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Considerando que os modos de vida e as instituições sociais características do mundo moderno são radicalmente diferentes quando comparados aos do passado, assinale a opção correta.
Para se decidir em que medida e de que forma um sistema está em processo de mudança, tem-se de mostrar em que grau há alguma modificação das instituições fundamentais durante um período específico.
No mundo de hoje, em que tudo muda muito rapidamente, não existe continuidade com o passado distante.
É possível que uma teoria, baseada em um único fator isolado, como a cultura, consiga explicar a diversidade do desenvolvimento social humano, desde os primórdios da época da pesca, da coleta e das sociedades pastoris, passando pelas civilizações tradicionais e, finalmente, chegando aos sistemas sociais altamente complexos de hoje.
O meio físico não tem influência alguma no desenvolvimento da organização social humana.
A indústria moderna se assemelha, de forma fundamental, aos sistemas de produção preexistentes.
Considerando o texto anterior, julgue os itens a seguir, acerca da história da participação social brasileira e da Constituição Brasileira de 1988 (CF).
A inclusão de capítulos sobre meio ambiente e índios na CF, além de criar uma série de direitos individuais no estado de direito brasileiro, retirou os temas meio ambiente e índios do debate geral da sociedade, formulando debates à parte do generalista.
Considerando o texto anterior, julgue os itens a seguir, acerca da história da participação social brasileira e da Constituição Brasileira de 1988 (CF).
A CF, ao completar 20 anos de sua promulgação, recebeu por parte de críticos neoliberais a acusação de ser impraticável. Baseia-se essa crítica no fato de ela tratar prioritariamente dos direitos e garantias fundamentais antes mesmo de tratar da organização do Estado.
Considerando o texto anterior, julgue os itens a seguir, acerca da história da participação social brasileira e da Constituição Brasileira de 1988 (CF).
Os direitos fundamentais aos quais se refere o texto têm origem e amparo na Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana, um dos primeiros documentos oficiais da Organização das Nações Unidas, proclamado em 1948.
Considerando o texto anterior, julgue os itens a seguir, acerca da história da participação social brasileira e da Constituição Brasileira de 1988 (CF).
A CF recebeu o apodo de Constituição Cidadã pelo fato de seu texto, antes da promulgação, ter sido aprovado em plebiscito nacional, validando essa Constituição como carta magna pelo voto direto dos cidadãos.
Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.
A divisão do trabalho é, stricto sensu, um fenômeno que se origina naturalmente.
O discurso presidencial transcrito ao lado aborda os principais temas mundiais da atualidade, como o neoliberalismo, a globalização, o papel do Estado, a industrialização e a democracia entre as nações. Com relação a esses assuntos, julgue os itens a seguir.
São chamados paraísos fiscais as cidades nas quais há pouca ou nenhuma incidência de impostos sobre o livre trânsito de produtos comerciais, gerando facilidades fiscais para a fixação das empresas, em um mecanismo de fortalecimento das economias locais.Tendo como referência o texto acima, julgue os seguintes itens.
Objetividade significa que o objeto de estudo define-se mais em função do pesquisador, de sua intervenção e de sua relação ativa com o objeto de estudo. Isso significa que o papel do pesquisador é reconhecido.
O discurso presidencial transcrito ao lado aborda os principais temas mundiais da atualidade, como o neoliberalismo, a globalização, o papel do Estado, a industrialização e a democracia entre as nações. Com relação a esses assuntos, julgue os itens a seguir.
Em prol de um mundo multipolar, países como a Índia e o Brasil advogaram, na Rodada de Doha, que os países ricos, principalmente os Estados Unidos da América e os da União Europeia, derrubem suas barreiras tarifárias e importem mais produtos agrícolas dos países pobres.
Tendo como referência o texto acima, julgue os seguintes itens.
Empirismo significa que o conhecimento positivo parte da realidade como os sentidos a percebem e ajusta-se à realidade. Qualquer conhecimento, tendo uma origem diferente da experiência da realidade, como as crenças e os valores, por exemplo, parece suspeito, assim como qualquer explicação que resulte de idéias inatas.
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