Lista completa de Questões de Sociologia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os casos de corrupção nas diversas esferas do Estado brasileiro vêm despertando a atenção da sociedade para as atuais relações entre o público e o privado na política nacional. Sobre a contribuição da sociologia para a análise desse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A expressão individualismo metodológico foi criada pelo sociólogo e economista austríaco J. Schumpeter (1954) e divulgada pelo economista F. Von Hayek (1952) e pelo filósofo da ciência K. Popper. Porém, já a encontramos, textualmente, numa carta de Max Weber a seu amigo R. Liefmann [...]. (BOURDON, Raymon. Tratado de Sociologia). Segundo o paradigma metodológico nomeado pela expressão individualismo metodológico, os fenômenos sociais devem ser analisados
Estudar a religião é uma atividade desafiadora, que exige esforços especiais da imaginação sociológica. Ao analisarmos as práticas religiosas, precisamos compreender a imensa diversidade de crenças e rituais encontrados nas variadas culturas humanas. [...] Precisamos reconhecer a diversidade de crença religiosa e modos de conduta, mas também investigar a natureza da religião enquanto fenômeno geral. (GIDDENS, A. Sociologia. 4ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 426). Considerando a abordagem de Émile Durkheim para o fenômeno religioso, assinale a alternativa correta:
Basta uma vista de olhos pelas estatísticas ocupacionais de um país pluriconfessional para constatar a notável frequência de um fenômeno por diversas vezes vivamente discutido na imprensa e na literatura católica bem como nos congressos católicos da Alemanha: o caráter predominantemente protestante dos proprietários do capital e empresários, assim como das camadas superiores da mão de obra qualificada, notadamente do pessoal de mais alta qualificação técnica ou comercial das empresas modernas. (WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 29).
O livro A ética protestante e o espírito do capitalismo inicia com a constatação de uma relação entre dois fenômenos, a confissão religiosa e a estratificação social. A partir de dados estatísticos, Max Weber procurou estabelecer conexões entre a doutrina protestante e o desenvolvimento do capitalismo. A respeito das teses do autor sobre essas conexões, analise as assertivas abaixo.
I. A relação entre a religião e a sociedade não se dá por meios institucionais, mas por intermédio de valores introjetados nos indivíduos e transformados em motivos da ação social.
II. A formação do ethos protestante mostrou-se propícia ao desenvolvimento do capitalismo, em oposição ao ethos contemplativo atribuído ao catolicismo.
III. A recusa de um modo de vida ascético, baseado na autodisciplina, na poupança, na austeridade, no dever e na propensão ao trabalho, foi determinante para o sucesso dos indivíduos protestantes na sociedade capitalista.
IV. Certos tipos de Protestantismo, em particular o Calvinismo, favoreciam o comportamento econômico racional, característico do espírito do capitalismo.
Quais estão corretas?
Segundo o cientista social C. Wright Mill, o olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de pré-noções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Para descrever essa atitude metodológica do sociológico, C. Wright Mill utilizou o conceito de:
Porto Alegre, assim como outras grandes capitais, é uma cidade marcada pela pichação de muitos muros e prédios. Esse movimento de pichação é bastante complexo, não podendo ser considerado como uma simples expressão de vandalismo. Segundo a perspectiva sociológica, a pichação pode ser compreendida como:
____________ é uma noção mediadora que ajuda a romper com a dualidade de senso comum entre indivíduo e sociedade ao captar a interiorização da exterioridade e a exteriorização da interioridade, ou seja, o modo como a sociedade torna-se depositada nas pessoas sob a forma de disposições duráveis ou capacidades treinadas e propensões estruturadas para pensar, sentir e agir de modos determinados, que então as guiam em suas respostas criativas aos constrangimentos e solicitações de seu meio social existente. (WACQUANT, Loic. Educação e Linguagem, ano 10, nº 16, jul-dez, 2007, p. 65-66).
No texto acima, Loic Wacquant se refere a um conceito empregado por Pierre Bourdieu para tentar compreender as formas de dominação na nossa sociedade. A noção que melhor preenche a lacuna no texto acima é:
Assinale a alternativa que expressa a concepção sociológica de poder, de acordo com a perspectiva sociológica de Max Weber.
A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se a profundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente (MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. Com adaptações).
As Ciências Sociais lançam mão de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, assinale a alternativa correta.
A economia solidária é um modo específico de organização de atividades econômicas. Sobre o conceito de economia solidária, analise as assertivas abaixo:
I. É sinônimo de Terceiro Setor.
II. Pressupõe uma nova lógica de desenvolvimento econômico e de distribuição de renda.
III. Surge como alternativa ao modo capitalista de organizar as relações sociais dos seres humanos entre si e destes com a natureza.
IV. Corrobora a crença de que o mercado é capaz de autorregular-se para o bem de todos e que a competição é o melhor modo de relação entre os atores sociais.
V. Possui as seguintes características: cooperação, autogestão e solidariedade.
Quais estão corretas?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...