos, sentido e teias de significado.
  • B. Diversidade, relativismo, indução e história.
  • C. Progresso, linearidade, estágios, leis gerais e monogenismo.
  • D. Invariantes, sistema, inconsciente, linguagem e sincronia.
  • E. Fato social total, potlatch, trocas simbólicas e representações.

Considere o quadro comparativo abaixo sobre duas das principais correntes teóricas da sociologia do desenvolvimento no Brasil e na América Latina.

Todas as associações estão corretas APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I e II.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. I e IV.

O conceito de Émile Durkheim (1858-1917) que corresponde ao enunciado acima é:

  • A. Regras sociais.
  • B. Patologias sociais.
  • C. Fatos sociais.
  • D. Tipos sociais.
  • E. Estruturas sociais.

Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma concepção particular da metodologia das ciências sociais a partir da crítica às orientações objetivistas do conhecimento. Considere as seguintes proposições acerca da metodologia weberiana:

I. A busca por enunciados gerais de validade universal é típica das ciências modernas, cabendo aos cientistas sociais, portanto, a preparação de instrumentos de pesquisa que recolham os dados da realidade social e explique, por dedução, seus nexos causais.

II. O cientista social deve abdicar-se de qualquer juízo de valor na relação com o objeto de pesquisa, o que não significa a ausência de adesão a determinados valores no processo de conhecimento científico.

III. A tarefa fundamental do cientista social é ordenar racionalmente o mundo empírico a partir da seleção criteriosa de fenômenos relevantes e dotados de historicidade, ou seja, de uma significação cultural particular.

IV. O tipo ideal é uma forma de exposição detalhada da realidade, que a descreve e sintetiza.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.

No início do século XX, a escola sociológica de Chicago constituiu-se por um diversificado e eclético conjunto de temas de pesquisa e orientações teóricas, com destaque para os estudos de ecologia humana. A respeito da abordagem ecológica do espaço urbano, desenvolvida na primeira fase da escola de Chicago, é INCORRETO afirmar:

  • A. Uma das principais assertivas dos estudos ecológicos sobre a cidade consiste em correlacionar a disposição espacial dos assentamentos urbanos à acomodação da organização social ao meio ambiente físico.
  • B. Seus principais formuladores foram Robert Ezra Park (1864-1944), Roderick Duncan McKenzie (1887-1940) e Ernest Watson Burgess (1886-1966).
  • C. As proposições desta perspectiva teórica incorporaram vários princípios evolucionistas de autores como Charles R. Darwin (1809-1882) e Herbert Spencer (1820-1903).
  • D. As pesquisas empíricas realizadas segundo as concepções teóricas e conceituais da ecologia humana explicitaram em detalhes os resultados benéficos do planejamento e das intervenções racionais para as condições de vida urbana.
  • E. O modelo das zonas concêntricas de Ernest Watson Burgess (1886-1966) buscava demonstrar a tendência de expansão radial da cidade a partir de seu centro, em íntima relação com os processos de diferenciação interna de cada um dos cinco setores por ele considerados.

Sobre a confissão religiosa e estratificação social, Weber (1967) pesquisa as influências religiosas de católicos e protestantes em relação à propriedade de capital. Após a Reforma, na Alemanha, católicos mostraram tendências para o artesanato, enquanto os protestantes dirigiram-se para as fábricas, inclinados para o racionalismo econômico. A busca de uma possível justificativa para o progresso material dos protestantes, Weber coloca como de inesgotável multiplicidade. No entanto, é possível admitir como influência inicial de ordem religiosa a:

  • A. moral
  • B. devoção
  • C. herança
  • D. ética
  • E. educação

Os conceitos religiosos fornecem ideias gerais em termos das quais pode ser dada uma forma significativa a uma parte da experiência. No exemplo dado por Geertz (1989), um Zande vê a queda de um celeiro sobre um parente como advinda de uma bruxaria. Esta situação concreta suscitada pela experiência é de ordem:

  • A. intelectual
  • B. moral
  • C. emocional
  • D. cultural
  • E. social
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...