Questões sobre Teorias sociológicas

Lista completa de Questões sobre Teorias sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à sociologia e ao desenvolvimento econômico e social, julgue os itens de 97 a 100.

A partir da teoria do valor, a produção do espaço social citadino, referente aos usos do solo da paisagem urbana, apresenta-se, em cada momento histórico determinado, como espaços de valor de uso e espaços de valor de troca.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à sociologia e ao desenvolvimento econômico e social, julgue os itens de 97 a 100.

De acordo com o pensamento durkeiniano, o indivíduo se sobressai à sociedade, assim uma possível ligação entre esse pensamento e a geografia crítica se dá a partir do ponto em que o espaço que interessa à geografia é o espaço humano ou social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

O isolacionismo promovido por Franklin Roosevelt foi contestado, na lógica geopolítica da doutrina Truman, pela estratégia de contenção do poder soviético.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Na conferência de Yalta, houve a anexação dos Estados Bálticos e do Leste Europeu à União Soviética, o que praticamente restaurou a extensão do antigo império russo; na conferência de Potsdam houve a divisão da Alemanha em quatro zonas: três ocidentais capitalistas e uma zona oriental socialista.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunidade, de acordo com a teoria clássica,

  • A.

    constitui-se de símbolo do definhamento do contrato social, podendo representar a redescoberta da boa sociedade.

  • B.

    fundamenta-se no homem visto como uma unidade, não se reconhecendo o papel por ele desempenhado na ordem social.

  • C.

    é a união baseada na conveniência ou em elementos da racionalidade, geralmente ligados à tradição local.

  • D.

    corresponde às formas de relacionamento caracterizadas por um grau elevado de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral, coerção social e continuidade no tempo.

  • E.

    consiste em elemento denotativo da legitimidade local, não podendo ser definida em termos globais.

De acordo com a teoria clássica, os movimentos sociais

  • A.

    têm um poder limitado e frágil em face ao sistema institucional, devendo, por isso, demarcar seu campo de atuação pela ação organizacional.

  • B.

    são condutas sociais pelas quais os atores participam de um jogo de interesses institucionais.

  • C.

    são representados por uma ação conflitante de agentes de classes sociais lutando pelo controle do sistema de ação histórica.

  • D.

    são expressão da sociedade tomada como ela é, isto é, expressão da realidade social.

  • E.

    são apaziguadores dos conflitos sociais, devendo, portanto, buscar a defesa do poder estabelecido.

Assinale a opção correta a respeito da teoria da sociedade de massas.

  • A.

    A principal característica da democracia das massas é a redução da distância entre os membros e os líderes.

  • B.

    A sociedade de massas pressupõe o associativismo voluntário e opera no nível das instituições políticas.

  • C.

    Em termos de escala, a transformação do público em massa foi sustentada pela transformação do povo em elite.

  • D.

    A democracia das massas refere-se à luta de poderosos grupos de interesses que se interpõem entre as decisões tomadas pelo Estado, a economia, o exército e a vontade do cidadão individual como membro do público.

  • E.

    A sociedade de massas constitui-se a partir de decisões tomadas por um grupo social que tem amplo respaldo social.

Segundo Eduardo Viveiros Castro, as interpretações socioantropológicas da contemporaneidade reafirmam que há uma crise que se impõe aos modelos explicativos da sociologia e da antropologia em face da globalização. Essa crise fundamenta-se em fatores

  • A.

    lógico-formais, visto que se afirma a instrumentalidade passiva aos objetos e a agência coercitiva aos valores.

  • B.

    econômicos e sociais, posto que se supera a dimensão intersubjetiva e se reconhece a importância dos fluxos econômicos como motores da vida social.

  • C.

    socioculturais, dado que se redimensiona o caráter funcional e se retoma a concepção não voluntarista.

  • D.

    históricos e culturais, uma vez que se reconhece a agência social e se rompe com as concepções estruturais de sociedade.

  • E.

    sociais e religiosos, já que se fortalece a convicção sobre a transcendência subjetiva ao mundo natural.

De acordo com a perspectiva de Lévi-Strauss, as mutações religiosas originam-se do(a)

  • A.

    esfacelamento de novos dogmas sagrados que colaboram para a manutenção do todo social.

  • B.

    desregramento social e das mudanças de natureza religiosa.

  • C.

    desequilíbrio sistêmico imposto pelas contradições advindas das novas condições de vida e do pensamento.

  • D.

    aplicação das leis de transformação do estruturalismo, as quais se fundamentam no respeito às coibições e determinações do sagrado.

  • E.

    dissimulação das descontinuidades do modelo religioso vigente.

Em O negro no mundo dos brancos , Florestan Fernandes defende que uma das maneiras de se compreender a democracia racial no Brasil é por meio do entendimento do solapamento e da neutralização dos movimentos sociais voltados para a democratização das relações raciais e para o fortalecimento das técnicas de acefalia dos estratos raciais heteronômicos ou dependentes. Considerando-se essa concepção e as ideias do referido autor, é correto afirmar que a democracia racial no Brasil é

  • A.

    incoerente, já que os princípios que a orientam se assentam na divisão de classes sociais, e não de raças.

  • B.

    inconsistente, dado que os indivíduos em condição de exceção ajudam a confirmar a regra e elaboram os interesses da coletividade negra.

  • C.

    falsa, uma vez que negros e mulatos são socializados para tolerar, aceitar e endossar as formas existentes de desigualdade racial.

  • D.

    disforme, pois, conforme o contexto regional, há maior ou menor grau de democracia e aceitação do negro na sociedade dos brancos.

  • E.

    inexistente, visto que há a invisibilidade social do branco e o destaque dos papéis sociais das minorias, notadamente, dos negros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...