Lista completa de Questões de Sociologia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Temas e abordagens muito diversas são uma das características das ciências sociais, e da sociologia em particular. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
os estudos sociológicos sobre envelhecimento e tecnologias apresentam freqüentemente o uso de tecnologias como um efeito de idade e gênero;
Norbert Elias estudou temas tão diversos quanto o esporte, Mozart, o processo civilizatório e os outsiders;
Maurice Halbwachs é o autor de um trabalho clássico sobre a memória coletiva;
as pesquisas sobre comportamento desviante ressaltam a importância da etiquetagem (labeling) na interação social que constrói o papel social desviante;
Thomas C. Schelling, em seu livro "A Estratégia do Conflito", aplica a abordagem marxista à incorporação da teoria dos jogos às ciências sociais.
Tentativas de ultrapassar dualismos do tipo "holismo/ individualismo" caracterizaram obras como as de Anthony Giddens e Pierre Bourdieu. No mesmo sentido, as abordagens chamadas "neo-estruturais" têm enfatizado a importância de se estudarem as "redes" de relações. Um dos principais sociólogos dessa abordagem, Mark Granovetter, concluiu, por exemplo, que quanto aos destinos profissionais, ligações ou vínculos "fracos" são mais eficazes que os vínculos "fortes" e as cadeias relacionais "curtas" (Getting a Job, 1974). Do mesmo modo, Ronald Burt (1992) sustenta que uma rede é mais rica quando possui mais:
buracos estruturais;
contatos interpessoais;
vínculos superficiais de segunda classe;
complexidade de primeira ordem;
articulação sociométrica do tipo "Moreno-Young Chwe".
Ainda que continue elevada, a desigualdade de renda no Brasil vem diminuindo consistentemente na última década. Os estudiosos atribuem a melhoria do país nos índices de Gini aos seguintes fatores:
estabilização financeira do país, queda nas taxas de juros reais e queda da inflação;
Plano Real, estabilidade monetária, aumento do salário mínimo real e políticas sociais nos governos FHC e Lula;
aumento do salário mínimo real, extensão do Programa Bolsa Família e recomposição das dívidas interna e externa no governo Lula;
políticas sociais dos governos FHC e Lula, Bolsa Família, Cheque Cidadão e aumento do investimento em educação;
não houve qualquer melhoria nos índices de Gini e nenhuma diminuição consistente da desigualdade de renda no país na última década.
"Descobrimos que nada pode ser conhecido com alguma certeza, desde que todos os "fundamentos" preexistentes da epistemologia se revelaram sem credibilidade; que a "história" é destituída de teleologia e conseqüentemente nenhuma versão de "progresso" pode ser plausivelmente defendida". (Anthony Giddens, "As Conseqüências da Modernidade").
Giddens refere-se, no trecho acima, a um conjunto de teses, ditas da "pós-modernidade", que caracterizariam o período tardio do capitalismo e da modernidade. O tema da "pósmodernidade" foi introduzido, entre outros autores, por:
Jacques Lacan;
Michel Foucault;
Roland Barthes;
Jean-François Lyotard;
Jurgen Habermas.
Luiz Carlos Bresser Pereira, ao analisar a lógica dos processos de redução do tamanho do Estado, da diminuição de sua interferência nas atividades econômicas, de aumento de sua capacidade fiscal e administrativa, e do aumento do poder político democrático de seus governantes, identifica, respectivamente, quatro componentes básicos da reforma do Estado:
delimitação do papel do Estado através dos processos de privatização, publicização e terceirização; desregulação; aumento da governança; aumento da governabilidade;
implementação do público não-estatal; privatização; desestatização; aumento da governança;
implementação do público não-estatal; privatização; terceirização; aumento da governança; participação cidadã;
delimitação do papel do Estado através dos processos de privatização, publicização e terceirização; desregulação; público não-estatal; desestatização;
implementação do público não-estatal; privatização; desestatização; aumento da governabilidade.
"Assim, enquanto nos Estados Unidos a sociedade tem um código dominante que orienta todas as esferas da vida social, no Brasil há códigos específicos para cada esfera que a sociedade toma como básico. Somos uma pessoa em casa, outra na rua e ainda outra na igreja, terreiro ou centro espírita. Nossa lógica é relacional no sentido de que estamos sempre querendo maximizar as relações e a inclusão, criando com isso zonas de ambigüidade permanente".
Esse trecho de argumentação é exemplar das preocupações teóricas de um importante cientista social brasileiro:
Gilberto Freyre;
Roberto Kant de Lima;
Roberto DaMatta;
Gilberto Velho;
Wanderley Guilherme dos Santos.
Assinale a alternativa que mais representa a atual pirâmide etária da população brasileira:
maior concentração da população no meio da pirâmide;
estreitamento da base e maior concentração da população no topo da pirâmide;
maior concentração da população na base e estreitamento no topo da pirâmide;
uma porcentagem de população igual para o topo e a base da pirâmide;
maior concentração no topo da pirâmide.
Os autores, respectivamente, de "Sobrados e Mocambos", "A Integração do Negro na Sociedade de Classes" e "Parceiros do Rio Bonito", são:
Gilberto Freyre, Edson Carneiro e Oracy Nogueira;
Edson Carneiro, Florestan Fernandes e Donald Pierson;
Antônio Cândido, Edson Carneiro e Emilio Willems;
Gilberto Freyre, Florestan Fernandes e Antônio Cândido;
Edson Carneiro, Florestan Fernandes e Oracy Nogueira.
Os métodos sociológicos se conectam ao tipo de problemas e de recorte que se faz desses problemas para investigá-los. A esse respeito, é correto afirmar que:
na sociologia é consensual que a compreensão dos fenômenos sociais não pode ser isenta de valores;
parte importante da prática da sociologia implica o uso da imaginação;
apesar da diversidade dos problemas e dos objetos da sociologia, há uma homogeneidade em seus métodos;
para Weber, a sociologia privilegia a compreensão enquanto as ciências da natureza privilegiam a explicação e estes procedimentos são exclusivos e distintos;
a sociologia nasceu como resposta intelectual a um período de permanência de uma sociedade urbana, industrial e democrática.
Para Pierre Bourdieu, "habitus" pode ser definido como:
costume arraigado em um grupo social, que serve de pano de fundo para as ações sociais;
sistema de disposições duráveis internalizados pelo indivíduo e que funciona como esquemas inconscientes de ação, percepção e reflexão;
o ethos próprio de um grupo social, constituído de folkways, mores e leis e que "instrui", por assim dizer, a ação do indivíduo, mesmo inconscientemente, num grupo social;
estrutura estruturada que organiza a ação individual, independente da vontade dos indivíduos, e que se transforma, com o tempo, em estrutura estruturante;
conjunto das disposições estruturadas que, através do processo de socialização, é incorporada pelos indivíduos, fazendo-o agir de modo distinto do que agiria se tomado apenas como ator racional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...