Questões sobre Teorias sociológicas

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Um dos novos desafios da contemporaneidade é o modo de definir a democracia. Segundo Anthony Giddens, no atual contexto de globalização e reflexividade social, a democracia dialógica

  • A.

    define-se pela existência de ampla participação todos, representando o ideal utópico dos valores liberais.

  • B.

    atende aos procedimentos eleitorais normais e pressupõe a existência de múltiplas perguntas com uma única resposta.

  • C.

    consiste na deliberação pública acima de questões políticas.

  • D.

    centra-se no papel do Estado.

  • E.

    opõe-se à democracia deliberativa, similar à democracia liberal, que consiste em um conjunto de instituições representativas guiado por determinados valores.

Nos termos de Giddens, em uma sociedade pós-escassez,

  • A.

    os padrões de subsistência entre países afluentes e não afluentes são producentes, o que gera um modelo de desenvolvimento similar ao welfare state.

  • B.

    a relação entre oferta e demanda é equilibrada, de modo que os países afluentes e não afluentes mantêm o controle sobre a produção e o consumo.

  • C.

    a produção e o consumo são orientadores da vida social, o que possibilita riqueza e afluência para todos.

  • D.

    o crescimento populacional coaduna-se com o alto consumo, o que contribui para a existência de equilíbrio entre os que possuem muito e os que nada possuem.

  • E.

    o etos do produtivismo é amplamente questionado, o que exerce uma pressão para que novos valores se desenvolvam.

Os movimentos sociais estão, historicamente, na vanguarda das mudanças sociais, todavia, segundo Giddens, no contexto da política radical, os movimentos sociais

  • A.

    estão de acordo com uma versão socialista da dialética.

  • B.

    exercem um papel significativo ao expressarem dramaticamente aquilo que passaria despercebido.

  • C.

    são opostos aos grupos de autoajuda, que não são veículos de programas radicais.

  • D.

    têm o monopólio sobre o pensamento ou a ação radicais em um universo social pós-industrial.

  • E.

    fundamentam-se na máxima de que a história é construída, sobretudo, pelos despossuídos.

  • A.

    representa, primordialmente, mudanças superestruturais, uma vez que se constroem novos laços de reflexividade social.

  • B.

    é um processo que produz a homogeneidade do sistema mundial ao estabilizar tradições.

  • C.

    é um fenômeno social contraditório que, a despeito de ocorrer em escala planetária, atua na conservação da estrutura hierárquica piramidal da sociedade capitalista.

  • D.

    promove transformações em esferas locais e pessoais, e não apenas mudanças infraestruturais.

  • E.

    gera a manutenção da estratificação social, evidenciando processos complexos e construídos por meio de disfunções estruturais.

  • A.

    A população socialmente excluída e submetida às elites empresariais, aos bancos, aos investidores e aos credores transnacionais representa um dos resultados da aplicação do liberalismo clássico.

  • B.

    As elites empresariais, os bancos, os investidores e os credores transnacionais são os principais vetores da modernização seletiva e, por conseguinte, são os responsáveis pela exclusão social.

  • C.

    A segmentação desigual da sociedade em um contexto transnacional conforma-se em um modelo liberal clássico pautado na exclusão social.

  • D.

    A inclusão e a exclusão sociais podem ser compreendidas por meio das noções de integração e desintegração.

  • E.

    A proposta neoliberal engendra uma modernização seletiva, cujo significado é a exclusão social.

  • A.

    Os folcloristas apresentam visões historicamente delineadas que são testemunhos da memória do povo e fortalecem a continuidade do passado.

  • B.

    As táticas metodológicas dos folcloristas representam uma superação do resgate teórico da sobrevivência da cultura popular.

  • C.

    A compreensão dos folcloristas sobre a cultura popular, entendendo-a como restos de uma estrutura social que se apaga, corresponde à justificação lógica de suas análises descontextualizadas.

  • D.

    Ao relacionarem a especificidade da cultura popular ao passado rural, os folcloristas conseguem perceber a origem do sentido do resgate do povo.

  • E.

    As teses folcloristas, ao contrário do que supõem os críticos, remetem-se ao resgate da memória popular, possibilitando o conhecimento e o reconhecimento do sentido de cultura do povo.

É correto afirmar que o Estado,

  • A.

    para Marx, tem autonomia quanto à sua forma e se modifica conforme se ultrapassam as fronteiras de um país.

  • B.

    para Weber, deve permanecer acima dos interesses das classes sociais, de forma a subordiná-las a uma ordem moral.

  • C.

    nos Estados Unidos da América, segundo Marx, retém a influência do feudalismo e, portanto, imagina-se como um fim em si mesmo.

  • D.

    para Durkheim, se desenvolve em detrimento da liberdade do indivíduo, uma vez que a sua função é preservar a consciência coletiva.

  • E.

    para Weber, é uma empresa com caráter de instituição política que, em um país, exerce a dominação de forma legítima.

Com base na teoria de Marx, assinale a opção correta acerca da evolução histórica.

  • A.

    A sociedade feudal se caracterizou pela propriedade comunal dos meios de produção centralizada no Estado.

  • B.

    Na sociedade tribal, a divisão do trabalho é feita com base nos diferentes serviços que cada clã pode oferecer o outro.

  • C.

    O objetivo da organização da sociedade feudal era proteger a população das invasões dos povos bárbaros.

  • D.

    A propriedade privada nasceu no sistema feudal, com o trabalho do indivíduo que detinha um pequeno capital.

  • E.

    Os vários estágios da divisão do trabalho são equivalentes às diferentes formas de propriedade.

Assinale a opção correta acerca do processo de produção e da produção de mais-valia, conforme a teoria de Marx.

  • A.

    Como valor de troca, uma mercadoria torna-se meio de produção de outra.

  • B.

    O processo de trabalho é a atividade dirigida com a finalidade de produzir valores de troca.

  • C.

    O valor de troca de uma mercadoria é o resultado do trabalho efetivamente gasto para produzi-la.

  • D.

    A força de trabalho não é uma mercadoria, é a capacidade de produzir mercadorias.

  • E.

    A mais-valia se origina do excedente quantitativo de trabalho em relação ao seu custo de reprodução.

Segundo a teoria de Marx acerca da mercadoria, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma relação social estabelecida entre os homens assume a forma de uma relação entre as coisas.

  • B.

    A relação entre a oferta e a procura determina o valor de troca de uma mercadoria.

  • C.

    O desejo por uma mercadoria resulta da sua vinculação simbólica a um grupo privilegiado.

  • D.

    A expectativa social determina o valor de uso de determinado bem.

  • E.

    O valor de uso se transforma em valor de troca.

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