Lista completa de Questões sobre Teorias sociológicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A definição de estratificação social baseada na hierarquização dos indivíduos, segundo seu nível de renda, grau de prestígio social, posse de bens materiais e nível de escolaridade, é própria da influência derivada da teoria sociológica
O materialismo histórico conceitua classe social como
agregado de indivíduos com características comuns em relação ao nível de renda, prestígio social e político.
união de agentes sociais que apresentam uma consciência de sua condição de classe na estrutura de relações de produção.
agregado de indivíduos que participam das mesmas experiências relativas à vida política, social e econômica de uma dada sociedade.
agrupamento de agentes sociais que se conflitam pela posição que ocupam no processo produtivo, quanto às relações de trabalho e à propriedade dos meios de produção.
união de agentes sociais que se identificam nas relações de trabalho e que procuram alcançar a hegemonia do processo político.
Para o materialismo histórico, mudança social é entendida como
processos de relações que refletem contradições entre grupos, forças e classes sociais, em que determinados agentes sociais tentam impor ao conjunto da sociedade sua forma de dominação.
ajuste harmonioso de traços complexos e instituições de uma sociedade que garantam o efetivo processo de socialização.
deslocamento de um nível social para outro, provocando alterações na estrutura hierárquica da sociedade.
processos de adaptação gradual às condições que se modificam em decorrência das transformações do setor industrial.
práticas sociais renovadas a partir de situações arcaicas ou tradicionais, consideradas como motor para o desenvolvimento econômico.
Considere os princípios citados referentes ao materialismo histórico-dialético.
I. O princípio da precedência da análise das forças produtivas, as quais são vistas como processos materiais de desenvolvimento do domínio do homem sobre a natureza.
II. O princípio da articulação estruturada das forças produtivas e a necessária estruturação entre as relações de produção e as superestruturadas.
III. O princípio de que só uma análise concreta da realidade pode determinar o movimento histórico real que não segue nenhum plano preestabelecido.
É correto o que se afirma em
A sociedade não pode sobreviver, a não ser que exista entre seus membros homogeneidade suficiente: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade fixando de antemão, na alma da criança, as similitudes essenciais exigidas pela vida coletiva (...). A educação é na verdade um meio pelo qual a sociedade prepara, no íntimo das crianças, as condições essenciais de sua própria existência. (Educação e Sociologia)
Neste trecho de Durk heim, sobre a função da educação, temos uma relação implícita da presença do processo demanipulação das consciências e do conceito de normalidade.
socialização, transmissão de valores e integração social.
controle repressivo da criança e relação de hegemonia ideológica.
socialização, controle das consciências e hegemonia política.
Segundo Émile Durk heim, fato social pode ser entendido como
todos os fenômenos sociais que refletem as maneiras coletivas de agir, pensar e sentir e que exercem um constrangimento sobre os indivíduos por serem exteriores às consciências individuais.
os acontecimentos sociais que envolvem fenômeno de grande repercussão social, mas que provocam coerção às consciências individuais.
fenômenos sociais que necessariamente devem estar relacionados à existência de determinadas organizações solidamente estruturadas.
fenômenos que refletem as contradições sociais que são emanados necessariamente da alteração das relações econômicas.
representações que são produzidas pela mente humana e que contêm uma dada carga de subjetividade de significação interior atribuída pelos atores que dele participam.
O funcionalismo, como modelo de interpretação sociológica, representa a abordagem
que estuda a evolução das diferentes formas de integração social.
que avalia em um sistema social a correlação das forças e funções sociais.
que avalia as transformações sociais conforme provoquem equilíbrio ou desequilíbrio, estabilidade ou desorganização de um sistema social.
intimista das funções e status de um sistema social de referência.
Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
O advento do Socialismo científico foi a publicação do "Manifesto do Partido Comunista", cujos autores foram:
Julgue os itens subseqüentes, que tratam de aspectos da sociologia compreensiva.
Ao definir o Estado moderno, Weber procurou concentrar-se nos objetivos dessa instituição política e em alguns juízos de valor específicos que inspiram a crença em sua legitimidade.
Julgue os itens subseqüentes, que tratam de aspectos da sociologia compreensiva.
Além de Economia e Sociedade, Weber também escreveu uma outra obra-prima da sociologia clássica chamada As Regras do Método Sociológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...