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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
Na conferência de Yalta, houve a anexação dos Estados Bálticos e do Leste Europeu à União Soviética, o que praticamente restaurou a extensão do antigo império russo; na conferência de Potsdam houve a divisão da Alemanha em quatro zonas: três ocidentais capitalistas e uma zona oriental socialista.
O corpo é a expressão máxima da identidade. É no corpo, por meio de gestos, linguagens, comportamentos, que se pode dizer quem se é. No que diz respeito à relação entre corpo e identidade, assinale a opção correta.
A corporeidade humana é função de característica anatomofisiológica que define a identidade do ser humano.
Os usos físicos do corpo independem do conjunto de sistemas simbólicos, assim, a identidade independe de atributos pessoais.
A expressão corporal é individualmente modulável, de modo que, para a construção da identidade, os fatores individuais são determinantes.
O corpo é um vetor semântico moldado pelo contexto social e cultural em que o ator se insere.
Dada a existência ser corporal, a identidade constrói-se apenas com base em fatores psicológicos.
De acordo com a antropologia interpretativa, cultura é
uma correção mal concluída da realidade social.
a ausência de capacidade imaginativa.
a forma racional de organizar o pensamento.
um conjunto de sentidos e significados públicos.
a sistematização de conhecimentos por meio de métodos formais similares aos empregados na matemática.
No que concerne ao movimento sindical no Brasil, assinale a opção correta.
Em geral, os sindicatos no Brasil interpõem frente às questões educacionais e demandam do Estado maior qualificação profissional dos seus associados, repudiando bandeiras relativas à condição salarial.
A questão sindical no Brasil é evidenciada pela defesa de interesses meramente corporativos.
A questão sindical no Brasil é dúbia, uma vez que se refere tanto à defesa de interesses sociais quanto ao corporativismo associativo ou manipulativo.
A questão sindical brasileira reflete a questão partidária, visto que pesquisas indicam que o sindicalismo pressupõe, tendencialmente, maior nível de consciência política, comparado aos partidos políticos.
Os sindicatos no Brasil defendem interesses supranacionais, dado que buscam bandeiras globalizantes em suas demandas.
A respeito da questão racial e da exclusão social no Brasil, assinale a opção correta.
A condição de pobreza é considerado aspecto prioritário para a discriminação racial dos negros no Brasil.
A igualdade racial no Brasil é uma realidade, visto que os negros foram socialmente incluídos desde a abolição da escravatura.
O negro não aceitou a condição de invisibilidade social no Brasil, razão pela qual ele é o representante das minorias que protestam contra as iniquidades sociais.
A ideia de subalternização do homem de cor produz a inclusão social do negro na sociedade brasileira.
O negro identificou-se de forma integral ao padrão de civilização dos europeus no Brasil.
promove a mobilização social ao adotar uma política de tutela em referência às associações e comunidades.
propõe uma gestão democrática como ao mesmo tempo em que coopta diferentes atores sociais, a fim de que participem das instâncias decisórias.
atrapalha o processo histórico de formação da cidadania popular, por meio de políticas desmobilizadoras e controladoras.
promove uma política de cidadania plena, pois suas ações são motivadoras da participação política.
adota um modelo convincente de cidadania, uma vez que torna a mudança social um requisito indispensável para o exercício da participação política.
A comunidade, de acordo com a teoria clássica,
constitui-se de símbolo do definhamento do contrato social, podendo representar a redescoberta da boa sociedade.
fundamenta-se no homem visto como uma unidade, não se reconhecendo o papel por ele desempenhado na ordem social.
é a união baseada na conveniência ou em elementos da racionalidade, geralmente ligados à tradição local.
corresponde às formas de relacionamento caracterizadas por um grau elevado de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral, coerção social e continuidade no tempo.
consiste em elemento denotativo da legitimidade local, não podendo ser definida em termos globais.
De acordo com a teoria clássica, os movimentos sociais
têm um poder limitado e frágil em face ao sistema institucional, devendo, por isso, demarcar seu campo de atuação pela ação organizacional.
são condutas sociais pelas quais os atores participam de um jogo de interesses institucionais.
são representados por uma ação conflitante de agentes de classes sociais lutando pelo controle do sistema de ação histórica.
são expressão da sociedade tomada como ela é, isto é, expressão da realidade social.
são apaziguadores dos conflitos sociais, devendo, portanto, buscar a defesa do poder estabelecido.
A cultura popular é uma prática local que pode ser deslocada do tempo sem perder o seu sentido.
A cultura popular tem o seu caráter tradicional ou conservador revelado quando localizada espacialmente, o que impede a sua cristalização na memória coletiva.
A relação entre cultura popular e tradição não leva em conta o sentido de aquisição de saberes e de conhecimentos do povo.
Ao se associar a cultura popular ao sentido de tradicional, incorre-se no equívoco de deslocar a cultura no tempo e no espaço e postular uma visão teleológica.
A indissociabilidade entre a cultura popular e a tradicional é resultado de uma visão moderna sobre a cultura.
Com referência à comunicação de massa, assinale a opção correta.
A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do entre nós, que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.
A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligencia do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.
A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.
O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.
Na comunicação de massa, o espaço social sui generis é transformado em um espaço social heterogêneo, em que emissor e receptor têm papéis bem definidos.
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