Questões de Sociologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Sociologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da sociologia, segundo Emile Durkheim.

  • A.

    O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.

  • B.

    O fato social, interior e espontâneo em relação à vontade dos indivíduos.

  • C.

    A ação social, interior e espontânea em relação à vontade dos indivíduos.

  • D.

    A ação social, exterior e coercitiva em relação à vontade dos indivíduos.

  • E.

    A anomia social, exterior e coercitiva em relação à vontade dos indivíduos.

Segundo o paradigma sociológico do consenso, a escola é um lugar no qual a sociedade transmite valores e prepara seus membros para a vida adulta. Conforme a sociologia durkheimiana, o papel da escola na educação moral é o de desenvolver nos alunos regularidade e autodomínio. Assim, é correto afirmar que o paradigma sociológico do consenso

  • A.

    está em franco desacordo com as ideias de Durkheim.

  • B.

    afina-se completamente com as ideias de Durkheim.

  • C.

    apresenta dois pontos de discordância quanto às ideias de Durkheim.

  • D.

    nada tem de comum com as ideias de Durkheim, mas sim com os postulados teóricos de Marx.

  • E.

    aborda tema alheio às teorias de Durkheim.

Para a elaboração de um plano de aula, o professor de sociologia, segundo os PCN, deve ter como critério para seleção de conteúdo

  • A.

    seus conhecimentos prévios a respeito do tema, relevância social do tema e características dos estudantes.

  • B.

    relevância social do tema, características dos estudantes e especificidades do conhecimento da área.

  • C.

    formação geral do estudante, relevância social do tema e condições infraestruturais da escola.

  • D.

    seus conhecimentos prévios a respeito do tema, atualidade do tema e características dos estudantes.

  • E.

    atualidade do tema, características dos estudantes e condições infraestruturais da escola.

A sociologia era a ciência que contribuiria para levar a sociedade capitalista à perfeição. Essa é uma ideia de

  • A.

    Karl Marx.

  • B.

    Pierre Bourdieu.

  • C.

    Max Weber.

  • D.

    Émile Durkheim.

  • E.

    Gramsci.

No texto X, a metáfora da “arena”, no espaço social e escolar vivido pelos estudantes, revela que

  • A.

    os processos de socialização na escola devem considerar a pluralidade cultural e o conflito, já que uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual desconhecem a realidade social.

  • B.

    os processos de socialização na escola devem considerar uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual.

  • C.

    há processos de socialização harmônicos e convergentes entre os diferentes sujeitos.

  • D.

    a anomia social é fruto da ausência da autoridade docente, propiciando o conflito entre os discentes.

  • E.

    os conflitos criados pelo professor na instituição escolar resultam de posturas tradicionais pautadas no autoritarismo da nova escola.

Com relação ao texto X, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A negociação da participação discente deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá essencialmente nesse espaço.

  • B. A negociação da participação discente não deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá em diferentes espaços, até mesmo em outros espaços escolares e não escolares.
  • C.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os docentes não são bem remunerados.

  • D.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os discentes não são mais socializados.

  • E.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade mantém-se intacta, o que lhe dá condições de impor, ao discente, a participação deste.

Relacionando as ideias dos textos IX e X, é correto afirmar que

  • A.

    o plano de aula é apenas um instrumento formal do professor, pois já não atende mais aos desafios atuais da sociedade e da escola.

  • B.

    o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, prescinde da disposição discente em participar da aula, bem como das mudanças na sociedade e na escola.

  • C.

    saber elaborar um plano de aula que atenda aos atuais desafios da aprendizagem dos estudantes requer conhecimento técnico do docente que prescinde das mudanças na sociedade e na escola.

  • D.

    o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, considera as características dos discentes e aspectos internos e externos à escola.

  • E.

    saber elaborar tecnicamente um plano de ensino, por si, propicia ao professor o sucesso na sala de aula, mesmo com as mudanças na sociedade e na escola.

Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.

A partir da organização dos movimentos populares do século XX que impulsionaram a mudança dos marcos legislativos para garantir o direito à participação efetiva da comunidade nos espaços de decisão escolar, foram criados os conselhos escolares. Com relação aos conselhos escolares, julgue os itens a seguir.

I Têm como única função fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola.

II Têm como única função discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

III São constituídos por representantes de pais, estudantes e, opcionalmente, membros da comunidade local.

IV São constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Apenas um item está certo.

  • C.

    Apenas dois itens estão certos.

  • D.

    Apenas três itens estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Para atingir o objetivo de que o estudante, ao final do ensino médio, tenha o domínio dos conhecimentos de sociologia necessários ao exercício da cidadania, o professor deverá organizar os conteúdos de suas aulas de forma que, segundo uma perspectiva atual e crítica dos processos de ensino e aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),

  • A.

    haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, sobretudo por meio da exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

  • B.

    haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia por meio de trabalhos em grupos e exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

  • C.

    toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, com distinção de papéis, em que o professor cria variados espaços e estratégias de ensino, considerando, em primeiro lugar, o aprendizado dos estudantes, que não se restringe ao conteúdo livresco. Para tanto, deverá criar processos motivacionais e fazer uso da autoridade docente.

  • D.

    toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, sem distinção de papéis, pois, se o professor sabe certo conteúdo e tem experiência, o estudante também sabe algum conteúdo e igualmente tem experiência; assim, ambos ensinam e aprendem igualmente, prescindindo de uma autoridade docente.

  • E.

    haja especialmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, aplicando trabalhos em grupos e exposição oral predominante do estudante, sem intervenção do professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

Com relação às informações do texto VII, é correto afirmar que,

  • A.

    na cultura brasileira, sendo o futebol uma paixão nacional, este esporte endossa a visão da elite de que tudo o que vem de fora é melhor, pois o futebol é de origem inglesa.

  • B.

    para Damatta, o futebol tende a alienar os brasileiros, da mesma forma que o gosto dos franceses pela literatura os aliena.

  • C.

    no Brasil, há uma relação entre o futebol e a mentalidade colonialista: o futebol ratifica essa mentalidade.

  • D.

    para o autor, tudo o que vem de fora não é assimilado adequadamente pela cultura brasileira, pois nós temos um problema de autoestima, de inferioridade.

  • E.

    embora haja uma fascinação pelo estrangeiro na cultura brasileira, o povo brasileiro também engloba essa fascinação e a assimila à brasileira, e o futebol é um exemplo cabal desse fato.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...