Questões de Sociologia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

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Em “Raízes do Brasil”, Holanda (2005) aponta para um povo brasileiro pouco especulativo ao comentar o fato de que o aparente triunfo de um princípio, em torno de uma ideia nobre, não se torna signifi cativo por se tratar de um povo que tem por característica:

  • A. o nativismo
  • B. o oposicionismo
  • C. a perseverança
  • D. a persuasão
  • E. o personalismo

O estrangulamento do consumo, mais a desobstrução da ambição de lucro, têm por resultado externo a acumulação de bens mediante a coerção ascética à poupança, o que gerou o favorecimento do emprego produtivo denominado:

  • A. investimento de capital
  • B. compulsão ao enriquecimento
  • C. distribuição igualitária
  • D. qualificação profissional
  • E. investimento político

O quadro ideológico, como um fenômeno social, configurase como:

  • A. contradição revelada
  • B. reativação da linguagem científica
  • C. reação aos símbolos vigentes
  • D. forma simples e clara de comunicação
  • E. descrição científi ca dos fatos sociais

No sentido restrito, os acontecimentos mais acessíveis da vida pública atuam de maneira tal que tanto podem obscurecer como revelar o seu curso na medida em que refletem desejos ou interesses coletivos. Esses acontecimentos da vida pública são denominados:

  • A. fatos políticos
  • B. percurso simbólico
  • C. ideologia
  • D. consciência cidadã
  • E. exegese do poder

A cultura, entendida como estrutura de signifi cado que leva o homem a dar forma à sua experiência, necessita ainda, para ser um empreendimento mais praticável, fazer conexão com a:

  • A. política
  • B. economia
  • C. ideologia
  • D. flosofia
  • E. moral

Sobre os instrumentos da obra e a divisão do trabalho, a capacidade humana de vida no mundo, segundo Arendt (1999), implica sempre em:

  • A. possibilidades de manutenção de uma presença primordial
  • B. uma possibilidade de transcender e alienar-se dos processos da vida
  • C. uma fuga estratégica para um local de maiores possibilidades
  • D. desarmonia provocada pela vitalidade e pela vivacidade humana
  • E. união com as possibilidades originadas das ferramentas de trabalho

Para Weber (1967), um complexo de conexões que ocorrem na realidade histórica e que são encadeadas conceitualmente em um todo, do ponto de vista de sua significação cultural, determinam o conceito de:

  • A. ação social
  • B. grupos complexos
  • C. individualidade histórica
  • D. generalização histórica
  • E. sociedades excludentes

Há uma diferença circunstancial, no Brasil, entre a colonização espanhola e a portuguesa. A colonização espanhola ficou marcada pelo fato de ter por objetivo colonizador que o país ocupado fosse um prolongamento de seu próprio país. Para os colonizadores portugueses, o objetivo era:

  • A. aprofundar-se terra a dentro
  • B. explorar as riquezas naturais
  • C. manter o litoral inexplorado
  • D. facilitar o desenvolvimento do campo
  • E. domesticar o povo litorâneo apesar dos vários idiomas

Para Marx (1967), em uma sociedade capitalista, todo meio de produção serve de capital por acarretar ao seu possuidor, devido ao trabalho assalariado, a possibilidade de:

  • A. monopolização
  • B. lucratividade
  • C. menos-valia
  • D. mais-valia
  • E. força produtiva

Enquanto mundo comum, é o que mantém unida uma comunidade de pessoas destituídas de interesse por esse mundo e que já não se sentem relacionadas e separadas por ele. O desaparecimento de tal bem na Era moderna fica designado por Arendt (1999) como decorrência da despreocupação com a:

  • A. imortalidade por domínio público
  • B. produtividade na admiração pública
  • C. desigualdade por recompensa material
  • D. normatividade no domínio privado
  • E. realização no acompanhamento de si próprio
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