Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Segundo Schell (1998), quando o Terapeuta Ocupacional toma decisões e planeja a avaliação e o tratamento, ele emprega simultaneamente pelo menos quatro linhas de raciocínio clínico, exceto o raciocínio
Devido à transição demográfica, o número da população idosa aumentou nas últimas décadas. Proporcionalmente a isso, ocorre aumento substancial das condições crônicas nesta população. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O aumento das condições crônicas é inversamente proporcional ao comprometimento da capacidade funcional e autonomia dos idosos.
Acidente vascular encefálico, infarto, Alzheimer e lesões medulares são condições crônicas relacionadas ao envelhecimento.
O aumento da população idosa e das doenças crônicas é considerado um evento unifatorial e regressivo nas próximas décadas.
A fim de se minimizar as complicações causadas pelas doenças crônicas é importante a realização de prevenção secundária e terciária, com foco na população idosa.
Hipertensão arterial, diabetes mellitus e hipercolesterolemia são condições crônicas que, em si, provocam perdas funcionais.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Segundo Trombly (2008), a Terapia Ocupacional conquistou o seu lugar através das modificações sociais ocorridas no fim do século XIX e início do século XX, criando um meio que fomentou o desenvolvimento da categoria. Nesse sentido, pode-se afirmar que a terapia ocupacional contribuiu para
I modificar a estrutura organizacional; II alterar o papel hospitalar; III diminuir a eficiência dos cuidados médicos tradicionais; IV incentivar a profissionalização. Quantas das contribuições acima apontadas são de fato contribuições da terapia ocupacional?Acerca da abordagem da terapia ocupacional junto a criança com síndrome de Down, assinale a opção correta.
Alterações cardíacas, visuais e motoras são frequentes em crianças com síndrome de Down.
Crianças com diagnóstico de síndrome de Down necessitam de estimulação precoce.
A concepção de educação inclusiva deixa de fora crianças com síndrome de Down.
A profissionalização é considerada irrelevante no acompanhamento dessas crianças até a vida adulta.
A síndrome de Down é uma alteração genética-cromossômica ligada à deficiência motora.
Existe uma variedade de sistemas padronizados de avaliação de terapia ocupacional. Assinale a opção que apresenta os pontos essenciais que devem ser avaliados quando o diagnóstico for paralisia cerebral.
localização e profundidade da lesão, presença de edema, amplitude de movimento comprometida
antecedentes familiares, forma de progressão do quadro, presença ou não de posturas compensatórias
alterações de sensibilidade, apraxias, presença de sinergia flexora
tônus muscular, postura, reações de equilíbrio, desempenho funcional e coordenação visio motora
nível da lesão, perda de sensibilidade, perda de controle vesical
para uso contínuo, mesmo em pacientes com função manual.
contraindicada em pacientes com lesão medular.
classificada como dinâmica ou ativa, quanto à sua função.
indicada para pacientes com sequela de acidente vascular cerebral, na fase flácida.
denominada órtese para abdução de polegar com barra dorsal de punho.
A respeito de lesões na medula espinhal, assinale a opção correta.
A fase aguda, também denominada fase de choque medular, é caracterizada por paralisia flácida temporária e pode durar, horas, dias, semanas ou meses.
A preensão de tenodese, que compreende a flexão do punho em decorrência da flexão passiva dos dedos, é muito utilizada em pacientes com lesão medular.
Uma lesão de nível C8 compromete os músculos deltoides e bíceps braquial impedindo ou dificultando as funções de abdução de ombro e flexão de cotovelo.
Hemianopsia, limitações de movimento articular, memória lesada , dificuldade em funções executivas e raciocínio abstrato são algumas das possíveis complicações de lesões na medula espinhal.
A violência urbana, incluindo acidentes automobilísticos e ferimentos por projétil de arma de fogo correspondem a 10% das causas traumáticas de lesões na medula espinhal.
Considere um paciente que, após sofrer acidente vascular cerebral (AVC), tenha apresentado hemiplegia e permanecido grande parte do tempo em sua cama. Nessa situação, assinale a opção correta acerca da conduta do terapeuta ocupacional para melhor posicionamento desse paciente.
Evitar a utilização de espumas do tipo caixa de ovo nessa fase inicial do tratamento.
Posicionar o braço plégico em rotação externa e abdução de ombro, extensão de cotovelo e supinação do antebraço ou pronação neutra, com estabilização da parte cubital e arco palmar preservado.
Deitar o paciente do lado não hemiplégico, a fim de promover alongamento muscular máximo e reduzir a espasticidade do hemicorpo lesado.
Manter períodos prolongados em decúbito dorsal para aumento do tônus extensor nos membros inferiores e aumento do tônus flexor nos membros superiores.
Reduzir pontos de pressão, acúmulo de calor e fricção com o objetivo de prevenir espasticidade no hemicorpo lesado.
O terapeuta ocupacional prescreveu as seguintes tecnologias assistivas: tábua de cozinha adaptada, ponteira para uso no computador, lâmpada com sensor de presença e dispositivo para manter o talher na mão. Tais tecnologias podem ser classificadas, respectivamente, em adaptação
para AVP, adaptação de informática, comunicação alternativa e adaptação para AVD.
do ambiente doméstico, sistema de comunicação alternativa, unidade de controle ambiental e adaptação para AVP.
do ambiente doméstico, adaptação de informática, unidade de controle ambiental e auxílio a mobilidade.
para AVP, adaptação de informática, adaptação do ambiente doméstico e adaptação para AVD.
para AVD, sistema de comunicação alternativa, adaptação para AVP e unidade de controle ambiental.
Com relação à tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.
É indicada a prescrição de adaptações de uso definitivo durante o primeiro contato com o paciente, ainda em ambiente hospitalar.
A cadeira de rodas motorizada é frequentemente classificada, pelos terapeutas ocupacionais, como TA de controle ambiental.
De acordo com o COFFITO, a TA é um campo de conhecimento da área da saúde e ato privativo do terapeuta ocupacional.
A TA é definida como qualquer equipamento ou conjunto de produtos, comprados, modificados ou feitos sob medida, usado para aumentar, manter ou melhorar o desempenho funcional de um indivíduo.
De acordo com a TA, equipamentos e instrumentos são sinônimos e compreendem aparelhos que provêm benefícios a um paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...