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Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.
O mito do especialista estabelece que somente as pessoas tecnicamente qualificadas têm competência e conhecimento científico suficientes para atuarem nos mais diversos setores da vida humana.
Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.
O positivismo valorizou exageradamente o conhecimento religioso, considerando o mito, a ciência e mesmo a filosofia como formas superadas de experiência humana.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
O liberalismo econômico prega:
A livre iniciativa regida pela lei da oferta e da procura.
A socialização dos meios de produção e dos bens de consumo.
A igualdade de oportunidades para os trabalhadores e proprietários.
O planejamento e direção do Estado na economia.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Adam Smith (1723-1790), autor de "O Ensaio sobre a Riqueza das Nações" com suas idéias deu origem à Doutrina política e econômica chamada:
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
"A história do homem é, segundo Marx, a história das lutas de classes, uma luta constante entre interesses opostos..." Segundo Sorokim, podemos distinguir na sociedade Ocidental as seguintes "classes sociais" principais:
capitalista, socialista e comunista.
proletária, agrícola, latifundiária e capitalista.
familiar, estatal e religiosa.
socialista, comunista e democrática.
Considere a ilustração abaixo.
Na teoria de Max Weber o objeto de investigçaão é a ação social e o homem ganhou significado e especificidade. De acordo com essa teoria,
a tarefa do cientista é descobrir a lei geral que identifica todos os homens no processo de evolução.
as normas sociais se tornam concretas quando se manifestam, de forma automática e impositiva, em cada homem.
as ações do homem só são representativas quando descartados o local e as condições históricas em que ocorreram.
o homem dá sentido à sua ação social: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
a ação humana deve ser objeto de investigação quando desempenhou uma função importante na sociedade.
Considere as afirmações abaixo.
I. A máquina ao aumentar o campo específico de exploração do capital, o material humano, amplia, ao mesmo tempo, o grau de exploração.
II. O motor de transformação de toda e qualquer sociedade encontra-se na passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica e democrática.
III. Na sociedade em que rege o modo capitalista de produção, condicionam-se reciprocamente a anarquia da divisão social do trabalho e o despotismo da divisão manufatureira do trabalho.
IV. O surgimento da maquinaria proporcionou aumento de produtividade do trabalho, razão pela qual beneficiou os trabalhadores com a redução das longas jornadas de trabalho.
São concepções marxistas APENAS
A mudança da composição orgânica do capital, em relação à mobilidade da mão-de-obra, permite afirmar que
provoca apenas o aumento da mão-de-obra altamente qualificada, sem interferir na taxa de crescimento da mão-de-obra semi-qualificada e não qualificada.
provoca um movimento contrário: aumento da população do campo e decréscimo da mão-de-obra empregada na indústria e comércio.
não provoca nenhuma migração entre os setores primário, secundário e terciário.
provoca apenas o aumento da mão-de-obra alocada no setor terciário, transferindo a maioria da população do campo e da indústria para este setor econômico.
resulta na transferência da mão-de-obra desqualificada do campo à cidade, provocando o subemprego no setor terciário informal.
Tornando supérflua a força muscular, a maquinaria permite o emprego de trabalhadores sem força muscular ou com desenvolvimento físico incompleto mas com membros mais flexíveis.
Segundo K arl Marx, essa foi a razão que levou os capitalistas autilizar o trabalho das mulheres e crianças no processo de produção industrial.
a elevar progressivamente os postos de trabalho e os salários na moderna indústria.
a reduzir drasticamente o emprego de crianças e adolescentes nas fábricas têxteis.
utilizar o trabalho de operários altamente qualificados no processo de produção industrial.
a valorizar o esforço dos trabalhadores no novo processo de produção industrial.
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