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Karl Marx realizou uma análise crítica sobre a sociedade industrial, e uma de suas críticas diz respeito:
à falta de habilidade dos meios de produção na geração de novos empregos.
a meios de produção que criou uma falsa ideia de liberdade, pois o indivíduo tornara-se, como trabalhador, escravo dos meios de produção, através da exploração da mão de obra, criando o conceito de mais-valia para explicar essa relação.
à exploração da mão de obra do trabalhador pelos meios de produção.
à incapacidade de a sociedade industrial gerenciar seus lucros, por causa da valorização do trabalhador, com aumento salarial.
à incapacidade de o trabalhador organizar-se sindicalmente e obter lucros.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Diferentemente do postulado por Karl Marx, para quem o lucro é obtido de forma irracional, para Max Weber, o lucro, na sociedade capitalista, é obtido de forma racional.
Émile Durkheim destacou-se por instituir a sociologia como disciplina acadêmica e por suas análises, das quais se pode(m) destacar:
o estudo sobre as relações de trabalho e a criação do conceito de solidariedade mecânica para justificar a diferença de classe no interior da sociedade.
o conceito de estratificação social com ênfase na consciência coletiva.
a reflexão sobre relações de trabalho e conceitos de solidariedade orgânica e mecânica, expõem a diferença de classe na sociedade.
a solidariedade dos indivíduos no cotidiano, o que resultou no conceito de solidariedade orgânica.
a consciência coletiva como um conjunto de crenças e sentimentos comuns de uma sociedade, ou seja, uma consciência social.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Para Karl Marx, no modo de produção capitalista, a mercadoria apresenta duplo valor, o valor de uso e o valor de troca.
Em seu livro, As Consequências da modernidade, Anthony Giddens analisa a natureza e os efeitos da modernidade nas instituições modernas e busca explicar a natureza de suas descontinuidades, assim como suas implicações nas culturas tradicionais. De acordo com a reflexão de Giddens:
a relação espaço/tempo possuem uma lógica de continuidade temporal que abrange todas as sociedades através do processo de globalização.
diferente do que ocorreu nas sociedades do mundo pré-moderno, não houve uma separação entre tempo/espaço, proporcionando uma ordenação e reorganização das culturas.
apesar da modernização das sociedades, a tradição desempenha seu papel, ao integrar a ação com a organização tempo/espaço da comunidade.
espaço/tempo possuem um papel central na modernidade, sua continuidade abrange todas as sociedades num projeto de globalização, quebrando a ideia de descontinuidade e fragmentação social.
a continuidade estabelecida na relação espaço/tempo, nas sociedades tradicionais, possibilita uma ação entre os indivíduos.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Em O Capital, Karl Marx apresenta a relação capital e trabalho, promovendo um diálogo com o pensamento econômico clássico de Adam Smith e David Ricardo.
De acordo com Max Weber, o modelo de educação possui determinadas finalidades. São elas:
modelar o indivíduo conforme o modelo de sociedadeemreprodução.
despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.
despertar o carisma, preparar o aluno para uma determinada conduta de vida e transmitir conhecimento especializado.
reproduzir um modelo de sociedade com indivíduos aptos à crítica social.
preparar o indivíduo exclusivamente para o mercado de trabalho.
Com fundamento nas perspectivas sociológicas sobre o capitalismo, julgue os itens a seguir.
Segundo Karl Marx, o modo de produção capitalista é marcado por uma relação contraditória que se corporifica na luta entre os proprietários dos meios de produção, ou empresários capitalistas, e os expropriados desses mesmos meios, os trabalhadores.
Boaventura de Souza Santos, com base no paradigma todo conhecimento é local e total, resgata o papel do senso comum na ciência moderna. Sobre essa questão:
A ciência pós-moderna, ao sensocomunizar-se, foca o conhecimento em autoconhecimento, em sabedoria de vida, na valorização da diversidade, e não apenas na produção tecnológica.
O global se apropria do discurso do senso comum, em beneficio próprio em prol da transdisciplinaridade.
O poder local apropria-se do discurso global mudando as relações em prol da pluralidade e beneficiando interesses particulares no contexto plural.
A ciência apropria-se do saber local, para uso de novas tecnologias, sendo esta relação visível na relação tecnologia e meio ambiente.
Local e global se mesclam num contexto plural, transformando o senso comum em benefício de uma ciência transdisciplinar cujo objetivo é o amplo avanço nas tecnologias no interior, abrangendo, inclusive, as terras indígenas.
Wilson e Kelling, em seu estudo sobre criminalidade e desordem, desenvolvem a teoria das janelas quebradas, segundo a qual existe uma relação de causalidade entre a criminalidade e
a não repressão de pequenos delitos e contravenções.
o aumento do número de prisões.
a atuação da polícia.
a pobreza.
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