Questões de Terapia Ocupacional

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Em relação a arquitetura da mão é correto afirmar que:

  • A. O Arco transverso proximal é formado pelos oito ossos do carpo, firmemente acoplados por fortes ligamentos.
  • B. O Arco transverso longitudinal é formado pelos nove ossos do carpo, firmemente acoplados por fortes ligamentos.
  • C. O Arco transverso distal é formado pelos oito ossos do carpo, firmemente acoplados por fortes ligamentos.
  • D. O Arco transverso proximal é formado pelos nove ossos do carpo, firmemente acoplados por fortes ligamentos.

A Apraxia é a incapacidade de iniciar um movimento voluntário, apesar do perfeito estado motor e pode ocorrer em pessoas com acidente vascular cerebral, existem alguns tipos de Apraxias. Sobre a Apraxia construtiva é correto afirmar que:

  • A. É a inabilidade de vestir-se a si próprio por causa de desordens no esquema corporal e/ou relações espaciais, ocorrendo erros na orientação (roupas ao avesso, para baixo e para trás).
  • B. Há perda do processo mental para o conceito de sequência que permita o indivíduo relatar o simbolismo de objetos nomeados mais imagens visuais em um desempenho motor solicitado.
  • C. O paciente é capaz de descrever o ato e reconhece-lo, mas não o faz; porem pode fazê-lo espontaneamente (por exemplo, escrever).
  • D. Surge nas atividades complexas que necessitam da percepção e da representação das relações espaciais existentes entre os diversos objetos ou diversas partes de um objeto onde o paciente é capaz de desenhar as partes componentes de um objeto, mas não consegue integrálas em uma figura completa.

Quando o paciente queimado no membro superior não está realizando as atividades da vida diária e/ou exercícios, poderá utilizar órteses em condições especiais, vale salientar que se deve ter uma atenção voltada para as mãos, pois se trata de uma área nobre e funcional importante para a atividade humana, assim, na mão queimada o posicionamento ideal é conseguido por meio de órteses. Assinale a alternativa que corresponde ao posicionamento adequado com a utilização da órtese no caso de queimaduras na mão.

  • A. Punho em posição neutra, articulações metacarpofalageanas em leve flexão, articulações interfalageanas em extensão e o polegar em abdução e flexão.
  • B. Punho em posição neutra, articulações metacarpofalageanas em leve flexão, articulações interfalageanas em extensão e o polegar em abdução e flexão.
  • C. Punho em leve extensão, articulações metacarpofalageanas em leve flexão, articulações interfalageanas em extensão e o polegar em abdução e flexão.
  • D. Punho em posição neutra, articulações metacarpofalageanas em leve flexão, articulações interfalageanas em flexão e o polegar em abdução e flexão.

O modelo Ocupacional Funcional possui algumas premissas básicas, uma delas é que as pessoas esforçam-se para alcançar sentimentos de satisfação, definidos como sentimentos de eficiência pessoal e auto-estima, descreve também que, a habilidade de desempenhar os próprios papeis e atividades de vida depende das habilidades e capacidades básicas. Este modelo foi descrito por qual autor?

  • A. Eleanor Clarge Slagle
  • B. Gary Kielhofner
  • C. Rosemary Hagedorn
  • D. Catherine A. Trombly

Em relação ao conceito de Órtese é correto afirmar:

  • A. É um dispositivo aplicado a qualquer parte do corpo como, por exemplo, na coluna vertebral, aos segmentos cervical, torácico ou lombar; nos membros superiores, ao ombro, cotovelo punho e mão; nos membros inferiores, ao quadril, joelho e tornozelo, isoladamente ou abrangendo mais de uma articulação tendo como função, estabilizar ou imobilizar, prevenir ou corrigir deformidades, proteger contra lesões, auxiliar na cura ou maximizar função.
  • B. É um dispositivo aplicado a qualquer parte do corpo como, por exemplo, na coluna vertebral, aos segmentos cervical, torácico ou lombar; nos membros superiores, ao ombro, cotovelo punho e mão; nos membros inferiores, ao quadril, joelho e tornozelo, isoladamente ou abrangendo mais de uma articulação tendo como função somente estabilizar e/ou prevenir e corrigir deformidades, proteger contra lesões, auxiliar na cura ou maximizar função.
  • C. É um dispositivo aplicado a qualquer parte do corpo como, por exemplo, na coluna vertebral, aos segmentos cervical, torácico ou lombar; nos membros superiores, ao ombro, cotovelo punho e mão; nos membros inferiores ao quadril, joelho e tornozelo, isoladamente em uma articulação tendo como função, estabilizar ou imobilizar, prevenir ou corrigir deformidades, proteger contra lesões, auxiliar na cura ou minimizar função.
  • D. É um dispositivo aplicado a qualquer parte do corpo como, por exemplo, na coluna vertebral, aos segmentos cervical, torácico ou lombar; nos membros superiores, ao ombro, cotovelo punho e mão; nos membros inferiores, ao quadril, joelho e tornozelo, isoladamente em uma articulação tendo como função, somente estabilizar e/ou prevenir ou corrigir deformidades, proteger contra lesões, auxiliar na cura ou maximizar função.

Assinale a alternativa correta em que o Recurso de Tecnologia Assistiva possui as funções de: aplicação e /ou diminuição de forças sobre o corpo, de maneira controlada, para proteger cicatrização de estruturas; para substituição ou aumento de uma função; para utilização como acessórios de auto-ajuda; para manutenção ou aumento da amplitude de movimento das articulações para prevenir ou corrigir deformidades.

  • A. Próteses.
  • B. Órteses.
  • C. Adaptações para Atividades da vida diária.
  • D. Órteses/próteses.

No documento Estrutura da pratica da Terapia Ocupacional versão que direciona o modelo de domínio e processo, descrito pela AOTA e traduzido para português, apresenta um termo importante que é definido como: “uma variedade de condições inter-relacionadas ao cliente e ao redor do mesmo, e que influenciam seu desempenho”. Sendo: cultural, físico, social, pessoal espiritual, temporal e virtual. Assinale a alternativa correta em relação ao termo citado.

  • A. Ocupação
  • B. Análise de atividade
  • C. Desempenho ocupacional
  • D. Contexto

Na avaliação rápida de Terapia Ocupacional em Saúde Mental consideramos os aspectos de:

  • A. Aparência física, comportamento bizarro, discurso, pensamento, conteúdo e fluxo, humor, percepção, capacidade cognitiva, história de dependência química.
  • B. Aparência, comportamento, discurso acelerado, pensamento e fluxo, humor, percepção visual, capacidade cognitiva, história de dependência química.
  • C. Aparência, comportamento, discurso, pensamento conteúdo e fluxo, humor, percepção, capacidade cognitiva, história de dependência química.
  • D. Aparência física, comportamento bizarro, discurso, pensamento conteúdo e fluxo, humor, percepção, capacidade cognitiva, história de vida.

De acordo com Willard & Spackman (2002), a intervenção que constrói a motivação corresponde:

  • A. Motivação é o que liga o desempenho ao resultado, podendo ajudar a articular os motivadores que levam às alterações no autofuncionamento e avaliar a intensidade e o foco do esquema de motivação e a definição dos objetivos, valores e crenças.
  • B. Motivação é o que liga o desempenho ao resultado, podendo ajudar a articular os motivadores que levam às alterações no autofuncionamento e avaliar a intensidade e o foco do esquema de motivação do indivíduo.
  • C. Motivação é o que liga o desempenho ao resultado, podendo ser o articulador entre os motivadores que levam às alterações no autofuncionamento e avaliar a intensidade e o foco do esquema de motivação e o autoconceito por favorecer as oportunidades para sua exploração.
  • D. A terapia ocupacional pode ajudar a articular os motivadores que levam às alterações no autofuncionamento e avaliar a intensidade e o foco do esquema de motivação do indivíduo e construir as possibilidades de acordo com as necessidades impostas pelo profissional da saúde.

Para Willard & Spackman (2002), o Tratamento para os Componentes Psicossociais na intervenção do terapeuta ocupacional em Saúde Mental são:

  • A. A intervenção para fomentar o autocontrole, intervenção para fomentar o autoconceito saudável, intervenção que constrói a motivação, intervenção para fomentar o autodesenvolvimento, intervenções relacionadas com os atributos físicos, intervenção focalizada na personalidade e no temperamento, intervenções relacionadas com a cognição e os estilos de aprendizado e intervenção para promover a auto-aceitação.
  • B. A intervenção para fomentar o autocontrole, intervenção para fomentar o autoconceito saudável, intervenção que constrói a motivação, intervenção para fomentar o autodesenvolvimento, intervenções relacionadas com os atributos físicos, intervenção focalizada na personalidade e no temperamento.
  • C. Retroalimentação, relacionamento terapêutico, intervenção para fomentar o autocontrole, intervenção para fomentar o autoconceito saudável, intervenção que constrói a motivação, intervenção para fomentar o autodesenvolvimento, intervenções relacionadas com os atributos físicos, intervenção focalizada na personalidade e no temperamento, intervenções relacionadas com a cognição e os estilos de aprendizado e intervenção para promover a auto-aceitação.
  • D. A intervenção focalizada na personalidade e no temperamento, intervenções relacionadas com a cognição e os estilos de aprendizado e intervenção para promover a auto-aceitação, a retroalimentação e o vínculo terapêutico.
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