Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos procedimentos de avaliação em terapia ocupacional, é correto afirmar que
I - entrevistas, questionários, técnicas de medida, e de observação e amostragem fazem parte dos procedimentos para obter informação.
II - a avaliação pode ser formal ou informal.
III - é raro observar um paciente realizar tarefas em ambientes domésticos, de trabalho ou comunitários.
IV - o processo de avaliação envolve: aquisição de informação, observação, mensuração, registro e reavaliação de resultados.
V - a análise das ocupações e sua prescrição como terapia não são habilidades únicas da terapia ocupacional.
Estão corretos apenas os itens
I, III e V.
I, II e IV.
I e V.
II e III.
III e V.
A terapia ocupacional desenvolve suas ações nos contextos hospitalares das intervenções voltadas para as conseqüências da enfermidade e da própria internação hospitalar, bem como para as alterações e rupturas que acometem os seres humanos. Seu objetivo primordial é a promoção da qualidade de vida do sujeito hospitalizado. Dimensiona soluções para a permanência no ambiente hospitalar, para a melhoria das relações com a equipe profissional e para o atendimento das necessidades da família e/ ou do acompanhante. Considerando os objetivos terapêuticos e as capacidades do profissional no contexto hospitalar, relacione a coluna de cima com a coluna de baixo.
I - Promoção da melhoria das relações interpessoais no cotidiano hospitalar e suas interfaces com a família e a equipe.
II - Atuação com base no uso específico de atividades, que podem ser artesanais, profissionais e artísticas, de autocuidado e/ou de acompanhamento.
III - Ligação intrínseca do processo terapêuticoocupacional às diferentes formas de refletir sobre a ação humana, baseadas em diferentes processos, fundamentos ou bases filosóficas, como um dos princípios fundamentais.
( )abordagem holística no processo de recuperação funcional
( )fundamentação teórico- metodológica
( )desenvolvimento de programas de assistência
( )recursos terapêuticos ocupacionais
( )facilitação da inter-relação equipe/paciente.
A seqüência correta é
III II II I III.
III II II I I.
II I II II III.
I III II II I.
I II I III I.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O movimento de afastamento da linha mediana do corpo de qualquer segmento corporal é denominado
adução
abdução
transdução.
pêndulo
depressão.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A reabilitação dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral deve ser desenvolvida baseada em dois aspectos principais, que podem se combinar. São eles
a conquista da máxima independência funcional e o combate à instalação de seqüelas cognitivas.
a reativação de vias neuronais comprometidas e a compensação das desabilidades motoras e perceptivas.
a redução das contraturas e a diminuição da flutuação do tônus muscular.
a reaprendizagem de padrões motores e o desenvolvimento de estratégias alternativas de comportamento para a solução de problemas.
a prevenção da instalação de padrões motores alterados e o recondicionamento afetivo e social.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a posição mais prejudicial e que, portanto, deve ser evitada pelo paciente que foi acometido recentemente por Acidente Vascular Cerebral.
Decúbito dorsal, sem travesseiros ou apoios.
Decúbito lateral sobre o lado afetado.
Sentado em cadeira, com mãos à frente e dedos entrelaçados.
Posição de ponte.
Sentado na cama, com pernas em extensão e rotação externa.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
No desenvolvimento dos cuidados de higiene e vestuário do paciente acometido por Acidente Vascular Cerebral, constitui um problema que requer exercícios para aumentar a consciência das relações espaciais e a atenção dirigida ao lado afetado
os déficits de concentração e memória.
a hemianopsia.
as disfunções no esquema corporal.
as contraturas em flexão de punho.
a espasticidade do membro inferior.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.
Considerando que o tipo de lesão de R. é de Neurônio Motor Superior, pode-se prever o desenvolvimento de espasticidade. A espasticidade
I. é uma desordem motora;
II. é caracterizada pela hiperexcitabilidade do reflexo de estiramento;
III. apresenta-se como exacerbação dos reflexos profundos e aumento do tônus muscular. Está correto o que se afirma em
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.
R. está começando a se sentar na cama e tem sido orientado a diminuir gradativamente seu ângulo de flexão de tronco, até chegar a 90 graus. Essa orientação visa
evitar que apresente uma crise autonômica hipertensiva.
evitar a hipotensão ortostática.
prevenir o surgimento de escaras na região sacral.
desenvolver auto-confiança de maneira gradativa.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.
Considerando o nível da lesão, R. poderá tornar-se independente em todas as atividades de auto-cuidado e em várias outras atividades da vida diária. Com o objetivo de orientá-lo nesse âmbito, o terapeuta ocupacional deverá conduzir o trabalho através da abordagem de solução de problemas. Isso se justifica, uma vez que
R. precisa desenvolver sua capacidade de lidar com problemas novos e irá melhorar seu desempenho em AVDs mesmo depois de finalizar o tratamento.
no caso de R., não é necessário um acompanhamento intensivo do retorno às atividades da vida diária, pois o nível da lesão é baixo.
é necessário desenvolver a auto-estima de R., afirmando que sua vida terá a mesma qualidade de antes, desde que tenha força de vontade.
não seria possível desenvolver todo o treino necessário com o paciente na esfera das AVDs, pois esse tempo é superior ao que vem sendo preconizado para permanência do paciente com lesão medular em tratamento.
todos os problemas a serem enfrentados por R., em sua nova condição, deverão ser previstos e sua solução deverá ser previamente demonstrada em setting terapêutico protegido.
Terapia Ocupacional - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.
O terapeuta ocupacional que trabalha com R. considera que, após o programa inicial de tratamento, ele poderá se beneficiar com a participação no grupo de esporte em cadeira de rodas, ligado à instituição em que se desenvolve o programa de reabilitação. Assinale V(Verdadeiro) e F(Falso) para as afirmações que justificam as considerações feitas pelo terapeuta ocupacional.
I. A realização independente das AVDs não é suficiente para a reserva de ritmo cardíaco, o que poderia ser conseguido com a prática esportiva. ( )
II. Um jovem de 20 anos, ao praticar esportes, se sentirá desafiado a vencer e levará esse objetivo para outras esferas de sua vida. ( )
III. O esporte, como fenômeno sociocultural, pode colocar a pessoa com deficiência em variadas situações de trocas sociais.()
I-V II-V III-V.
I-F II-F III-V.
I-F II-V III-V.
I-V II-F III-V.
I-V II-F III-F.
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