Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina assinale a alternativa correspondente aos indivíduos que não se enquadram na definição de Condutas Típicas:
Indivíduos com deficiências múltiplas.
Indivíduos com Transtorno Hipercinético ou do Déficit de Atenção/Impulsividade (TDAH/I).
Indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGO).
Indivíduos com diagnóstico de autismo, síndrome do espectro do autismo, síndrome de Rett e síndrome de Asperger.
Educandos com dificuldade de aprendizagem, fracasso escolar, transtorno de conduta e uma série de outras manifestações de ordem social e econômica que interferem no comportamento e no processo de ensino e aprendizagem.
Ainteração hormonal na qual o efeito de dois ou mais hormônios, atuando juntos, é maior ou mais extenso que a soma dos efeitos de cada hormônio, quando atua isoladamente se chama efeito:
craniossacral.
haldane.
permissivo.
Bohr.
sinérgico.
Assinale a alternativa que corresponde aos principais grupos de crises epiléticas, conforme a Classificação Internacional proposta em 1981:
Crises simples e crises complexas
Crises de pequeno mal e crises generalizadas
Crises parciais, crises generalizadas ou crises não classificadas
Crises de pequeno mal, crises parciais e crises totais
Os processos mecânico e químico da digestão decompõem o alimento ingerido em pequenas moléculas. Na digestão química, o carboidrato grande, lipídio, proteína e as moléculas de ácido nucleico, no alimento, são divididas em moléculas menores pela hidrólise. As enzimas digestivas catalisam essas reações catabólicas. Que estruturas do sistema digestório secretam enzimas digestivas?
boca, língua, fígado, jejuno, vesícula biliar.
esôfago, estômago, pâncreas, timo, fígado.
glândulas salivares, língua, estômago, pâncreas, intestino delgado.
íleo, esôfago, glândulas salivares, vesícula biliar, duodeno.
boca, faringe, colo sigmoide, intestino grosso, timo.
Analise as afirmativas abaixo, sobre a Política de Educação Especial no Estado de Santa Catarina:
1. A Política de Educação Especial no Estado de Santa Catarina foi oficializada em 1990 por meio da Resolução no 05 do Conselho Estadual de Educação.
2. Define que os educandos com deficiência devem ser matriculados na rede especial de ensino.
3. Define que os educandos com deficiência sensorial e com deficiência mental terão, em período oposto ao regular, serviço educacional de apoio.
4. Define que educandos com deficiências múltiplas poderão ser atendidos em escolas especiais conveniadas com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
5. Define que educandos com deficiência mental severa poderão ser atendidos em escolas especiais conveniadas com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
O movimento de rotação do antebraço ao redor de seu eixo longitudinal, movimento este que exige a ação das articulações radiulnar proximal e radiulnar distal tem o nome de:
prono-supinação.
garra-ulnar.
pinça pluridigital.
supraespinal.
cone de circundução.
No processo de desenvolvimento motor normal, é possível identificar alguns atos motores que são marcantes em idades mais ou menos específicas e que não variam muito de um bebê para o outro. No que se refere ao desenvolvimento da atividade dos membros superiores para pegar e manusear objetos, assinale a alternativa que melhor define as respectivas idades em que são evidenciados os seguintes atos motores no desenvolvimento motor normal: juntar as mãos na linha média, início da preensão voluntária, devolver um objeto que lhe é dado e levar o alimento à boca para comer sozinho.
2 meses, 7 meses, 8 meses e 15 meses.
2 meses, 7 meses, 9 meses e 12 meses.
3 meses, 2 meses, 5 meses e 6 meses.
3 meses, 4 meses, 12 meses e 9 meses.
5 meses, 7 meses, 6 meses e 10 meses.
O músculo braquial é um músculo do(da):
joelho.
ombro.
punho
cotovelo.
mão.
O complexo articular do ombro tem cinco articulações, divididas em dois grupos. No primeiro, temos:
I. a articulação do ombro (glenoumeral), a mais importante do grupo.
II. a acromioclavicular, localizada na extremidade medial da clavícula.
III. a externocostoclavicular, localizada fora e abaixo da clavívula.
IV. a escápulo-torácica, com atuação independente das demais.
V. a subdeltóidea, mecanicamente relacionada à glenoumeral.
Dos itens acima mencionados somente:
I e V estão corretos.
II e III estão corretos.
I e IV estão corretos.
II e Vestão corretos.
III está correto.
Durante os três primeiros meses, a criança responde aos estímulos com alguma atividade motora simples ou com uma série de reações concatenadas. Quanto menor é, mais globalmente reage aos estímulos, expressando-se com o corpo inteiro. O tempo e o amadurecimento permitem informações mais discriminadas, mas as emoções, segundo Ajuriaguerra, sempre se expressarão pelo(a):
dialética corpo-espírito.
complexo proprioceptivo
diálogo tônico.
síntese motora.
síndrome afetivo-cognoscitiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...