Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Na conferência de Yalta, houve a anexação dos Estados Bálticos e do Leste Europeu à União Soviética, o que praticamente restaurou a extensão do antigo império russo; na conferência de Potsdam houve a divisão da Alemanha em quatro zonas: três ocidentais capitalistas e uma zona oriental socialista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O corpo é a expressão máxima da identidade. É no corpo, por meio de gestos, linguagens, comportamentos, que se pode dizer quem se é. No que diz respeito à relação entre corpo e identidade, assinale a opção correta.

  • A.

    A corporeidade humana é função de característica anatomofisiológica que define a identidade do ser humano.

  • B.

    Os usos físicos do corpo independem do conjunto de sistemas simbólicos, assim, a identidade independe de atributos pessoais.

  • C.

    A expressão corporal é individualmente modulável, de modo que, para a construção da identidade, os fatores individuais são determinantes.

  • D.

    O corpo é um vetor semântico moldado pelo contexto social e cultural em que o ator se insere.

  • E.

    Dada a existência ser corporal, a identidade constrói-se apenas com base em fatores psicológicos.

De acordo com a antropologia interpretativa, cultura é

  • A.

    uma correção mal concluída da realidade social.

  • B.

    a ausência de capacidade imaginativa.

  • C.

    a forma racional de organizar o pensamento.

  • D.

    um conjunto de sentidos e significados públicos.

  • E.

    a sistematização de conhecimentos por meio de métodos formais similares aos empregados na matemática.

No que concerne ao movimento sindical no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Em geral, os sindicatos no Brasil interpõem frente às questões educacionais e demandam do Estado maior qualificação profissional dos seus associados, repudiando bandeiras relativas à condição salarial.

  • B.

    A questão sindical no Brasil é evidenciada pela defesa de interesses meramente corporativos.

  • C.

    A questão sindical no Brasil é dúbia, uma vez que se refere tanto à defesa de interesses sociais quanto ao corporativismo associativo ou manipulativo.

  • D.

    A questão sindical brasileira reflete a questão partidária, visto que pesquisas indicam que o sindicalismo pressupõe, tendencialmente, maior nível de consciência política, comparado aos partidos políticos.

  • E.

    Os sindicatos no Brasil defendem interesses supranacionais, dado que buscam bandeiras globalizantes em suas demandas.

A respeito da questão racial e da exclusão social no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    A condição de pobreza é considerado aspecto prioritário para a discriminação racial dos negros no Brasil.

  • B.

    A igualdade racial no Brasil é uma realidade, visto que os negros foram socialmente incluídos desde a abolição da escravatura.

  • C.

    O negro não aceitou a condição de invisibilidade social no Brasil, razão pela qual ele é o representante das minorias que protestam contra as iniquidades sociais.

  • D.

    A ideia de subalternização do “homem de cor” produz a inclusão social do negro na sociedade brasileira.

  • E.

    O negro identificou-se de forma integral ao padrão de civilização dos europeus no Brasil.

  • A.

    promove a mobilização social ao adotar uma política de tutela em referência às associações e comunidades.

  • B.

    propõe uma gestão democrática como ao mesmo tempo em que coopta diferentes atores sociais, a fim de que participem das instâncias decisórias.

  • C.

    atrapalha o processo histórico de formação da cidadania popular, por meio de políticas desmobilizadoras e controladoras.

  • D.

    promove uma política de cidadania plena, pois suas ações são motivadoras da participação política.

  • E.

    adota um modelo convincente de cidadania, uma vez que torna a mudança social um requisito indispensável para o exercício da participação política.

A comunidade, de acordo com a teoria clássica,

  • A.

    constitui-se de símbolo do definhamento do contrato social, podendo representar a redescoberta da boa sociedade.

  • B.

    fundamenta-se no homem visto como uma unidade, não se reconhecendo o papel por ele desempenhado na ordem social.

  • C.

    é a união baseada na conveniência ou em elementos da racionalidade, geralmente ligados à tradição local.

  • D.

    corresponde às formas de relacionamento caracterizadas por um grau elevado de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral, coerção social e continuidade no tempo.

  • E.

    consiste em elemento denotativo da legitimidade local, não podendo ser definida em termos globais.

De acordo com a teoria clássica, os movimentos sociais

  • A.

    têm um poder limitado e frágil em face ao sistema institucional, devendo, por isso, demarcar seu campo de atuação pela ação organizacional.

  • B.

    são condutas sociais pelas quais os atores participam de um jogo de interesses institucionais.

  • C.

    são representados por uma ação conflitante de agentes de classes sociais lutando pelo controle do sistema de ação histórica.

  • D.

    são expressão da sociedade tomada como ela é, isto é, expressão da realidade social.

  • E.

    são apaziguadores dos conflitos sociais, devendo, portanto, buscar a defesa do poder estabelecido.

  • A.

    A cultura popular é uma prática local que pode ser deslocada do tempo sem perder o seu sentido.

  • B.

    A cultura popular tem o seu caráter tradicional ou conservador revelado quando localizada espacialmente, o que impede a sua cristalização na memória coletiva.

  • C.

    A relação entre cultura popular e tradição não leva em conta o sentido de aquisição de saberes e de conhecimentos do povo.

  • D.

    Ao se associar a cultura popular ao sentido de tradicional, incorre-se no equívoco de deslocar a cultura no tempo e no espaço e postular uma visão teleológica.

  • E.

    A indissociabilidade entre a cultura popular e a tradicional é resultado de uma visão moderna sobre a cultura.

Com referência à comunicação de massa, assinale a opção correta.

  • A.

    A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do “entre nós”, que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.

  • B.

    A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligencia do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.

  • C.

    A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.

  • D.

    O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.

  • E.

    Na comunicação de massa, o espaço social sui generis é transformado em um espaço social heterogêneo, em que emissor e receptor têm papéis bem definidos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...