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O terapeuta ocupacional de um ambulatório de reabilitação física tem como única função desenvolver programas de tratamento especificamente para pacientes portadores de distúrbios oesteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Em uma mesma semana, esse terapeuta avaliou os seguintes casos.
I Uma digitadora que relatava dor, crepitação, calor e vermelhidão na região das mãos e punhos; trabalhava cerca de três horas seguidas (sem intervalo) sob enorme pressão, de forma a estar produzindo um número elevado de matérias por dia; queixava-se de trabalhar em uma mesa muito alta em relação ao seu tamanho e da pouca iluminação do ambiente de trabalho.
II Um homem que costumava jogar vôlei aos finais de semana como forma de distração e lazer, que, após o término de seu último jogo, estava sentindo fortes dores na região lateral do braço direito.
III Um homem, atleta profissional de vôlei, que apresentava sintomas e queixas idênticos ao caso anterior, mas que realizava treinos diários e de longa duração, em que vários exercícios repetitivos eram realizados de forma incessante. Segundo relato desse paciente, a dor era bastante forte e irradiava-se na face lateral de seu braço direito dominante e, além disso, havia crepitação e dificuldade na realização do movimento de elevação do braço. Somado a tudo isso, o atleta também demonstrava alto grau de ansiedade, visto que a fase final de um campeonato estava se aproximando, o que provocou um aumento excessivo no nível de cobrança do treinador, para que os resultados do time fossem cada vez mais positivos.
Considerando que, após a análise dos três casos, o terapeuta ocupacional tenha elaborado um plano de tratamento específico para cada um deles, julgue os itens que se seguem.
O terapeuta agiu corretamente ao prescrever um plano de tratamento diferenciado para os três casos, já que todos os sintomas são característicos de doenças ocupacionais e podem ser classificados como sendo DORT.
Com base na teoria do desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
Na fase pré-operacional, os jogos coletivos podem contribuir tanto para o desenvolvimento do aspecto social, quanto para o desenvolvimento dos aspectos físicos da criança.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Com relação à prática de tênis, o terapeuta deve sugerir que ela a retome rapidamente, já que o lado lesado não é seu lado dominante e também porque a prática de esportes físicos sempre proporciona a melhora do condicionamento físico e respiratório, tornando-se, portanto, sempre um fator positivo para o tratamento.
Com base na teoria do desenvolvimento, julgue os itens subseqüentes.
Apenas na fase pré-operacional as crianças são capazes de entender as regras dos jogos, deixando de ser egocêntricas e começando a respeitar os demais.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Se a amputação sofrida pela paciente tivesse ocorrido no nível do ombro, então o prejuízo da função manual seria de 100%.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
As propostas de reabilitação para crianças portadoras de necessidades especiais, baseadas no modelo médico, não contribuem para diminuir a resistência atual da sociedade em se reestruturar para permitir a inclusão de fato dessas pessoas no contexto social.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O treino da preensão deve ser feito com objetos de mesmos tamanho, forma e textura, de modo a facilitar a realização do movimento.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Assentos de cadeira de rodas mais largos do que o necessário, além de ocasionarem a estabilidade do tronco e dificultar o alcance dos membros superiores aos aros, exigem uma maior impulsão do cadeirante. Já assentos excessivamente longos, além de ocasionarem pontos de pressão na fossa poplítea, dificultam a extensão dos joelhos.
Uma paciente com 35 anos de idade, bancária, sofreu uma amputação transumeral do braço esquerdo devido a acidente automobilístico e, logo após a amputação, iniciou o tratamento de terapia ocupacional. Segundo seu relato, além de estar muito ansiosa para a colocação de sua prótese, ela é uma pessoa muito ativa, adora praticar esportes, principalmente tênis, e não vê a hora de poder voltar a exercitar essa prática.
Diante dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Após a colocação da prótese, o treinamento funcional deve ser iniciado com movimentos passivos, respeitando as condições clínicas da paciente e proporcionando-lhe uma maior propriocepção, fazendo que ela possa sentir integralmente tais movimentos para que depois possa executá-los.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Se Ricardo treina basquete, a dificuldade de coordenação olho-mão apresentada por ele estará sendo constantemente trabalhada, sendo que a cadeira de rodas, o seu posicionamento na mesma e a bola utilizada durante os treinos são fatores que interferem diretamente no objetivo do treinamento.
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