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Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Claude Dubar, ao dialogar com Kardiner, entende que uma das concepções de instituição aplicada ao processo de ensino aprendizagem do recém-nascido e da criança é aquela que tem
disciplinas, que fornecem um conjunto de atitudes e posturas diante da relação criança adulto.
posturas básicas, que fornecem um conjunto de variáveis para a criança crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.
disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança, ou seja, respostas extremamente variáveis conforme a cultura.
disciplinas pueris, que fornecem o modelo de gestão da saúde física e mental da criança, para que ela possa crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.
disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança e do adulto a partir das necessidades e desejos informados pela realidade cotidiana.
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Claude Dubar, ao dialogar teoricamente com Durkheim, compreende também que Piaget endossa a definição durkheimiana da educação como a socialização
metódica da jovem geração, com a condição de que essa socialização não é própria da geração precedente, mas dos próprios indivíduos.
primária das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas, pois é somente o passado que educa o futuro.
escolar e religiosa das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas.
primária, escolar e laboral da jovem geração, com a condição de que essa socialização atinja os indivíduos desde a infância até a fase adulta.
escolar, laboral e religiosa das gerações futuras, a partir de relações intergeracionais e demarcadas cognitivamente pelas tradições mais antigas.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Roque de Barros Laraia, utilizando-se da base antropológica de Claude Lévi-Strauss, conceitualiza cultura como
um sistema cultural que busca uma tessitura de significados para as suas ações sociais, de modo a interpretar os complexos culturais como texto.
um sistema simbólico, que é uma criação acumulativa da mente humana. O seu trabalho tem sido o de descobrir na estruturação dos domínios culturais mito, arte, parentesco e linguagem os princípios da mente que geram essas elaborações culturais.
um sistema que se opera na lógica da criação de complexos culturais que estão vinculados com o cotidiano material dos grupos.
um sistema que é criado e se cria a partir das articulações dos diversos grupos sociais.
um sistema que gera artefatos simbólicos nas relações práticas do dia a dia.
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Segundo Roque de Barros Laraia, Leslie White considerava que a passagem do estado animal para humano ocorreu
com a participação efetiva dos humanos na vida sedentária.
quando os homens começaram a comer carne.
quando os homens começaram a andar ereto.
quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos.
quando os homens deixaram as árvores.
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Roberto Da Matta afirma que a nossa teorização sobre o racismo brasileiro deu-se com base no estudo do mestiço e do mulato. Foi com tal preocupação que o nosso racismo foi pensado de maneira pioneira por intelectuais do porte de
Florestan Fernandes e Octávio Ianni, pensadores fundamentais para se entender a Escola de Sociologia Paulista.
Oliveira Vianna e Oracy Nogueira, ideólogos importantes para se entender o processo de branqueamento da sociedade brasileira.
Clóvis Moura e Alberto Guerreiro Ramos, pensadores fundamentais para o entendimento da patologia social do brasileiro.
Manuel Bonfim e Arthur Ramos, ideólogos importantes para o entendimento de que, via educação de base, melhora-se o nosso estoque racial.
Sílvio Romero e Nina Rodrigues, doutrinadores fundamentais e paradigmáticos do nosso mundo intelectual.
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Roberto Da Matta considera importante pensar que a fábula das três raças e o racismo à brasileira é parte de um mesmo conjunto
doutrinário, que permitiu se ajustar a interesses nacionais e internacionais, bem como estabelecer critérios racionais para definir o projeto nacional formulado a partir da ordem e do progresso social que não se funda nas diferenças raciais.
hegemônico, que permitiu conciliar uma série de questões colocadas em função de ideias fundadoras, sobretudo as vinculadas aos interesses das diferentes classes sociais presentes no país antes e depois da Abolição da Escravatura.
hegemônico, que permitiu conciliar uma série de questões colocadas em função de ideias fundadoras, sobretudo as vinculadas aos interesses das diferentes classes sociais presentes no país antes da Abolição da Escravatura.
ideológico, que permitiu conciliar uma série de impulsos contraditórios de nossa sociedade, sem que se criasse um plano para sua transformação profunda, sobretudo porque a elite brasileira pós-independência necessitava justificar, racionalizar e legitimar as diferenças internas no país, bem como as hierarquias sociais.
ideológico, que permitiu conciliar uma série de impulsos presentes em nossa sociedade, sem que houvesse transformações objetivas e profundas, sobretudo porque a elite portuguesa desde a chegada da família real necessitava justificar, racionalizar e legitimar as diferenças internas no país, bem como as hierarquias sociais entre reinóis e nacionais.
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Roberto Da Matta considera que sem uma tradição
um grupo social pode viver desordenadamente, mas sem noção da cultura que produzem, mesmo que formem o seu estilo de vida e se situem diante de uma lógica de inclusões e exclusões.
um grupo social pode viver ordenadamente, porém nem sempre tem consciência de si e do outro e do seu estilo de vida, e o fato de não ter consciência não lhe permite se socializar diante de uma lógica de inclusões necessárias e exclusões fundamentais.
uma coletividade pode viver ordenadamente, mas não tem consciência do seu estilo de vida. E ter consciência é poder ser socializado, isto é, é se situar diante de uma lógica de inclusões necessárias e exclusões fundamentais.
uma coletividade vive desordenadamente, mas tem consciência do seu estilo de vida. Ela tem ciência de que necessita ser sociável, mas somente a partir das inclusões necessárias que realiza.
uma coletividade vive ordenadamente, mas não tem consciência do seu estilo de vida. E ter consciência é poder ser socializado, ou seja, é se situar diante de uma lógica de inclusões necessárias.
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Segundo Cuche, Bourdieu trata a cultura no sentido antropológico, mas recorre para tal a outro conceito que é o de
ethos, ou seja, sistemas de disposições duráveis e instransponíveis, infraestruturas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
habitus, ou seja, sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
trocas simbólicas, ou seja, sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas dispostas a operar como mercadorias materiais e simbólicas no universo semântico do signo.
habitus, ou seja, sistemas de disposições permeáveis e efêmeros, estruturas estruturadas dispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios operadores de lógicas de mercado e de trocas simbólicas.
ethos, ou seja, sistemas de disposições efêmeros, porque são intercambiáveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações de significados materiais e simbólicos.
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Cuche, informa-nos que devemos a Franz Boas a concepção antropológica do relativismo cultural. Para Cuche, o relativismo cultural de Boas é
uma abordagem funcionalista e semiótica da cultura.
uma metodologia da história cultural dos povos sem história.
uma ciência positiva em busca de significados culturais.
um princípio metodológico e uma concepção relativista da cultura.
uma teoria sociológica da cultura fundada a partir de princípios evolucionistas.
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Segundo Cuche, a primeira definição etnológica de cultura deve-se ao antropólogo Edward Tylor. Nela ele retoma também o conceito de civilização, de modo a conceber cultura e civilização como um conjunto complexo que
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e os outros instintos.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.
exclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inintelígíveis do ser humano.
exclui os conhecimentos adquiridos historicamente, mas sobretudo as artes, as crenças, a moral, o direito, os costumes e os hábitos adquiridos pelos homens em situação de selvageria e barbárie.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inatas ou hábitos adquiridos instintivamente pelo homem enquanto conquista dos períodos étnicos.
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