Questões de Sociologia da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

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O termo aculturação é criado por volta de 1880 pelo antropólogo americano J.W Powell que o utilizava para denominar a transformação dos modos de vida e de pensamento dos imigrantes ao contato com a sociedade americana. Nos anos 1930 houve um aprofundamento teórico do conceito e muitas críticas acabaram por revelar a fragilidade de pensar uma sociedade como aculturada e outra não. Dentre as seguintes opções, assinale a alternativa que NÃO representa um problema do conceito:

  • A.

    A ideia de aculturação pressupõe que a situação de contato opera como pura e simples conversão de uma cultura à outra, reificando a cultura e desconhecendo sua dinamicidade.

  • B.

    A aculturação é um processo normal na vida das sociedades.

  • C.

    A ideia de aculturação muitas vezes não relativiza a dicotomia natureza e cultura, como se a cultura pudesse ser tomada como uma “segunda natureza” do indivíduo, da qual ele tem poucas chances de escapar.

  • D.

    Grande parte das análises propostas por estudos de aculturação se concentraram sobre “traços” culturais tomados isoladamente, esquecendo-se de pensar a cultura como um todo, como sistema.

A noção de “relativismo cultural” tornou-se central no desenvolvimento e revisão do conceito de cultura nas ciências sociais. Segundo esta noção, as diferentes sociedades deveriam ser entendidas a partir de suas próprias categorias e não através de leis universais de funcionamento das culturas humanas, aplicadas em uma escala evolutiva onde o fim seria sempre a sociedade do observador. O “etnocentrismo”, por outro lado, pode ser definido como:

  • A.

    Uma visão segundo a qual levamos em conta a diversidade cultural e a consciência de que não existe a cultura, no singular, mas as culturas, no plural.

  • B.

    Uma visão segundo a qual os valores e princípios éticos devem ser pensados sempre como relativos e culturalmente situados.

  • C.

    Uma visão segundo a qual não existe um grupo humano melhor ou pior do que outro.

  • D.

    Uma visão segundo a qual nosso próprio grupo é o centro de todas as coisas e todos os outros grupos são medidos e avaliados em relação a ele.

Entre meados dos anos 80 até o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o Estado toma nova forma, qual seja, neoliberal. Analise as afirmativas abaixo e assinale a ÚNICA que NÃO se refere às características do Estado neoliberal:

  • A.

    Suspensão das barreiras tarifarias à importação.

  • B.

    Redução do papel do Estado no incentivo à indústria doméstica.

  • C.

    Efetivação de programa de privatizações.

  • D.

    Aumento dos impostos com vistas à garantir o bem-estar social.

Sobre o positivismo marque a alternativa correta:

  • A.

    O positivismo é uma maneira de pensar baseada na suposição de que é possível descobrir, através de métodos científicos, as leis e princípios básicos que governam a vida social.

  • B.

    Segundo a perspectiva positivista, não é possível afirmar algo sobre o significado de alguma coisa partindo somente da própria coisa. Temos que examinar também o contexto no qual ela foi produzida e o contexto no qual estamos nesse momento tentando extrair sentido da mesma.

  • C.

    O positivismo é um método geral para compreender o que fazemos em termos do significado que atribuímos ao nosso comportamento e ao do nosso semelhante.

  • D.

    O positivismo supõe que a vida social é moldada por grupos e indivíduos que concorrem entre si por recursos e recompensas variados, do que resultam distribuições peculiares de riqueza, poder e prestígio.

A corrente teórica conhecida por entender cada cultura como um todo coerente ou um sistema coerentemente integrado de relações sociais onde todos os elementos se harmonizam uns aos outros e nada ocorre ao acaso recebeu o nome de:

  • A.

    Evolucionismo.

  • B.

    Funcionalismo.

  • C.

    Estruturalismo.

  • D.

    Pós-estruturalismo.

Em 1871, Edward Tylor sistematizou pela primeira vez o conceito científico de cultura, ancorado pelas teorias evolucionistas da época. A concepção de cultura de Tylor foi denominada de universalista. O primeiro antropólogo a desenvolver uma concepção particularista de cultura e realizar pesquisas in situ para observação direta e prolongada das então chamadas “culturas primitivas” foi:

  • A.

    Lewis Morgan.

  • B.

    Edmund Leach.

  • C.

    Franz Boas.

  • D.

    Claude Lévi-Strauss.

A partir do governo de Getúlio Vargas, estabeleceu-se o que os cientistas sociais chamam de “Estado Varguista” ou “nacional-desenvolvimentista”. Considere as afirmativas a seguir sobre esse tema.

I - Percebe-se uma forte tendência liberal no Estado Varguista pela sua fraca atuação como núcleo organizador da sociedade;

II - O Estado Varguista buscou funcionar como alavanca para o desenvolvimento entendido como a construção de um capitalismo industrial, por meio da substituição de importações;

III - Um dos traços marcantes do Estado Varguista foi sua colocação como escudo protetor da indústria nacional ante a competição externa.

IV - O Estado Varguista também se caracterizou pelo fenômeno que foi denominado pelos cientistas sociais de populismo. Em síntese, o populismo significou políticas de forte repressão aos trabalhadores e de favorecimento apenas da elite industrial através de fraca legislação trabalhista.

As afirmativas verdadeiras são:

  • A.

    Apenas I, II e III.

  • B.

    Apenas I e II e IV.

  • C.

    Apenas II e III.

  • D.

    Apenas III e IV.

Com base nos seus conhecimentos sobre as análises de Karl Marx acerca dos temas capitalismo, trabalho e alienação, considere as afirmativas a seguir:

I - Segundo Marx, o fenômeno da alienação não ultrapassa o processo produtivo. O sistema político, as atividades de lazer assim como as religiões sofrem menor influência da ideologia burguesa e, por isso, constituem espaços fundamentais para a tomada de consciência de classe.

II - Alienação se refere, entre outras coisas, ao processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho. A mercadoria é separada do trabalhador que a criou e colocada no comércio muitas vezes por um valor inacessível ao trabalhador.

III - No capitalismo, os diferentes trabalhadores se vêem como indivíduos isolados e não se percebem como classe social produtora da riqueza e das mercadorias.

IV - Nas mercadorias e na sua publicidade ficam explícitos as relações de classe e todo o processo de produção que as originou.

Selecione a alternativa abaixo que contém a(s) afirmativa(s) falsa(s):

  • A.

    Apenas I, II e III.

  • B.

    Apenas I e II e IV.

  • C.

    Apenas I e IV.

  • D.

    Apenas a IV.

Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de política pública:

  • A.

    Política pública é o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e com a iniciativa privada.

  • B.

    Política pública é o conjunto de ações populares voltadas para a garantia dos direitos do Estado. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito público em ações individuais no espaço público.

  • C.

    Políticas públicas é o conjunto de comportamentos das empresas públicas e privadas no sentido de resolver problemas sociais internos e externos.

  • D.

    Política pública é o conjunto de ações e procedimentos que visam à resolução pacífica de conflitos em torno de conceitos sociológicos.

Sobre a análise sociológica da sexualidade humana, assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas:

I - Os homens tendem a ser mais promíscuos que as mulheres porque são biologicamente inclinados a fecundar tantas mulheres quanto possível, enquanto as mulheres querem parceiros estáveis para proteger a herança biológica investida em seus filhotes.

II - Em todas as sociedades existem normas sexuais que aprovam certas práticas, enquanto desencorajam e condenam outras. Os tipos aceitos de comportamento sexual variam nas diferentes culturas, o que nos permite saber que a maioria das respostas sexuais são aprendidas, e não inatas.

III - A homossexualidade, orientação das atividades sexuais ou dos sentimentos em relação a outras pessoas do mesmo sexo, existe em todas as culturas.

IV - A sexualidade humana é complicada demais para ser inteiramente atribuível a traços biológicos. Deve ser entendida no sentido das significações sociais nas quais os seres humanos estão inscritos.

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas II, III e IV.

  • D.

    Todas estão corretas.

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