Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme Zerbinato, et al (2003), a paralisia cerebral compõe um grupo de desordens neurológicas não progressivas, apresentando alterações associadas nas áreas de desenvolvimento cognitivo, visual, auditivo e da comunicação. Em relação à intervenção precoce em crianças com paralisia cerebral, é correto afirmar que
O Acidente Vascular Encefálico (AVE), acometido na infância, tem como causas anemia falciforme, alterações cardíacas e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), conforme relatos de Pfeifer, et al (2012). No que concerne a intervenção da terapia ocupacional no atendimento ambulatorial junto a crianças com sequelas de AVE, voltando o atendimento às necessidades relativas e de vida diária vestuário, assinale a alternativa relacionada às orientações profissionais, para que a criança realize a atividade com independência.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
É bastante importante a avaliação do Terapeuta Ocupacional no período de 24 a 48 horas depois da hospitalização dos pacientes queimados, a qual deve priorizar
I as condições da pele. II as preocupações com contraturas. III o edema. IV o nível no desempenho na AVD. V o estado psicológico. Quais desses itens de avaliação devem, de fato, ser priorizados pelo Terapeuta Ocupacional?Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Trombly diz que, para a adaptação de uma atividade, são essenciais as seguintes características, exceto
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
A característica principal da paralisia cerebral é o déficit motor. Distúrbios associados decorrentes da lesão neurológica podem estar presentes, tais como: I Distúrbios de deglutição; II Convulsões; III Preservação das funções corticais superiores; IV Anormalidades da fala e linguagem. Quais desses distúrbios estão corretamente indicados?
A respeito de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e atuação da terapia ocupacional, assinale a opção correta.
Na avaliação de um paciente com dor, a palavra materializa o sentido individual dado à dor e o comportamento qualifica e quantifica a dor referida.
As dores musculoesqueléticas em membros superiores e inferiores são igualmente sentidas e vividas no cotidiano das pessoas.
Síndrome de DeQuervain, síndrome do desfiladeiro torácico, artrite reumatoide e epicondilite lateral, são exemplos de patologias classificadas pelo Ministério da Saúde como DORT.
Apenas na fase mais avançada, em que já existe prejuízo na realização das AVDs, é que se torna necessária a emissão de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
As atividades lúdicas, expressivas, com uso de bolas suíças, bambolês, ou bolas comuns, são contraindicadas na primeira fase de intervenção do terapeuta ocupacional, a fase aguda da dor.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
A sucessão de fenômenos que ocorrem na cicatrização é um processo complexo. É importante que o terapeuta compreenda o seu papel, facilitando e intervindo com procedimentos corretos e nos momentos adequados. Também é preciso respeitar as diferentes etapas que ocorrem durante a reparação tecidual, a saber: ( ) maturação do depósito de fibras de colágeno. ( ) formação do tecido de granulação. ( ) formação do coágulo. ( ) produção de secreção fibroblástica. ( ) proliferação de células inflamatórias. Analise-as e numere-as na ordem que devem ser cumpridas. Depois, assinale a alternativa que reproduz sua numeração.
Após um acidente vascular cerebral (AVC) e outros distúrbios do sistema nervoso central, como os traumas cranianos, pode ocorrer perda sensorial, o que prejudica substancialmente as atividades funcionais do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A perda sensorial só inibe um movimento quando não há um bom retorno motor.
Um pré-requisito para o retreinamento sensorial é que o terapeuta ocupacional normalize o tônus muscular do paciente e encontre uma posição, melhor possível, para a execução das atividades.
No tratamento da disfunção sensorial, a presença de capacidade cognitiva alterada não prejudica a evolução do trabalho.
Se for constatado que a perda de sensação é permanente, o tratamento corretivo deve ser escolhido em detrimento ao compensatório.
É sabido que o bombardeio sensorial, envolvendo o maior número possível de sentidos é desaconselhável e provoca confusão e baixa adesão ao tratamento.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Tanto as atividades de lazer passivas quanto as ativas parecem contribuir para o equilíbrio ocupacional, a autoestima e o bem-estar das pessoas com deficiência. Assinale a atividade que menos se enquadra nessa abordagem terapêutica.
Com relação à intervenção do terapeuta ocupacional em indivíduos com deficiência auditiva, assinale a opção correta.
Não existem diferenças conceituais entre os termos surdez e deficiência auditiva, ficando a critério do terapeuta a escolha do termo mais adequado.
A noção de tempo é uma das mais fáceis de trabalhar em pessoas com deficiência auditiva e, portanto, deve ser o ponto inicial de um protocolo de estimulação precoce.
O surdo necessita de estimulação de percepções visuais de forma intensa, a fim de provocar uma compensação do isolamento e exclusão gerados pela deficiência.
As pessoas surdas preferem relações com pessoas ouvintes já que, apesar da deficiência, elas possuem a mesma forma de olhar o mundo.
Na estimulação precoce da criança surda, o objetivo é promover um desenvolvimento adaptado ao meio, antecipando etapas evolutivas, a fim de diminuir as desvantagens causadas pela deficiência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...