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Com base nos fundamentos do estudo social na área judiciária, de acordo com Eunice Fávero, assinale a alternativa incorreta.
O problema central da nossa sociedade é a falta de moral! Antigamente não existia isso porque havia moral na sociedade. Sou pobre, mas tenho moral, e por isso minha família foi pra frente. Por exemplo: minha filha estudou muito, e hoje é uma advogada; meus outros quatro filhos trabalham e ganham bem. Por que as outras famílias não fazem o mesmo? Hoje tem escola para todos, e a escola dá chances iguais a todos os que querem estudar. Essas ideias encontram alguns elementos da teoria
funcionalista.
marxista.
crítica da sociedade (Escola de Frankfurt).
compreensivista.
neopositivista.
A Sociologia Compreensiva volta-se para o estudo de elementos importantes da escola como o exame, a especialização e o diploma. As instituições educacionais, especialmente as de instrução superior as universidades, bem como as academias técnicas, escolas de comércio, ginásios e outras escolas de ensino médio , são dominadas e influenciadas pela necessidade do tipo de educação que produz um sistema de exames especiais e a especialização que é, cada vez mais, indispensável à burocracia moderna. Essas são ideias de
Karl Marx.
Émile Durkheim.
Max Weber.
Gramsci.
Pierre Bourdieu.
Relacionando as ideias dos textos XI e XII, assinale a alternativa correta.
Para Marx, a religião é uma forma de o homem transferir sua responsabilidade histórica para o transcendente, conforme o a-histórico expresso no trecho Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca do texto XI.
Para Marx, a religião é uma forma de o homem enfrentar sua responsabilidade histórica e rejeitar o a-histórico, expresso no trecho Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca do texto XI.
A alienação humana para Marx tem sua origem na religião.
Marx e Weber comungam do mesmo ponto de vista sobre a relação entre a religião e a sociedade.
Para Marx e Durkheim, a função substancial da religião é a criação, o reforço e a manutenção da solidariedade social. Enquanto persistir a sociedade, persistirá a religião.
Acerca do tema abordado no texto XI, é correto afirmar que
Marx foi o único dos três clássicos do pensamento sociológico que não escreveu nada a respeito da religião.
somente Durkheim abordou em suas obras o fenômeno religioso.
somente Weber abordou em suas obras o fenômeno religioso.
somente Marx abordou em suas obras o fenômeno religioso.
Marx, Durkheim e Weber abordaram em suas obras o fenômeno religioso.
Julgue os itens a seguir, de acordo com as ideias de Durkheim.
I Um pressuposto básico que governa as ideias da sociologia durkheimiana é a de que, na relação entre o indivíduo e a sociedade, existe uma supremacia do indivíduo sobre a sociedade e esta só pode ser explicada em função do indivíduo, pois o sistema capitalista é individualista.
II Na obra As formas elementares da vida religiosa, Durkheim advoga que a religião é um grande esquema de compreensão do mundo e de normalização da vida social.
III Para que os costumes ou os valores sociais e culturais sejam um fato social, é necessária a adesão de uma parcela significativa do grupo ao qual esses costumes referem-se, pois, assim, seria criada coesão social e coerção social.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Os sistemas escolares são burocracias, organizações baseadas na autoridade legal. A educação pode servir de marca de identificação de um grupo de status, assim como critério de seleção que não está necessariamente ligado à competência. A educação é um recurso utilizado pelos grupos sociais em sua competição pela riqueza, prestígio e poder. Essas são ideias de
Weber e os neoweberianos.
Marx e os marxistas.
Durkheim e os funcionalistas.
Augusto Comte e os neopositivistas.
Marx e os neopositivistas.
É correto afirmar que, em uma perspectiva marxista,
o Estado é o órgão acima dos interesses individuais; por isso, é o único capaz de organizar a educação com fins sociais.
a família é uma instituição acima dos interesses individuais e a única capaz de organizar a educação com fins sociais.
o Estado é o representante dos interesses da classe dominante; logo, é incapaz de representar os interesses de todos na sociedade.
a família não é uma instituição acima dos interesses individuais, embora seja a única capaz de organizar a educação com fins sociais.
O Estado é uma instituição incapaz de organizar a educação com fins sociais.
Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.
No segundo parágrafo do texto VIII, Isis Longo menciona a escola pública como um aparelho ideológico do Estado. Essa ideia tem como origem
Pierre Bourdieu, em sua obra Os Aparelhos Ideológicos do Estado, em que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.
Jean-Claude Passeron e Louis Althusser, em sua obra conjunta A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.
Louis Althusser, em sua obra A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.
Pierre Bourdieu e Louis Althusser, em sua obra conjunta A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.
Louis Althusser, em sua obra Os Aparelhos Ideológicos do Estado, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado capitalista.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de sociologia, assinale a alternativa correta.
É ideal que haja um único tipo de avaliação, na forma escrita, centrada no conteúdo ministrado em aula pelo professor, mas realizada em vários momentos, a fim de dar aos estudantes que não alcançaram bom rendimento a oportunidade de recuperarem seu desempenho nas outras avaliações.
Deve haver um único tipo de avaliação, na forma oral, centrada no conteúdo ministrado em aula pelo professor, mas realizada em vários momentos, a fim de dar aos estudantes que não alcançaram bom rendimento a oportunidade de recuperarem seu desempenho nas outras avaliações.
É necessária a aplicação de um tipo de avaliação, na forma escrita, centrada no conteúdo ministrado em aula pelo professor, e realizada uma única vez, a fim de que os estudantes levem a sério as aulas, pois, se sabem que poderão fazer várias avaliações, não se empenharão suficientemente nas primeiras avaliações.
A autoavaliação do estudante é suficiente e comprobatória da aprendizagem.
Deve haver mais de um tipo e de uma forma de avaliação, pois os conteúdos precisam ser avaliados levando-se em consideração as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais do aprendizado do estudante.
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