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As habilidades motoras grosseiras são representadas por movimentos globais de grandes músculos, correspondendo às capacidades como, por exemplo, de sentar, andar e correr. O desenvolvimento motor é realizado no sentido craniocaudal, próximo-distal e global-específico. Os movimentos sem coordenação das primeiras semanas de vida são substituídos por movimentos coordenados. Enumere as faixas etárias médias de aquisição de algumas habilidades motoras, relacionadas na coluna da direita, de acordo com as atividades motoras apresentadas na coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.3, 4, 6, 2, 5, 1.
1, 3, 4, 6, 5, 2.
4, 6, 5, 2, 3, 1.
5, 3, 2, 4, 1, 6.
3, 1, 2, 5, 6, 4.
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
O Brincar permite uma abordagem biopsicossocial coforme as reflexões abaixo demonstram. Quando brinca, a criança ...
I - ... experimenta a frustração e o fracasso e desenvolve a capacidade de reagir e manter sua ação;
II - aprende a desdramatizar as situações difíceis contribuindo para seu bem estar no cotidiano;
III - desenvolve a capacidade de autonomia no campo das decisões subjetivas e práticas.
IV - é beneficiada com a sensação de bem estar proveniente do aprendizado adquirido com as situações desafiadoras;
V - ... obtém desenvolvimento das atitudes e habilidades.
O aspecto psicológico/emocional é destacado nos itens I, II e IV.
No aspecto social temos os itens III e V.
A área bio da abordagem diz respeito a todo o contexto visto que o organismo é que sofre o resultado do aspecto emocional e social no âmbito endócrino, físico e fisiológico.
O item I ressalta um aspecto negativo.
O brincar permite espaços diferenciados para a intervenção.
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
Quanto ao uso do brincar como recurso terapêutico, nas intervenções realizadas em crianças que apresenta deficiência física, observa-se que "o brincar é modalidade terapêutica privilegiada para intervir junto à criança que apresenta deficiência física" (FERLAND 2006), visto...
I - ... ser o território de atividade próprio da criança;
II - ajudar nas atividades significativas para ela, de forma que a resposta à necessidade de (re)agir diante do estímulo, seja mais apropriada;
III - apresentar características similares com o trabalho e lazer adulto sendo meio de aprendizado para a futura vida adulta;
IV - ser um processo natural que ajuda na adaptação a diversas situações;
V - ... permitir uma resistência à passividade e à dependência da criança, fazendo-a participar da terapia.
A 5ª afirmativa estimula a decisão para a escolha do brincar como recurso terapêutico.
As respostas I e II se completam.
Todas as complementações contêm erros.
Somente a assertiva III está errada.
A complementação dada na assertiva I nos faz lembrar da importância do espaço e/ou da atividade fazer parte da cultura ou do contexto próprio da faixa etária dos clientes.
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento caracterizam-se particularmente pelo atraso no desenvolvimento na comunicação e na socialização.
I O autismo, embora seja um tipo representativo desse transtorno, difere dessa caracterização.
II O faz de conta encontra-se ausente nas brincadeiras quase sempre estereotipadas, dessas crianças.
III Crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento tendem a ter grande habilidade no domínio motor e visoespacial.
IV O brinquedo que reage à ação da criança ou os que exigem gestos repetitivos e simples, são os que mais atraem crianças com esses transtornos.
V O estímulo através do brincar é via terapêutica para a exploração de ambientes e domínio das habilidades interpessoais.
Somente a afirmativa III é falsa.
A afirmativa I é falsa.
Em crianças autistas observam-se várias habilidades motoras.
As afirmativas II, IV e V, são corretas.
O "fazer de conta" assemelha-se ao fantasiar a realidade.
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
Estudos realizados por Messier (2000), com crianças com deficits intelectuais e com idade entre 5 e 7 anos, apontaram as seguintes características.
I As crianças eram hábeis em atividades que implicam exploração do espaço e motricidade global.
II A imitação, a manipulação e a socialização não estavam relacionadas à idade mental da criança.
III A maior parte das crianças expressava, no brincar, similaridade com outras crianças sem déficit intelectual, em relação à curiosidade, espontaneidade e prazer.
IV O senso de humor e o gosto de vencer, é menos presente nessas crianças.
V As crianças estudadas por Messier divergem, nas suas ações, das crianças com as mesmas deficiências e faixas etárias, que participaram de estudos realizados dez anos antes por outros pesquisadores.
Todas as afirmativas estão corretas.
O estudo demonstra que há diferenças entre as crianças com padrão intelectual deficiente e as ditas normais no campo do brincar.
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras e as demais falsas.
A afirmativa III é verdadeira.
A afirmativa V é falsa.
Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira relacionando as etapas do planejamento terapêutico com as ações do terapeuta desenvolvidas nessas etapas.
Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
2, 6, 5, 4, 3, 1.
5, 3, 6, 2, 1, 4.
1, 2, 3, 4, 5, 6.
3, 6, 5, 2, 1, 4.
6, 1, 3, 2, 5, 4.
No processo de planejamento da Terapia Ocupacional, segundo Trombly, está CORRETO.
O processo varia quando é aplicado a pessoas com deficiências em áreas diferentes.
Segue a seguinte ordem: Identificar o problema, determinar abordagens, princípios e métodos e estabelecer objetivos.
A atividade, planejada de acordo com a abordagem determinada, deve ser tal que, adaptada ou não, implique automaticamente na resposta correta.
São dados suficientes para a identificação do problema a ser tratado, o resultado das avaliações da equipe multidisciplinar, bem como os objetivos do paciente.
No processo de planejamento do tratamento terapêutico, a observação do humor do paciente quando ele desempenha uma atividade, permite ao terapeuta ocupacional determinar seu nível funcional nas habilidades psicossociais.
A "Uniformização da Terminologia da Terapia Ocupacional", que é um documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), fundamenta o Modelo de Desempenho Ocupacional que está na base da intervenção do terapeuta, nas diversas áreas onde atua, representando um modelo profissional. De acordo com o Modelo de Desempenho Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O modelo de Desempenho Ocupacional baseia-se no uso das atividades em etapas e com graus de dificuldades decrescentes, exigindo respostas ao estímulo de forma similar, sendo divididas em quatro fases até o alcance do desempenho máximo incluindo aí o retorno à atividade laboral tradicional do paciente.
O Modelo faz referência às Áreas, Componentes ou Contextos de Desempenho, que se dividem em três.
Na terminologia da terapia ocupacional, as atividades são divididas em áreas de performances biopsicossociais sendo denominadas Atividades da Vida Diária, Atividades Laborativas (trabalho ou vida prática) e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).
Os componentes do desempenho, de acordo com o Modelo, são: sensoriomotor, de integração cognitiva e de habilidades psicossociais e psicológicos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde OMS (1980), quando uma debilidade ou uma incapacidade interfere na habilidade de uma pessoa em completar as atividades que fazem parte das suas responsabilidades e deveres sociais, ela é deficiente. Quanto à atuação clínica do Terapeuta Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O papel clínico do terapeuta ocupacional inclui avaliação e tratamento, a ser realizado com o apoio de outros profissionais.
No ambiente terapêutico, os terapeutas fornecem a oportunidade para que as pessoas aprendam como viver com uma incapacidade, aceite a perda de autonomia como natural, propiciando-lhes, assim, independência emocional.
A avaliação precede o planejamento do tratamento. A síntese dos dados de avaliação fornece informações sobre as atividades valorizadas, motivação, habilidades e déficits funcionais dos pacientes, que ajudam ou comprometem seus desempenhos funcionais.
A terapia ocupacional pode ajudar uma pessoa a desenvolver um autoconceito negativo ou positivo que facilitará o tratamento.
A terapia ocupacional pode ajudar a eliminar os motivadores que levam ao auto funcionamento e avaliar a intensidade do esquema de motivação do indivíduo para criar regras na realização das AVDs, conforme preconiza a AOTA, 1994.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
A ocupação/atividade é considerada terapêutica, quando condiz com situações abaixo.
I Não tem tanto significado para o cliente, mas prepara para a participação em outras atividades importantes.
II Sofreu processo de análise, seleção e gradação, além da adaptação, tendo seu reconhecimento nos diversos campos da saúde, antes de sua prescrição.
III Está de acordo com as necessidades e possibilidades de qualquer cliente e tem os recursos disponíveis em qualquer situação.
IV Serve de técnica de facilitação, inibição, posicionamento e/ou estímulo sensorial.
V É reconhecida, após análise, pelo Terapeuta Ocupacional como método auxiliar e/ou atividade habilitadora para diferentes níveis de intervenção.
F, F, V, F, V.
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
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