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Estrutura, função, ação racional – são termos que demarcam diferentes conjunturas teóricas da sociologia no século XX. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
o individualismo metodológico nega a existência de sistemas sociais como algo mais do que a soma de suas partes;
Merton interessa-se por como algumas estruturas sociais exercem pressão sobre indivíduos, motivando-os a se engajarem no comportamento não conformista;
Parsons formaliza o problema da ordem como a relação não problemática entre a ordem fatual e a ordem normativa;
segundo Elster, o homem pode ser considerado como um máquina maximizadora global capaz de determinar o seu ritmo de desenvolvimento;
para Raymond Boudon as noções de escolha, de decisão, de previsão, de liberdade desempenham um papel essencial na sociologia.
A experiência social ao longo da vida por meio da qual os indivíduos desenvolvem a sua potência humana e aprendem a sua cultura é:
controle social;
interação simbólica;
aculturação;
cultura de comunicação;
socialização.
O processo social por meio do qual vantagens e recursos são distribuídos sistemática e desigualmente nas ou entre as sociedades denomina-se:
diferença social;
desigualdade social;
socialização;
mobilidade social;
estratificação social.
Ao conjunto de expectativas de comportamento em relação a cada uma das posições existentes em uma sociedade corresponde:
status;
categoria;
papel;
tipificação;
preconceito.
Segundo a perspectiva do conflito social, a divisão de trabalho entre homens e mulheres:
permite a estabilidade e o bem estar da família;
depende do número de filhos do casal;
mantém as mulheres em posição subordinada em relação aos homens;
tem por função a integração social;
é uma das principais características da solidariedade social.
No sentido em que é empregado por Niklas Luhmann, "autopoiesis" significa:
"auto-produção", servindo para explicar a emergência e reprodução dos sistemas sociais;
o mesmo que "práxis" na tradição marxista, servindo para designar práticas sociais transformadoras;
"re-equilíbrio" homeoestático do sistema social, através da readaptação das diferentes funções que coordenam a funcionalidade dos diferentes sub-sistemas de ação;
disposição do sistema para referir-se a si próprio, num movimento de reflexividade que o põe em condições de reproduzir-se através da mudança social;
capacidade de reprodução de um sistema social com base na ação consciente dos indivíduos que o constituem, cuja ação é reflexiva e "auto-referida".
Hospitais, asilos, conventos, prisões são exemplos de:
instituições totais;
aparelhos ideológicos de estado;
dispositivos de saber-poder;
governamentalidade;
órgãos públicos de parceria privada.
Importante cientista político e sociólogo brasileiro, autor de "Cidadania e Justiça", "Razões da Desordem" e outras obras, cunhou o conceito de "cidadania regulada" para se referir à forma pela qual direitos de cidadania foram obtidos e são praticados no Brasil. Trata-se de:
Fabio Wanderley Reis;
Simon Schwartzman;
Bolívar Lamounier;
Wanderley Guilherme dos Santos;
José Murilo de Carvalho.
Interpretar o Brasil, buscar compreender nossas diferenças em relação a outras sociedades, caracterizou e ainda caracteriza grande parte da produção sociológica brasileira. A esse respeito, é correto afirmar que:
para Raymundo Faoro, a formação social brasileira constituiu-se sob a forma do patrimonialismo, com base num estamento burocrático encastelado no Estado;
para Gilberto Freyre, as relações entre senhores e escravos no Brasil ajudaram a configurar a democracia racial brasileira;
para Celso Furtado, a colonização brasileira distinguiuse da norte-americana em virtude da tradicional ausência de pacto colonial nas colônias portuguesas;
para Florestan Fernandes, o subdesenvolvimento brasileiro deveu-se principalmente à forma pela qual a Inglaterra participou de nosso processo de independência política;
para Antônio Cândido, a literatura brasileira expressou, em diferentes momentos, o caráter endógeno das formas de sociabilidade existentes no Brasil.
Autores, respectivamente, de "Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional" e "Metamorfoses do Escravo", obras importantes da chamada "Escola Paulista" de Sociologia, são:
Florestan Fernandes e Fernando de Azevedo;
Fernando Henrique Cardoso e Otávio Ianni;
Florestan Fernandes e Fernando Henrique Cardoso;
Fernando Henrique Cardoso e Luís Pereira;
Otávio Ianni e Marialice Mencharini Forachi.
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