Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um grupo é um sistema de forças em que se distinguem as forças de desenvolvimento e as forças de coesão. Em relação às dinâmicas e às abordagens grupais, julgue os itens subsequentes.
O que difere grupo social de grupo terapêutico é essencialmente o fato de que no grupo terapêutico as pessoas sempre se reúnem para a obtenção de um fim em comum: o tratamento.
Maria tem 55 anos de idade, é casada, tem 2 filhos e há 8 meses teve a síndrome de Guillain-Barré. Ficou com fraqueza residual nos 4 membros e o prognóstico é de alguns ganhos adicionais de força, sem perspectiva de recuperação completa. O esposo relata que ela usa cadeira de rodas comum para se locomover, que é dependente para cuidados pessoais, que nunca tenta ajudar nas tarefas de casa e que se isola a maior parte do tempo.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Durante o exame de força muscular de Maria para o movimento de elevação da escápula, rotação de pescoço e flexão lateral, o terapeuta ocupacional avaliará, respectivamente, os músculos trapézio inferior, trapézio médio e elevador da escápula.
Maria tem 55 anos de idade, é casada, tem 2 filhos e há 8 meses teve a síndrome de Guillain-Barré. Ficou com fraqueza residual nos 4 membros e o prognóstico é de alguns ganhos adicionais de força, sem perspectiva de recuperação completa. O esposo relata que ela usa cadeira de rodas comum para se locomover, que é dependente para cuidados pessoais, que nunca tenta ajudar nas tarefas de casa e que se isola a maior parte do tempo.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Nos casos semelhantes ao de Maria, os encaminhamentos ao setor de terapia ocupacional são frequentemente realizados ainda na fase de inflamação aguda.
Maria tem 55 anos de idade, é casada, tem 2 filhos e há 8 meses teve a síndrome de Guillain-Barré. Ficou com fraqueza residual nos 4 membros e o prognóstico é de alguns ganhos adicionais de força, sem perspectiva de recuperação completa. O esposo relata que ela usa cadeira de rodas comum para se locomover, que é dependente para cuidados pessoais, que nunca tenta ajudar nas tarefas de casa e que se isola a maior parte do tempo.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
O isolamento social de Maria deverá ser atentamente observado pelo terapeuta ocupacional como um indicativo de possibilidade de processo depressivo em curso.
Maria tem 55 anos de idade, é casada, tem 2 filhos e há 8 meses teve a síndrome de Guillain-Barré. Ficou com fraqueza residual nos 4 membros e o prognóstico é de alguns ganhos adicionais de força, sem perspectiva de recuperação completa. O esposo relata que ela usa cadeira de rodas comum para se locomover, que é dependente para cuidados pessoais, que nunca tenta ajudar nas tarefas de casa e que se isola a maior parte do tempo.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
A utilização de técnicas de conservação de energia e graduação das atividades deve ser a conduta primordial adotada pelo terapeuta ocupacional, uma vez que a fadiga muscular de Maria pode resultar em aumento da fraqueza e, algumas vezes, até recidiva.
Maria tem 55 anos de idade, é casada, tem 2 filhos e há 8 meses teve a síndrome de Guillain-Barré. Ficou com fraqueza residual nos 4 membros e o prognóstico é de alguns ganhos adicionais de força, sem perspectiva de recuperação completa. O esposo relata que ela usa cadeira de rodas comum para se locomover, que é dependente para cuidados pessoais, que nunca tenta ajudar nas tarefas de casa e que se isola a maior parte do tempo.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
No caso descrito acima, a fraqueza muscular, as alterações autonômicas, a espasticidade e as alterações visuais são os principais sintomas da síndrome de Guillain-Barré.
Julgue os itens a seguir, acerca da psicomotricidade.
A confecção de bijuteria, montagem de quebra-cabeça do corpo humano, e jogos de mesa são exemplos de atividades que podem estimular, respectivamente, a coordenação motora fina, esquema corporal e coordenação motora grossa.
Julgue os itens a seguir, acerca da psicomotricidade.
A reeducação psicomotora é indicada para crianças, adolescentes e adultos que apresentam alterações ou atraso motor.
Julgue os itens a seguir, acerca da psicomotricidade.
A reeducação psicomotora é indicada nos casos de atraso motor, problemas de esquema corporal, lateralidade, coordenação motora fina, déficits de força muscular e limitação de movimento.
Julgue os itens seguintes, relativos ao desenvolvimento humano.
Estudos apontam que o desenvolvimento humano se deve, principalmente pela maturação neurofisiológica e que o ambiente externo pouco repercute nesse processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...