Lista completa de Questões de Sociologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No campo da sociologia brasileira, dois pensadores são fundamentais: Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, os dois autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No livro A Revolução Burguesa no Brasil, Gilberto Freyre analisa a colonização portuguesa, descrevendo a formação da família e do patriarcado brasileiro, bem como a importância da miscigenação racial como traço cultural.
No livro Sobrados e Mocambos, Gilberto Freyre apresenta a decadência do patriarcado rural e o surgimento e crescimento das elites urbanas.
Gilberto Freire escreveu o livro Capitalismo Dependente e Classes Sociais em América Latina no período da ditadura militar.
No livro Circuito Fechado, Florestan Fernandes aborda o Brasil Republicano imediatamente após a monarquia e a escravatura.
No livro Ordem e Progresso, Gilberto Freyre analisa a desigualdade social, procurando identificar as contradições da sociedade de classe e o papel da sociologia diante dessa realidade.
Os positivistas consideram que o método por excelência é o experimental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.
O princípio epistemológico do positivismo é a impossibilidade de separação entre o sujeito que conhece e o objeto de conhecimento.
O método experimental tem relação com pesquisas de verdades de natureza subjetiva.
O positivismo procura a identificação das leis da natureza, para poder prever, alterar ou dominar os fenômenos.
Objetividade significa que o objeto de estudo define-se mais em função do pesquisador, de sua intervenção e de sua relação ativa com o objeto de estudo. Isso significa que o papel do pesquisador é reconhecido.
Qualquer conhecimento, tendo origem nas crenças e valores, por exemplo, é aceito pelo positivismo.
Quanto à dominação carismática analisada por Max Weber, assinale a opção correta.
O tipo mais puro de dominação carismática é aquele que se exerce por meio de um quadro administrativo burocrático.
A legitimidade da dominação carismática descansa na santidade de ordenações e poderes de mando herdados desde tempo imemorial.
A dominação carismática é especificamente racional, no sentido de sua vinculação a regras discursivamente analisáveis.
Na dominação carismática, os direitos senhoriais e às probabilidades a eles unidas são tratados como se fossem probabilidades privadas.
A dominação carismática é especificamente irracional do ponto de vista de sua estranheza a toda regra.
Com relação ao conceito de dominação em Max Weber, assinale a opção correta.
Max Weber considera dominação todo tipo de probabilidade de se exercer o poder sobre outros homens.
Max Weber considera que, em toda relação autentica de autoridade, é desnecessária a vontade de obediência.
Segundo Max Weber, toda dominação se serve do meio econômico.
Segundo Max Weber, toda dominação tem fins econômicos.
Segundo Max Weber, toda dominação sobre uma pluralidade de homens requer, de um modo normal, um quadro administrativo.
Com relação à ação social definida por Max Weber, assinale a opção correta.
Max Weber define a ação social tradicional como determinada por afetos e estados sentimentais atuais.
Max Weber define a ação social tradicional como determinada por afetos e estados sentimentais atuais.
Max Weber define a ação afetiva como especialmente emotiva, determinada por afetos e estados sentimentais atuais.
Max Weber considera que a ação social sempre está orientada exclusivamente por um único tipo conceitual.
Segundo Max Weber, a simples colisão entre dois ciclistas na rua determina a presença de ação social.
Com base nas idéias de Karl Marx e Max Weber, assinale a opção correta.
Para Max Weber, a principal dinâmica do desenvolvimento moderno é a expansão dos mecanismos econômicos capitalistas.
Para Karl Marx, a classe é um tipo de desigualdade entre tantos, como as desigualdades existentes entre homens e mulheres nas sociedades modernas.
Para Max Weber, a principal dinâmica do desenvolvimento moderno é a racionalização da produção.
Para Max Weber, as sociedades modernas são fendidas pelas desigualdades de classe, que são fundamentais para a sua própria natureza.
Para Karl Marx, o impacto global do Ocidente origina-se no seu controle sobre os recursos industriais, aliado a um poder militar superior.
Considerando o pensamento de um dos fundadores da sociologia, Auguste Comte, que tinha a sociologia como ciência positiva, assinale a opção correta.
Segundo Auguste Comte, para o estudo da sociedade, a sociologia devia aplicar os mesmos métodos científicos rigorosos que a física ou a química usam no estudo do mundo físico.
Para Auguste Comte, no estágio teológico, a sociedade começa a ser vista em termos naturais, e não, sobrenaturais.
Auguste Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse compreender o mundo social da perspectiva dos indivíduos.
A Revolução Francesa provocou a ruptura com os modos de vida modernos, desafiando o pensamento de Auguste Comte.
Na visão de Auguste Comte, a industrialização gerava considerável coesão na sociedade.
Acerca da perspectiva marxista da divisão social do trabalho, assinale a opção correta.
A divisão técnica e social do trabalho constitui um fenômeno neutro.
Na manufatura, a divisão técnica e social do trabalho permite o desenvolvimento das potencialidades manuais e intelectuais dos trabalhadores.
A análise de H. Braverman sobre a organização do trabalho taylorista-fordista levantou a tese sobre a degradação do trabalho operário.
Com Henry Ford, a divisão técnica e social do trabalho foi minimizada e a esteira móvel passou a impedir os tempos de trabalho impostos.
Em sua análise sobre a organização do trabalho tayloristafordista, H. Braverman apontou os efeitos da divisão técnica e social do trabalho na maior qualificação dos trabalhadores e na redução do controle e da exploração do capital sobre o trabalho.
Julgue os próximos itens, referentes à dinâmica das organizações.
De acordo com a teoria do desenvolvimento organizacional, a organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.
Considerando que, para Max Weber, a sociologia só pode ter origem nas ações de um, de alguns, ou de numerosos indivíduos distintos, razão por que ela é obrigada a adotar métodos estritamente individualistas, assinale a opção correta.
Para Max Weber (Boudon e Borricaus, Dicionário Crítico de Sociologia), as ações dos indivíduos são produto do livre arbítrio, ou de uma liberdade concebida como absoluta.
Segundo Max Weber, a ação de um indivíduo se desenvolve sempre no contexto de um sistema de coerções sociais.
A visão sociológica de Max Weber combina com a perspectiva estruturalista.
Para Max Weber, acontecimentos, dados singulares, regularidades estatísticas e, de modo geral, todas as categorias de fenômenos sociais que os sociólogos se propõem compreender resultam de fatos sociais.
Uma das consequências da teoria weberiana da ação é que a distância cultural entre um observador e um ator, muito embora o primeiro tenha realizado o esforço de informação necessário, impede a compreensão do segundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...