Questões de Sociologia da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

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Analise as seguintes afirmações acerca dos Movimentos Sociais: I - O termo “movimentos sociais” se refere a qualquer ação coletiva com um objetivo de mudar ou manter uma determinada situação. II - Os movimentos sociais podem durar de dias até anos ou décadas; podem ser locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais. III - São exemplos de movimentos sociais os movimentos feministas, estudantis, ambientalistas, de luta por melhores condições de vida e até mesmo os de luta por acesso a terra. IV - Devido à enorme variabilidade dos movimentos sociais, cada um deles possui suas particularidades e, portanto, para compreendê-los, é necessário analisa-los separadamente procurando entender suas motivações, ideologia e modo de organização. Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    Todas estão corretas.

Assinale a ÚNICA alternativa que sintetiza o debate teórico da Sociologia sobre os Meios de Comunicação de Massa:

  • A.

    Os Meios de Comunicação de Massa não contribuem para a integração da sociedade, já que eles não vinculam conteúdos ideológicos nem tendências políticas.

  • B.

    As teorias sociológicas são unânimes ao avaliar criticamente a passividade dos telespectadores diante dos Meios de Comunicação de Massa e ao afirmar que os mesmos apenas reforçam o fetichismo da mercadoria.

  • C.

    As teorias sociológicas são unânimes ao avaliar de forma positiva o papel educativo e emancipador dos Meios de Comunicação de Massa, sobretudo com relação à disseminação do consumo consciente.

  • D.

    O debate sociológico critica a promoção de ideologias dominantes pelos Meios de Comunicação de Massa, mas também reconhece o componente ativo do comportamento dos sujeitos que se apropriam das informações disseminadas por esses meios.

Sobre o mundo do trabalho e suas transformações recentes, podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    No “toyotismo” o trabalho deve ser realizado em equipe, o que exige um trabalhador com conhecimentos especializados para executar tarefas específicas e repetitivas.

  • B.

    Juntos, o “fordismo” e o “taylorismo” viabilizaram, através do gerenciamento racional do trabalho, a produção em massa de mercadorias padronizadas. Já o “toyotismo” foca a produção conforme a demanda, ou seja, de acordo com a necessidade do mercado consumidor.

  • C.

    No “fordismo” há uma forte hierarquia na empresa, ou seja, as pessoas que executam as tarefas são supervisionadas de perto. Já o “toyotismo” quebra essa hierarquia, chamando o trabalhador de colaborador e convidando-o a compartilhar das decisões sobre os projetos e a participar dos lucros da empresa.

  • D.

    A flexibilização da produção notada nas últimas décadas foi acompanhada em muitos casos pela flexibilização da legislação trabalhista e a implantação da terceirização ou subcontratação. O que, por sua vez, implicou em instabilidade e condições precárias de trabalho.

Um grande tema debatido pela Sociologia se refere à relação entre indivíduo e sociedade. Sobre este tópico, analise as alternativas abaixo e assinale a ÚNICA verdadeira:

  • A.

    Os sociólogos são unânimes ao afirmar que as ações dos indivíduos não dependem de suas vontades ou dos significados que lhes emprestam. Pelo contrário, a maior parte do que fazemos é resultado de forças sociais que estão fora de nosso controle.

  • B.

    Segundo as teorias clássicas da Sociologia, o entendimento da noção de “indivíduo” enquanto ser que escolhe e controla ativamente as condições de sua própria vida atende apenas aos interesses burgueses e liberais.

  • C.

    Karl Marx foi fortemente criticado por ressaltar os componentes ativos e criativos do comportamento humano e não considerar os limites impostos ao mesmo pela estrutura social.

  • D.

    Émile Durkheim entendia que a estrutura social tem primazia sobre o ser individual. Para o autor, a sociedade tem uma realidade própria e ela constrange os indivíduos a adotarem determinados modos de agir, pensar ou sentir.

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