Questões de Terapia Ocupacional do ano 2006

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Dentre os enunciados apresentados assinale V (verdadeiro) e F (falso) para aqueles que contemplam as características de uma equipe de saúde mental integrada.

I. Hierarquia rígida entre os membros. ( )

II. Comunicação clara e não contraditória. ( )

III. Socialização dos conhecimentos. ( )

IV. Atitude defensiva e repetição estereotipada das intervenções. ( )

V. Discussão e planificação do trabalho. ( )

  • A.

    I-F … II-V … III-V … IV-F e V-V.

  • B.

    I-V … II-F … III-F … IV-V e V-V.

  • C.

    I-V … II-V … III-V … IV-F e V- F.

  • D.

    I-F … II-V … III-F … IV-F e V-V.

  • E.

    I-V … II-V … III-V … IV-V e V-V.

Saraceno considera que a escuta do paciente é a principal característica da atitude

  • A.

    reabilitatória.

  • B.

    de integração da equipe.

  • C.

    de participação

  • D.

    psicoterapêutica.

  • E.

    psicofarmacológica.

Segundo Kaplan (1984), em todas as terapias de atividade, especialmente na terapia ocupacional, se considera como aspecto principal do projeto terapêutico

  • A.

    a realização pessoal do cliente no desenvolvimento de atividades.

  • B.

    a produção de valor social decorrente da colocação de atividades no mercado de trocas.

  • C.

    o processo de realização das atividades.

  • D.

    o ganho econômico propiciado pela venda dos produtos.

  • E.

    os produtos resultantes da realização de atividades.

Micelli, apoiado nas concepções de Winnicott, salienta que a escolha das terapêuticas no campo da saúde mental de crianças e adolescentes requer, como passo inicial, que terapeuta e cliente estabeleçam uma relação que torne possível a

  • A.

    definição do diagnóstico e a avaliação clínica geral.

  • B.

    colaboração da família e da escola.

  • C.

    comunicação e as trocas relacionais.

  • D.

    construção do campo transicional e a definição clara de papéis.

  • E.

    utilização de objetos intermediários e o brincar.

Muitos conceitos propostos por Winniccott são instrumentais no desenvolvimento de projetos terapêuticos conduzidos por terapeutas ocupacionais. Nesses contextos, a função materna denominada de holding corresponde

  • A.

    aos cuidados de higiene, vestuário e alimentação providos pela mãe.

  • B.

    a manipulação do corpo, às carícias e trocas cutâneas múltiplas.

  • C.

    à capacidade da mãe de se colocar à disposição do bebê.

  • D.

    ao amparo e a manutenção física e psíquica da criança.

  • E.

    à capacidade da mãe de colocar à disposição do bebê os objetos de que ele necessita.

"... meus pais estão velhos, mas estão bem física e mentalmente, mas não querem fazer nada, não vão ao cinema, ao teatro, não saem mais de casa e passam o dia à toa, conversando ..."

"... minha avó, depois que teve um AVC, perdeu todo seu interesse pela vida ..."

No contexto da atenção domiciliar, preocupações como essas são freqüentemente dirigidas aos terapeutas pelos familiares e cuidadores, que buscam orientação sobre como contribuir para a melhoria do uso do tempo livre dos idosos ao seu encargo. De acordo com Ferrari (2000), no trabalho de orientação, o terapeuta deve estimular familiares e cuidadores no desenvolvimento de atividades

  • A.

    de vida diária, tecnicamente organizadas segundo a avaliação do terapeuta, e que possibilitem o aumento da responsabilização da família.

  • B.

    de vida prática, necessárias à manutenção da autonomia do idoso e voltadas para a melhoria de sua qualidade de vida.

  • C.

    especializadas, que são ensinadas aos familiares e cuidadores de forma a possibilitar que esses realizem ações que antes eram desenvolvidas na atenção ambulatorial.

  • D.

    cotidianas simples e acessíveis, que respeitem a vontade e o interesse, sejam dotadas de significado e satisfaçam necessidades afetivas e de realização dos idosos.

  • E.

    orientadas pelo médico e voltadas para a prevenção das perdas funcionais e psico-relacionais vividas pelo idoso.

Leia as afirmações apresentadas a seguir e atribua V (verdadeiro) e F (falso) àquelas que apresentem aspectos pertinentes à problemática da avaliação e adaptação do ambiente doméstico no contexto da atenção domiciliar ao idoso.

I. ( ) As modificações ambientais devem acontecer como parte de um processo terapêutico para minimizar os riscos de recusa do uso das adaptações e a insatisfação do cliente.

II. ( ) O uso inapropriado do ambiente é menos importante do que os riscos ambientais per se. Isto se deve a um julgamento adequado das características do ambiente.

III. ( ) Os idosos apresentam facilidade de adaptação e funcionamento às situações ambientais adversas, o que contribui para a prevenção de quedas e acidentes domésticos.

IV. ( ) Os idosos tendem a ter uma performance de equilíbrio ruim quando há privação de informações sensoriais ou quando as informações geram confusão.

  • A.

    I-F … II-V … III-F e IV-V.

  • B.

    I-V … II-F … III-F e IV-V.

  • C.

    I-V … II-V … III-V e IV-F.

  • D.

    I-F … II-F … III-V e IV-F.

  • E.

    I-V … II-V … III-V e IV-V.

Os profissionais de saúde que atuam no domicílio devem investigar as condições do ambiente domiciliar e utilizar estratégias educativas para prevenção de acidentes, uma vez que os idosos são mais suscetíveis a tais eventos. De acordo com Rodrigues e Mendes (2000), a prevenção de acidentes deve levar em consideração dois aspectos fundamentais, que são

  • A.

    a capacidade de deambulação do idoso nos espaços intra e extra domésticos e sua condição cognitiva.

  • B.

    o nível socioeconômico do idoso e a dinâmica de responsabilização familiar sobre os cuidados domiciliares.

  • C.

    a avaliação neurológica e o processo de perdas sensoriais do paciente.

  • D.

    o processo de senescência e senilidade e a avaliação do ambiente doméstico.

  • E.

    a avaliação dos cenários de vida e a opinião do cliente sobre as dificuldades encontradas em seu ambiente doméstico.

De acordo com Ferrari (2000), são aspectos relacionados às alterações de memória no idoso

  • A.

    a diminuição da atenção e o desgaste natural dos órgãos dos sentidos.

  • B.

    o uso de medicamentos e as lesões cerebrais.

  • C. os estressores ambientais e o isolamento social.
  • D.

    as perdas funcionais e a redução dos estímulos ambientais.

  • E.

    as famílias que apresentam alto nível de emoções expressas e a baixa auto-estima.

A estratégia de treinamento de memória visa produzir estímulos para melhorar a memória de idosos. São passos de um processo de treino de memória:

  • A.

    a avaliação neurológica e a aplicação de programa pedagógico para aumentar o conhecimento e controle sobre a memória.

  • B.

    a avaliação sensorial e o desenvolvimento de exercícios de psicomotricidade.

  • C.

    a avaliação da memória, o treino baseado no registro, o armazenamento e a evocação de informações.

  • D.

    a avaliação médica e a ativação da memória por meio da realização de tarefas que exigem grande atenção.

  • E.

    avaliação cinesiológica e a educação dos familiares para auxiliar o idoso no uso de marcadores de memória.

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