Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas que, no conceito tradicional de desenvolvimento motor, referem-se à atividade reflexa do recém-nascido:
1. Os comportamentos motores que estão presentes ao nascimento desaparecem num dado momento e posteriormente reaparecem sob a forma de comportamentos motores voluntários.
2. Acredita-se que o desaparecimento destes comportamentos deve-se ao fato de haver inibição cortical sobre os centros cerebrais inferiores.
3. São exemplos as reações endireitamento e retificação e reações de equilíbrio e proteção.
4. São exemplos a marcha automática, a reação positiva de suporte, a preensão palmar e o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA).
5. O reforço ou a permanência desta atividade reflexa anormal por um período superior ao esperado pode ser vantajosa para o recém-nascido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Assinale a alternativa que corresponde à causa mais frequente de deficiência mental herdada.
Síndrome de Patau
Síndrome de Turner
Síndrome do X Frágil
Síndrome de Cri Du chat
Síndrome de Prader-Willy
Assinale a alternativa correspondente ao reflexo/ reação que melhor caracteriza o controle antigravitário por parte do lactente.
Reação tônica cervical assimétrica (RTCA)
Reação tônica cervical simétrica (RTCS)
Reflexo de Moro
Reflexo de Landau
Reflexo de Encurvamento do tronco (Reação de Gallant)
Analise as afirmativas referentes à concepção atual do termo Atividade na Terapia Ocupacional (TO), como prática de intervenção clínica:
1. A TO é um processo de tratamento no qual o terapeuta utiliza a atividade como recurso técnico.
2. A atividade é apenas um meio utilizado pelo TO para treinar ou aprimorar uma tarefa específica, independente do contexto em que se apresenta.
3. A atividade é o instrumento que favorece ao indivíduo a compreensão de si mesmo, do meio ambiente e de suas relações.
4. Ao propor a atividade, a terapeuta deve considerar sua realização não apenas no contexto terapêutico, mas no cotidiano do cliente.
5. Na eleição da atividade, a terapeuta ocupacional deve levar em conta exclusivamente as habilidades motoras e cognitivas do cliente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Analise as afirmativas que se referem ao método de tratamento idealizado por Moshe Feldenkrais:
1. É praticado de duas formas: a Integração Funcional (IF) e a Percepção pelo Movimento (PPM).
2. Propõe que tanto a habilitação quanto a reabilitação funcional vem da educação ou reeducação do sentido cinestésico e seu reajuste a uma função normal de auto adaptação, visando à melhoria de todas as atividades neuromusculares.
3. Preconiza principalmente a realização ativa de sequências de movimento pré-estabelecidas, baseadas no desenvolvimento motor infantil normal.
4. Neste método a aprendizagem é definida como um processo orgânico, no qual os aspectos físicos e mentais estão totalmente integrados.
5. Na aplicação do método, as instruções verbais dirigem todo o movimento e devem ser fortes e vigorosas o suficiente para despertar no indivíduo a percepção e a consciência corporal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Assinale a alternativa que define corretamente as técnicas que fazem parte do Método Calatônico de Phetö Sándor (1916-1992).
Compressão e descompressão, toques profundos e massagem circular.
Contração e relaxamento, diagonais de movimento, iniciação rítmica e estabilização rítmica.
Padrões de inibição tônica, técnicas que influenciam o tônus, controle das reações associadas.
Deslizamentos superficiais e profundos, compressão e descompressão, movimentos corporais circulares.
Técnicas de relaxamento, que compreendem a calatonia, a descompressão fracionada e os toques de reajustamento nos pontos de apoio do corpo.
Assinale a alternativa que não está de acordo com as idéias centrais da Eutonia, método de abordagem corporal criado por Gerda Alexander (1908-1994).
O método propõe educação do movimento pelo princípio da eutonia e regulação ativa do tônus muscular.
A eutonia não pode ser considerada uma abordagem holística ou mesmo globalizante, visto que há proposição de distanciamento e mesmo cisão entre o psiquismo e o controle do movimento humano
A autora propõe que a harmonia do corpo é conseguida a partir da reeducação dos movimentos e dos dinamismos das tensões, visando à reestruturação sistemática da imagem corporal.
O objetivo final do método é a regulação e harmonização das tensões, a coordenação das funções neurovegetativas e psicomotoras e a distribuição e uso adequado e racional da energia disponível.
A eutonia valoriza o sentido do tato e tem como consequência a regularização das tensões; a primeira tarefa, neste método, é a de despertar a sensibilidade da pele.
Um dos modelos utilizados pelo Terapeuta Ocupacional no tratamento de crianças portadoras de atraso e/ou alteração no desenvolvimento sensório- -motor é a Integração Sensorial.
Sobre esse método, assinale a alternativa correta.
A experiência multissensorial raramente é utilizada, pela possibilidade de superestimulação.
Neste método não há participação da criança na escolha da atividade que ela realizará, mesmo que ela esteja apta a fazê-lo.
As crianças com insegurança gravitacional devem ser precocemente introduzidas no equipamento de suspensão, pois necessitam de maior quantidade de estimulação vestibular.
Um dos principais instrumentos utilizados por este método é o equipamento de suspensão, o qual é considerado essencial para fornecer estimulação vestibular.
O equipamento sensorial integrativo deve ser utilizado de forma a fornecer uma sobrecarga sensorial essencial no desenvolvimento das habilidades da criança.
Um dos modelos utilizados pelo Terapeuta ocupacional para a intervenção frente a indivíduos portadores de deficiência física é a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).
Com relação a esse modelo de tratamento, assinale a alternativa que não diz respeito a este modelo de tratamento:
Segundo a FNP, o movimento normal é diagonal: não linear.
Os comandos verbais do terapeuta, utilizados para conduzir o movimento, devem ser precisos.
A regulação temporal proximal produz o movimento correto, isto é, os segmentos proximais movem-se primeiro, dirigindo os segmentos corporais distais.
Os padrões diagonais definidos para a FNP consistem de flexão e extensão, abdução e adução, rotação interna e rotação externa simultâneas.
O contato manual firme do terapeuta e a condução do movimento lento permitem a estimulação proprioceptiva, para estimular o aprendizado motor.
Nos estudos sobre desenvolvimento humano há uma teoria que aponta a fase denominada iniciativa versus culpa
I. Esta fase é a terceira crise do desenvolvimento psicossocial.
II. Oautor desta visão é Vygotsky.
III. Esta fase ocorre entre os três e os seis anos de idade.
Das afirmativas acima mencionadas:
somente I e II estão corretas.
somente III está correta.
I, II, III estão corretas
somente II e III estão corretas.
somente I e III estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...