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Acerca de etnicidade e nação, assinale a opção correta.
As teóricas feministas rejeitam as dimensões de etnicidade e nação na desconstrução da homogeneidade da categoria mulheres.
O conceito de etnicidade na contemporaneidade diz respeito a uma característica que, como a idade, o sexo e a religião, modifica todo o sistema social e, ao mesmo tempo, é modificada por este.
A abordagem essencialista da nação, como existência determinante de raízes e origens, é consagrada nos trabalhos científicos mais recentes que abordam o assunto.
As novas concepções modernistas e construtivistas, fundamentadas nos fatores integrativos do Estado moderno que engendram a nação, são consagradas nos estudos mais recentes.
A nação, como categoria cognitiva e sociopolítica, diz respeito a abordagens que enfatizam o contexto relacional na compreensão da questão.
No que se refere à cidadania, assinale a opção correta.
O primeiro a rejeitar a admissão das mulheres ao direito à cidade, no momento da Revolução Francesa, foi Condorcet.
A tradição do civismo republicano sublinha os direitos civis e políticos, isto é, direitos e liberdades que o indivíduo possui, em face de intervenção do Estado, e que garantem sua autonomia.
A cidadania é identidade, ou seja, o sentimento de pertencer a uma comunidade política definida pela nacionalidade ou por determinado território.
A cidadania, desde a década de 80 do século passado, foi considerada por sociólogos e politólogos sob o ângulo das relações sociais de sexo.
A questão da cidadania foi tema tradicional de pesquisa do movimento feminista.
Acerca das migrações e da perspectiva sociológica, assinale a opção correta.
Os processos de aculturação na situação migratória não afetam a relação de dominação entre os homens e as mulheres.
A migração constitui um estado, isto é, uma característica permanente em alguns dos grupos humanos.
Os sociólogos da Escola de Chicago estudaram as migrações analisando diversos problemas, entre eles, os fenômenos de segregação e aculturação.
A figura dominante do imigrado na França na década de 60 do século XX era a de um homem de meia idade, casado, integrante de mão de obra qualificada.
A imigração hoje é concebida na França como processo de povoamento, vocação de estabelecer-se no país e não como migração de trabalho, de passagem.
Com relação ao método de pesquisa, conforme o Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, assinale a opção correta.
A teoria comparada, econômica ou não, pode prescindir do uso do método etnográfico.
O método comparativo de Marcel Mauss, em consonância com os antievolucionistas, exclui a dimensão histórica.
A história social é distinguida da sociologia teórica e das conclusões de moral e de prática política e econômica.
O estudo da circulação de riquezas por meio da dádiva oferece a base de comparação inicial entre diferentes sociedades.
A origem religiosa da noção de valor econômico é rejeitada por Marcel Mauss.
Quanto ao método comparativo na sociologia, assinale a opção correta.
O método comparativo, como elemento racional de controle, está ausente nos ensaios de Max Weber sobre a sociologia da religião.
Conforme Emile Durkheim, a comparação é uma técnica de trabalho utilizada para fazer analogias entre dois ou mais fatos, estabelecendo diferenças e semelhanças entre eles.
Para Max Weber, a comparação baseia-se em uma estratégia centrada na busca do paralelismo existente entre variáveis ou série de variáveis.
As explicações sociológicas baseadas em leis científicas abstratas, formuladas a partir da descrição empírica dos fenômenos, são aceitas por Emile Durkheim.
A sociologia deve seguir o caminho da experimentação indireta ou análise das variações concomitantes, utilizando um procedimento indutivo, segundo Emile Durkheim.
A respeito da teoria da estruturação, conforme Anthony Guiddens, assinale a opção correta.
As ciências sociais apoiam-se nas mesmas fontes de descrição dos romancistas ou de outros que escrevem relatos ficcionais acerca da vida social.
Os atores sociais carecem de conhecimento acerca das condições e das consequências do que fazem em suas vidas cotidianas.
As coerções associadas com as propriedades estruturais de sistemas sociais constituem um tipo de característica fundamental da vida social humana.
A teoria da estruturação enfatiza ser facilmente definível o que é uma sociedade.
O estudo do poder deve ser visto como uma consideração de segunda ordem nas ciências sociais.
Considerando o problema da causalidade nas ciências histórica e sociológica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
O pensamento causal de Max Weber se exprime em termos de necessidade.
O sociólogo se limita a tornar inteligível o sistema de crenças e de condutas da coletividade.
A interpretação compreensiva dos comportamentos humanos garante a validez universal dos resultados científicos.
A causalidade sociológica determina as circunstâncias únicas que provocam certo acontecimento.
A primeira regra da metodologia causal consiste em definir as características do indivíduo histórico que se quer explicar.
No que se refere à compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
Para Max Weber, os fenômenos sociais, semelhantes aos naturais, podem ser aprendidos por meio de proposições de forma e natureza matemática.
A compreensão da conduta do motorista que para diante do sinal vermelho exige que se constate quantos motoristas se detêm diante desse sinal.
O sociólogo ou historiador entende os comportamentos humanos de maneira intuitiva.
A explicação de fenômenos singulares exige a intermediação das proposições gerais.
O sentido subjetivo dos comportamentos humanos é, ao mesmo tempo, imediatamente perceptível e equívoco para o sociólogo.
Uma das teorias da ação social é o interacionismo simbólico, termo cunhado por Herbert Blumer. Com relação aos pressupostos dessa abordagem, julgue os itens subsequentes. O interacionismo simbólico afirma que os indivíduos não agem simplesmente conforme estruturas objetivas, mas de acordo com sistemas de disposições duráveis.
Acerca do sentido da sociologia compreensiva, de acordo com Max Weber, assinale a opção correta.
O comportamento que é igual em seu curso e resultado externo se apoia, sempre, em constelações de motivos similares.
O objeto específico da sociologia compreensiva é um tipo qualquer de estado interno ou de comportamento externo.
O desejo de lucro é indiferente para a sociologia, na medida em que carece de um sentido subjetivamente referido ao comportamento dos outros.
A explicação racional deve ser considerada, de maneira especial, a meta de toda explicação sociológica.
A sociologia se interessa por comportamentos referidos, de acordo com o sentido subjetivo do ator, à conduta dos outros.
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