Lista completa de Questões sobre Teorias sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das teorias da ação social é o interacionismo simbólico, termo cunhado por Herbert Blumer. Com relação aos pressupostos dessa abordagem, julgue os itens subsequentes. Segundo o conceito de definição da situação, os significados sociais são inerentes às instituições ou aos objetos sociais tomados em si mesmos, independentemente dos atores.
Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.
O delito é um fato normal, na medida em que sociedade isenta dele é impossível.
O delinquente é considerado pela sociedade um ser antissocial, um corpo estranho e inassimilável, introduzido no seio da sociedade.
O delito e a aversão que os membros da sociedade sentem por ele se relacionam com a fisiologia patológica da sociedade.
O delito é uma doença e a pena que lhe é aplicada constitui o seu justo remédio.
Para definir a patologia social, a sociologia adota o critério de observar se os fenômenos que ocorrem são gerais na sociedade.
Uma das teorias da ação social é o interacionismo simbólico, termo cunhado por Herbert Blumer. Com relação aos pressupostos dessa abordagem, julgue os itens subsequentes. No estudo da ação social, o interacionismo simbólico assume a consistência e o caráter determinista das normas internalizadas.
Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia
considera que a descrição objetiva do fato social exige sua concordância com uma ideia do que se pretende.
exige que o indivíduo tome consciência das ideias acerca da realidade em que vive, analise-as e combine-as de acordo com o próprio entendimento.
determina que os indivíduos recorram aos fatos para confirmar as ideias, ou as conclusões que são tiradas delas.
permite estabelecer se uma representação social, que desempenha seu papel de harmonizar os atos dos indivíduos e o mundo que os rodeia, é comprovada, cientificamente, como falsa ou verdadeira.
exige ir além da separação entre o sujeito que conhece e o seu objeto de conhecimento na produção do conhecimento científico.
Uma das teorias da ação social é o interacionismo simbólico, termo cunhado por Herbert Blumer. Com relação aos pressupostos dessa abordagem, julgue os itens subsequentes. O interacionismo simbólico enfoca os processos de açãointeração social caracterizada por uma orientação recíproca, e o exame desses processos privilegia o caráter simbólico da ação social.
Antes de propor o método adequado para o estudo dos fatos sociais, em seu livro As Regras do Método Sociológico, Emile Durkheim aponta quais são os fatos que podem receber essa denominação. De acordo com Durkheim,
o pensamento que se repete nas consciências particulares e o movimento mecânico que todos os indivíduos fazem constituem fatos sociais.
o fato social é um fenômeno que ocorre na sociedade e que possui, de forma geral, interesse social.
o indivíduo cumpre funções regulares, como comer, beber, dormir, as que constituem os fatos sociais.
os fatos sociais se diferenciam dos fenômenos orgânicos, por serem representações e ações, e dos psíquicos, porque estes existem apenas na consciência individual.
a consciência individual constitui a origem dos grandes movimentos de entusiasmo ou indignação que frequentemente acontecem nas assembleias das diferentes categorias de profissionais.
Com a publicação de Conhecimento e interesse, Habermas propõe nova concepção de teoria crítica. Com base nessa publicação e em relação à constituição do conhecimento, julgue os itens a seguir. O objetivo do interesse comunicativo é o entendimento mútuo, tomado como núcleo central de uma teoria reconstrutiva elaborada como um modelo ideal.
Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta.
As ciências já constituídas devem servir de referência para uma ciência próxima a nascer, como é o caso da sociologia.
A sociologia deve decidir se apoia a liberdade ou o determinismo.
A ciência sociológica rejeita a solução dos problemas práticos da sociedade.
A sociologia é dependente de doutrinas práticas como o individualismo, o socialismo e o comunismo.
Os cálculos utilitários ou os raciocínios de algum tipo servem para explicar os fatos sociais.
Com a publicação de Conhecimento e interesse, Habermas propõe nova concepção de teoria crítica. Com base nessa publicação e em relação à constituição do conhecimento, julgue os itens a seguir. O conhecimento instrumental constitui a maneira de emancipar-se de todas as formas de repressão social ou de seus correspondentes intrapsíquicos.
De acordo com o texto acima e com relação à urbanização, julgue os itens que se seguem.
A ideologia urbana no capitalismo é entendida como manifestação da sociedade de consumo, de sua indústria cultural e do espetáculo urbano, com seus edifícios monumentais e espaços do poder e do dinheiro.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...