Questões de Terapia Ocupacional

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Conforme Zerbinato, et al (2003), a paralisia cerebral compõe um grupo de desordens neurológicas não progressivas, apresentando alterações associadas nas áreas de desenvolvimento cognitivo, visual, auditivo e da comunicação. Em relação à intervenção precoce em crianças com paralisia cerebral, é correto afirmar que

  • A. não se deve proceder o enrolamento-endireitamento em crianças com paralisia cerebral, pois esta posição deixa os músculos do corpo favoráveis à coordenação motora.
  • B. as experiências sensoriais na intervenção profissional têm um papel importante na atenuação de algumas conexões sinápticas no final do desenvolvimento do indivíduo.
  • C. os bebês com paralisa cerebral apresentam muita mobilidade, sendo seus movimentos amplos, possibilitando experiências sensório-motoras na primeira fase do desenvolvimento da criança.
  • D. quando o tônus muscular da criança com paralisia cerebral está baixo, a sua postura, em boa parte do tempo, fixa-se preferencialmente determinada pelo reflexo tônico cervical assimétrico e o reflexo tônico labiríntico.
  • E. quanto mais precoce for o início da intervenção da terapia ocupacional, melhores serão os resultados obtidos no tratamento, além de ampliar as possibilidades de estimulação do sistema nervoso central por meio das experiências sensório-motoras.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE), acometido na infância, tem como causas anemia falciforme, alterações cardíacas e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), conforme relatos de Pfeifer, et al (2012). No que concerne a intervenção da terapia ocupacional no atendimento ambulatorial junto a crianças com sequelas de AVE, voltando o atendimento às necessidades relativas e de vida diária – vestuário, assinale a alternativa relacionada às orientações profissionais, para que a criança realize a atividade com independência.

  • A. Não deixar que retire a blusa pela cabeça, segurando a abertura da gola sobre a nuca.
  • B. A retirada de roupas é a tarefa mais complicada, iniciando pelos membros comprometidos.
  • C. Se a calça tiver fecho, para tirá-la, deve-se puxar sem abrir o fecho, retirando primeiro a perna não comprometida.
  • D. Com a criança de pé, iniciar vestindo a blusa pela cabeça; vestir o lado não afetado primeiro, após o lado afetado, finalizar ajustando a blusa.
  • E. Sentada sobre o banco de madeira, a criança deve colocar a calça iniciando pelo lado afetado; posteriormente, levantar para vestir os membros superiores.

É bastante importante a avaliação do Terapeuta Ocupacional no período de 24 a 48 horas depois da hospitalização dos pacientes queimados, a qual deve priorizar

I – as condições da pele.

II – as preocupações com contraturas.

III – o edema.

IV – o nível no desempenho na AVD.

V – o estado psicológico.

Quais desses itens de avaliação devem, de fato, ser priorizados pelo Terapeuta Ocupacional?

  • A. I, II, III, IV e V
  • B. II e III apenas.
  • C. I e IV apenas.
  • D. I, II e III apenas.
  • E. I e V apenas.

Trombly diz que, para a adaptação de uma atividade, são essenciais as seguintes características, exceto

  • A. a eficácia.
  • B. a eficiência.
  • C. o fácil desempenho.
  • D. a segurança.
  • E. as posturas estranhas.

A característica principal da paralisia cerebral é o déficit motor. Distúrbios associados decorrentes da lesão neurológica podem estar presentes, tais como: I – Distúrbios de deglutição; II – Convulsões; III – Preservação das funções corticais superiores; IV – Anormalidades da fala e linguagem. Quais desses distúrbios estão corretamente indicados?

  • A. I e II apenas.
  • B. III e IV apenas.
  • C. I, II e III apenas.
  • D. I, II e IV apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A respeito de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e atuação da terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Na avaliação de um paciente com dor, a palavra materializa o sentido individual dado à dor e o comportamento qualifica e quantifica a dor referida.

  • B.

    As dores musculoesqueléticas em membros superiores e inferiores são igualmente sentidas e vividas no cotidiano das pessoas.

  • C.

    Síndrome de De’Quervain, síndrome do desfiladeiro torácico, artrite reumatoide e epicondilite lateral, são exemplos de patologias classificadas pelo Ministério da Saúde como DORT.

  • D.

    Apenas na fase mais avançada, em que já existe prejuízo na realização das AVDs, é que se torna necessária a emissão de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).

  • E.

    As atividades lúdicas, expressivas, com uso de bolas suíças, bambolês, ou bolas comuns, são contraindicadas na primeira fase de intervenção do terapeuta ocupacional, a fase aguda da dor.

A sucessão de fenômenos que ocorrem na cicatrização é um processo complexo. É importante que o terapeuta compreenda o seu papel, facilitando e intervindo com procedimentos corretos e nos momentos adequados. Também é preciso respeitar as diferentes etapas que ocorrem durante a reparação tecidual, a saber: ( ) maturação do depósito de fibras de colágeno. ( ) formação do tecido de granulação. ( ) formação do coágulo. ( ) produção de secreção fibroblástica. ( ) proliferação de células inflamatórias. Analise-as e numere-as na ordem que devem ser cumpridas. Depois, assinale a alternativa que reproduz sua numeração.

  • A. V, II, I, IV, III
  • B. III, I, IV, V, II
  • C. V, III, I, IV, II
  • D. II, IV, I, III, V
  • E. IV, III, VI, V, I

Após um acidente vascular cerebral (AVC) e outros distúrbios do sistema nervoso central, como os traumas cranianos, pode ocorrer perda sensorial, o que prejudica substancialmente as atividades funcionais do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A perda sensorial só inibe um movimento quando não há um bom retorno motor.

  • B.

    Um pré-requisito para o retreinamento sensorial é que o terapeuta ocupacional normalize o tônus muscular do paciente e encontre uma posição, melhor possível, para a execução das atividades.

  • C.

    No tratamento da disfunção sensorial, a presença de capacidade cognitiva alterada não prejudica a evolução do trabalho.

  • D.

    Se for constatado que a perda de sensação é permanente, o tratamento corretivo deve ser escolhido em detrimento ao compensatório.

  • E.

    É sabido que o bombardeio sensorial, envolvendo o maior número possível de sentidos é desaconselhável e provoca confusão e baixa adesão ao tratamento.

Tanto as atividades de lazer passivas quanto as ativas parecem contribuir para o equilíbrio ocupacional, a autoestima e o bem-estar das pessoas com deficiência. Assinale a atividade que menos se enquadra nessa abordagem terapêutica.

  • A. Tricô.
  • B. Bordado.
  • C. Horticultura.
  • D. Cozinhar.
  • E. Crochê.

Com relação à intervenção do terapeuta ocupacional em indivíduos com deficiência auditiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Não existem diferenças conceituais entre os termos surdez e deficiência auditiva, ficando a critério do terapeuta a escolha do termo mais adequado.

  • B.

    A noção de tempo é uma das mais fáceis de trabalhar em pessoas com deficiência auditiva e, portanto, deve ser o ponto inicial de um protocolo de estimulação precoce.

  • C.

    O surdo necessita de estimulação de percepções visuais de forma intensa, a fim de provocar uma compensação do isolamento e exclusão gerados pela deficiência.

  • D.

    As pessoas surdas preferem relações com pessoas ouvintes já que, apesar da deficiência, elas possuem a mesma forma de olhar o mundo.

  • E.

    Na estimulação precoce da criança surda, o objetivo é promover um desenvolvimento adaptado ao meio, antecipando etapas evolutivas, a fim de diminuir as desvantagens causadas pela deficiência.

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