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Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da sociologia, segundo Emile Durkheim.
O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.
O fato social, interior e espontâneo em relação à vontade dos indivíduos.
A ação social, interior e espontânea em relação à vontade dos indivíduos.
A ação social, exterior e coercitiva em relação à vontade dos indivíduos.
A anomia social, exterior e coercitiva em relação à vontade dos indivíduos.
Segundo o paradigma sociológico do consenso, a escola é um lugar no qual a sociedade transmite valores e prepara seus membros para a vida adulta. Conforme a sociologia durkheimiana, o papel da escola na educação moral é o de desenvolver nos alunos regularidade e autodomínio. Assim, é correto afirmar que o paradigma sociológico do consenso
está em franco desacordo com as ideias de Durkheim.
afina-se completamente com as ideias de Durkheim.
apresenta dois pontos de discordância quanto às ideias de Durkheim.
nada tem de comum com as ideias de Durkheim, mas sim com os postulados teóricos de Marx.
aborda tema alheio às teorias de Durkheim.
Para a elaboração de um plano de aula, o professor de sociologia, segundo os PCN, deve ter como critério para seleção de conteúdo
seus conhecimentos prévios a respeito do tema, relevância social do tema e características dos estudantes.
relevância social do tema, características dos estudantes e especificidades do conhecimento da área.
formação geral do estudante, relevância social do tema e condições infraestruturais da escola.
seus conhecimentos prévios a respeito do tema, atualidade do tema e características dos estudantes.
atualidade do tema, características dos estudantes e condições infraestruturais da escola.
A sociologia era a ciência que contribuiria para levar a sociedade capitalista à perfeição. Essa é uma ideia de
Karl Marx.
Pierre Bourdieu.
Max Weber.
Émile Durkheim.
Gramsci.
No texto X, a metáfora da arena, no espaço social e escolar vivido pelos estudantes, revela que
os processos de socialização na escola devem considerar a pluralidade cultural e o conflito, já que uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual desconhecem a realidade social.
os processos de socialização na escola devem considerar uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual.
há processos de socialização harmônicos e convergentes entre os diferentes sujeitos.
a anomia social é fruto da ausência da autoridade docente, propiciando o conflito entre os discentes.
os conflitos criados pelo professor na instituição escolar resultam de posturas tradicionais pautadas no autoritarismo da nova escola.
Com relação ao texto X, assinale a alternativa correta.
A negociação da participação discente deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá essencialmente nesse espaço.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os docentes não são bem remunerados.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os discentes não são mais socializados.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade mantém-se intacta, o que lhe dá condições de impor, ao discente, a participação deste.
Relacionando as ideias dos textos IX e X, é correto afirmar que
o plano de aula é apenas um instrumento formal do professor, pois já não atende mais aos desafios atuais da sociedade e da escola.
o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, prescinde da disposição discente em participar da aula, bem como das mudanças na sociedade e na escola.
saber elaborar um plano de aula que atenda aos atuais desafios da aprendizagem dos estudantes requer conhecimento técnico do docente que prescinde das mudanças na sociedade e na escola.
o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, considera as características dos discentes e aspectos internos e externos à escola.
saber elaborar tecnicamente um plano de ensino, por si, propicia ao professor o sucesso na sala de aula, mesmo com as mudanças na sociedade e na escola.
Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.
A partir da organização dos movimentos populares do século XX que impulsionaram a mudança dos marcos legislativos para garantir o direito à participação efetiva da comunidade nos espaços de decisão escolar, foram criados os conselhos escolares. Com relação aos conselhos escolares, julgue os itens a seguir.
I Têm como única função fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola.
II Têm como única função discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
III São constituídos por representantes de pais, estudantes e, opcionalmente, membros da comunidade local.
IV São constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas um item está certo.
Apenas dois itens estão certos.
Apenas três itens estão certos.
Todos os itens estão certos.
Para atingir o objetivo de que o estudante, ao final do ensino médio, tenha o domínio dos conhecimentos de sociologia necessários ao exercício da cidadania, o professor deverá organizar os conteúdos de suas aulas de forma que, segundo uma perspectiva atual e crítica dos processos de ensino e aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, sobretudo por meio da exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia por meio de trabalhos em grupos e exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, com distinção de papéis, em que o professor cria variados espaços e estratégias de ensino, considerando, em primeiro lugar, o aprendizado dos estudantes, que não se restringe ao conteúdo livresco. Para tanto, deverá criar processos motivacionais e fazer uso da autoridade docente.
toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, sem distinção de papéis, pois, se o professor sabe certo conteúdo e tem experiência, o estudante também sabe algum conteúdo e igualmente tem experiência; assim, ambos ensinam e aprendem igualmente, prescindindo de uma autoridade docente.
haja especialmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, aplicando trabalhos em grupos e exposição oral predominante do estudante, sem intervenção do professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
Texto VII, para responder às questões 34 e 35.
Com relação às informações do texto VII, é correto afirmar que,
na cultura brasileira, sendo o futebol uma paixão nacional, este esporte endossa a visão da elite de que tudo o que vem de fora é melhor, pois o futebol é de origem inglesa.
para Damatta, o futebol tende a alienar os brasileiros, da mesma forma que o gosto dos franceses pela literatura os aliena.
no Brasil, há uma relação entre o futebol e a mentalidade colonialista: o futebol ratifica essa mentalidade.
para o autor, tudo o que vem de fora não é assimilado adequadamente pela cultura brasileira, pois nós temos um problema de autoestima, de inferioridade.
embora haja uma fascinação pelo estrangeiro na cultura brasileira, o povo brasileiro também engloba essa fascinação e a assimila à brasileira, e o futebol é um exemplo cabal desse fato.
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