Questões de Terapia Ocupacional

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Analise as afirmativas que, no conceito tradicional de desenvolvimento motor, referem-se à “atividade reflexa do recém-nascido”:

1. Os comportamentos motores que estão presentes ao nascimento “desaparecem” num dado momento e posteriormente “reaparecem” sob a forma de comportamentos motores voluntários.

2. Acredita-se que o “desaparecimento” destes comportamentos deve-se ao fato de haver inibição cortical sobre os centros cerebrais inferiores.

3. São exemplos as reações endireitamento e retificação e reações de equilíbrio e proteção.

4. São exemplos a marcha automática, a reação positiva de suporte, a preensão palmar e o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA).

5. O reforço ou a permanência desta atividade reflexa anormal por um período superior ao esperado pode ser vantajosa para o recém-nascido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Assinale a alternativa que corresponde à causa mais frequente de deficiência mental herdada.

  • A.

    Síndrome de Patau

  • B.

    Síndrome de Turner

  • C.

    Síndrome do X Frágil

  • D.

    Síndrome de Cri Du chat

  • E.

    Síndrome de Prader-Willy

Assinale a alternativa correspondente ao reflexo/ reação que melhor caracteriza o controle antigravitário por parte do lactente.

  • A.

    Reação tônica cervical assimétrica (RTCA)

  • B.

    Reação tônica cervical simétrica (RTCS)

  • C.

    Reflexo de Moro

  • D.

    Reflexo de Landau

  • E.

    Reflexo de Encurvamento do tronco (Reação de Gallant)

Analise as afirmativas referentes à concepção atual do termo “Atividade” na Terapia Ocupacional (TO), como prática de intervenção clínica:

1. A TO é um processo de tratamento no qual o terapeuta utiliza a atividade como recurso técnico.

 2. A atividade é apenas um meio utilizado pelo TO para treinar ou aprimorar uma tarefa específica, independente do contexto em que se apresenta.

3. A atividade é o instrumento que favorece ao indivíduo a compreensão de si mesmo, do meio ambiente e de suas relações.

4. Ao propor a atividade, a terapeuta deve considerar sua realização não apenas no contexto terapêutico, mas no cotidiano do cliente.

5. Na eleição da atividade, a terapeuta ocupacional deve levar em conta exclusivamente as habilidades motoras e cognitivas do cliente.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Analise as afirmativas que se referem ao método de tratamento idealizado por Moshe Feldenkrais:

1. É praticado de duas formas: a Integração Funcional (IF) e a Percepção pelo Movimento (PPM).

2. Propõe que tanto a habilitação quanto a reabilitação funcional vem da educação ou reeducação do sentido cinestésico e seu reajuste a uma função normal de auto adaptação, visando à melhoria de todas as atividades neuromusculares.

3. Preconiza principalmente a realização ativa de sequências de movimento pré-estabelecidas, baseadas no desenvolvimento motor infantil normal.

4. Neste método a aprendizagem é definida como um processo orgânico, no qual os aspectos físicos e mentais estão totalmente integrados.

5. Na aplicação do método, as instruções verbais dirigem todo o movimento e devem ser fortes e vigorosas o suficiente para despertar no indivíduo a percepção e a consciência corporal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Assinale a alternativa que define corretamente as técnicas que fazem parte do Método Calatônico de Phetö Sándor (1916-1992).

  • A.

    Compressão e descompressão, toques profundos e massagem circular.

  • B.

    Contração e relaxamento, diagonais de movimento, iniciação rítmica e estabilização rítmica.

  • C.

    Padrões de inibição tônica, técnicas que influenciam o tônus, controle das reações associadas.

  • D.

    Deslizamentos superficiais e profundos, compressão e descompressão, movimentos corporais circulares.

  • E.

    Técnicas de relaxamento, que compreendem a calatonia, a descompressão fracionada e os toques de reajustamento nos pontos de apoio do corpo.

Assinale a alternativa que não está de acordo com as idéias centrais da Eutonia, método de abordagem corporal criado por Gerda Alexander (1908-1994).

  • A.

    O método propõe educação do movimento pelo princípio da eutonia e regulação ativa do tônus muscular.

  • B.

    A eutonia não pode ser considerada uma abordagem holística ou mesmo globalizante, visto que há proposição de distanciamento e mesmo cisão entre o psiquismo e o controle do movimento humano

  • C.

    A autora propõe que a harmonia do corpo é conseguida a partir da reeducação dos movimentos e dos dinamismos das tensões, visando à reestruturação sistemática da imagem corporal.

  • D.

    O objetivo final do método é a regulação e harmonização das tensões, a coordenação das funções neurovegetativas e psicomotoras e a distribuição e uso adequado e racional da energia disponível.

  • E.

    A eutonia valoriza o sentido do tato e tem como consequência a regularização das tensões; a primeira tarefa, neste método, é a de “despertar a sensibilidade da pele”.

Um dos modelos utilizados pelo Terapeuta Ocupacional no tratamento de crianças portadoras de atraso e/ou alteração no desenvolvimento sensório- -motor é a “Integração Sensorial”.

Sobre esse método, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A experiência multissensorial raramente é utilizada, pela possibilidade de superestimulação.

  • B.

    Neste método não há participação da criança na escolha da atividade que ela realizará, mesmo que ela esteja apta a fazê-lo.

  • C.

    As crianças com insegurança gravitacional devem ser precocemente introduzidas no equipamento de suspensão, pois necessitam de maior quantidade de estimulação vestibular.

  • D.

    Um dos principais instrumentos utilizados por este método é o equipamento de suspensão, o qual é considerado essencial para fornecer estimulação vestibular.

  • E.

    O equipamento sensorial integrativo deve ser utilizado de forma a fornecer uma sobrecarga sensorial essencial no desenvolvimento das habilidades da criança.

Um dos modelos utilizados pelo Terapeuta ocupacional para a intervenção frente a indivíduos portadores de deficiência física é a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).

Com relação a esse modelo de tratamento, assinale a alternativa que não diz respeito a este modelo de tratamento:

  • A.

    Segundo a FNP, o movimento normal é diagonal: não linear.

  • B.

    Os comandos verbais do terapeuta, utilizados para conduzir o movimento, devem ser precisos.

  • C.

    A regulação temporal proximal produz o movimento correto, isto é, os segmentos proximais movem-se primeiro, dirigindo os segmentos corporais distais.

  • D.

    Os padrões diagonais definidos para a FNP consistem de flexão e extensão, abdução e adução, rotação interna e rotação externa simultâneas.

  • E.

    O contato manual firme do terapeuta e a condução do movimento lento permitem a estimulação proprioceptiva, para estimular o aprendizado motor.

Nos estudos sobre desenvolvimento humano há uma teoria que aponta a fase denominada “iniciativa versus culpa”

I. Esta fase é a terceira crise do desenvolvimento psicossocial.

II. Oautor desta visão é Vygotsky.

III. Esta fase ocorre entre os três e os seis anos de idade.

Das afirmativas acima mencionadas:

  • A.

    somente I e II estão corretas.

  • B.

    somente III está correta.

  • C.

    I, II, III estão corretas

  • D.

    somente II e III estão corretas.

  • E.

    somente I e III estão corretas.

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