Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual é o instrumento que o Terapeuta Ocupacional utiliza para medir a mobilidade e a amplitude articular da mão?

  • A.

    Fita métrica.

  • B.

    Volúmetro.

  • C.

    Goniômetro.

  • D.

    Monofilamentos.

  • E.

    Diapasão.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF utilizado, também, pelos Terapeutas Ocupacionais:

  • A.

    A avaliação é parte da relação de formação de vínculo entre o terapeuta e o paciente excluindo a família.

  • B.

    Determinam os índices de funcionalidade e de incapacidade.

  • C.

    Não avalia as atividades da vida diária.

  • D.

    É necessário saber analisar a atividade independente de conhecer a anatomia humana.

  • E.

    É aplicada somente em crianças neurológicas

Durante avaliação com o Terapeuta Ocupacional, Dona Maria de 47 anos de idade, Professora do Ensino Fundamental, relatou estar se sentindo impotente ao lidar com seus alunos, insatisfeita, sem energia e sem vontade de trabalhar. Diante deste relato, o Terapeuta pôde verificar que a mesma apresenta sintomas relacionados a qual doença?

  • A.

    Síndorme do Tunel do Carpo.

  • B.

    Síndrome de Burnout.

  • C.

    Síndrome da Pele Dura do Paraná.

  • D.

    Síndrome de PraderWilli.

  • E.

    Síndrome do X frágil.

Assinale a forma CORRETA de orientar a paciente com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral, com comprometimento leve do lado esquerdo do corpo, sobre as atividades da vida diária:

  • A.

    Esfregar a roupa segurando a escova com a mão esquerda sobre a mão direita.

  • B.

    Lavar a louça com o braço esquerdo estendido ao lado do corpo e o braço direito sobre a pia executando a atividade.

  • C.

    Varrer a casa segurando a vassoura com a mão esquerda sobre a direita.

  • D.

    Misturar a massa do bolo com o membro superior esquerdo estabilizando a travessa, posicionandoo entre o antebraço e o tronco, com a mão esquerda colocada em concha ao redor dela e a mão direita segurando a colher para misturar o bolo.

  • E.

    Passar a roupa com a mão esquerda segurando o ferro e a outra solta ao lado do corpo.

Ana Maria, com 14 anos de idade, diagnóstico de paralisia cerebral, foi encaminhada para a Terapia Ocupacional devido a dificuldade para realizar as atividades da vida diária e principalmente as atividades de higiene pessoal. Durante a primeira sessão, a Terapeuta Ocupacional ensinou a menina algumas atividades incluindo a forma correta de segurar a escova e pentear o cabelo. Assinale a alternativa CORRETA sobre esta atividade:

  • A.

    O deltóide posterior é o músculo que realiza a abdução horizontal do ombro durante a atividade de pentear o cabelo.

  • B.

    O ombro, o cotovelo e o maléolo são as articulações do membro superior utilizadas na escovação do cabelo.

  • C.

    Para esta atividade, é necessário que o cotovelo realize apenas o movimento de extensão.

  • D.

    O desvio ulnar do cotovelo é realizado pelo extensor ulnar do carpo e flexor ulnar do carpo.

  • E.

    O Tríceps braquial é o músculo que realiza a flexão do cotovelo para ação de pentear o cabelo.

Analise as informações de I a V quanto à veracidade do conteúdo e marque a conclusão INCORRETA, lançada entre os ítens de A a E.

I - O Acidente Vascular Cerebral pode ser do tipo Isquêmico sendo subdividido em Lacunar, Trombótico, Embólico, e Hemorrágico com a subdivisão, Subaracnoide e Intracerebral.

II - Independente da área cerebral atingida, os danos serão sempre irreversíveis.

III - Os danos de um AVC podem ser no âmbito sensorial, perceptivo e motor com grande impacto no aspecto emocional e no desempenho ocupacional do indivíduo.

IV - Em caso de distúrbios da linguagem e da fala, pode ocorrer uma afasia geral, caso a lesão atinja a área de Broca e a de Wernicke.

V - O programa de reabilitação vai depender não só do dano mas da idade, cultura, prognóstico para a vida e recuperação bem como da situação financeira do paciente.

  • A.

    A informação I, está errada.

  • B.

    A informação V, está errada.

  • C.

    A informação II, está errada.

  • D.

    A informação IV não está errada.

  • E.

    A informação III, está correta.

O Terapeuta Ocupacional atua na área da Traumato Ortopedia em vários níveis. Marque a alternativa CORRETA.

  • A.

    As próteses sustentam ou corrigem alguma parte do corpo sendo, normalmente de uso contínuo.

  • B.

    É permitido ao Terapeuta Ocupacional prescrever e confeccionar, se for habilitado, órteses e próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico tendo esse direito sido reconhecido pelo SUS desde dezembro de 2010.

  • C.

    No pós operatório de uma amputação fica vetada a intervenção terapêutica ocupacional. Para tanto, deve-se aguardar a total cicatrização do coto, quando será dado o início da preparação e treinamento de uso de aparelhos para total recuperação desse paciente.

  • D.

    O ideal é a alteração do meio para melhor adaptação e treinamento protético capacitando o amputado a ter uma função mais normal dentro desse meio.

  • E.

    No campo da prescrição, treino e orientação da utilização de órtese e prótese, o Terapeuta Ocupacional só pode atuar em conjunto com o Fisioterapeuta visto as peculiaridades no campo da cinesiologia.

De acordo com Flehmig, no seu artigo Reflexos e reações – 2004, esses se dão, dentro de um desenvolvimento esperado, em fases do nascimento até aproximadamente o 7º mês. Alguns são primitivos e outros adquiridos. A observação dos reflexos primitivos (que devem desaparecer) e das reações posturais (que devem surgir) pode ajudar a identificar anormalidades no desenvolvimento.

Relacione os reflexos e reações listados na 2ª coluna, de acordo com o que é esperado entre 1º ao 8º mês de vida, em um padrão normal de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3, 4, 6, 2, 5, 1, 7.

  • B.

    1, 7, 3, 4, 6, 5, 2.

  • C.

    4, 6, 5, 7, 2, 3, 1.

  • D.

    3, 5, 6, 7, 1, 4, 2.

  • E.

    7, 3, 1, 2, 5, 6, 4.

As habilidades motoras grosseiras são representadas por movimentos globais de grandes músculos, correspondendo às capacidades como, por exemplo, de sentar, andar e correr. O desenvolvimento motor é realizado no sentido craniocaudal, próximo-distal e global-específico. Os movimentos sem coordenação das primeiras semanas de vida são substituídos por movimentos coordenados. Enumere as faixas etárias médias de aquisição de algumas habilidades motoras, relacionadas na coluna da direita, de acordo com as atividades motoras apresentadas na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3, 4, 6, 2, 5, 1.

  • B.

    1, 3, 4, 6, 5, 2.

  • C.

    4, 6, 5, 2, 3, 1.

  • D.

    5, 3, 2, 4, 1, 6.

  • E.

    3, 1, 2, 5, 6, 4.

Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

O Brincar permite uma abordagem biopsicossocial coforme as reflexões abaixo demonstram. Quando brinca, a criança ...

I - ... experimenta a frustração e o fracasso e desenvolve a capacidade de reagir e manter sua ação;

II - … aprende a “desdramatizar” as situações difíceis contribuindo para seu bem estar no cotidiano;

III - … desenvolve a capacidade de autonomia no campo das decisões subjetivas e práticas.

IV - … é beneficiada com a sensação de bem estar proveniente do aprendizado adquirido com as situações desafiadoras;

V - ... obtém desenvolvimento das atitudes e habilidades.

  • A.

    O aspecto psicológico/emocional é destacado nos itens I, II e IV.

  • B.

    No aspecto social temos os itens III e V.

  • C.

    A área “bio” da abordagem diz respeito a todo o contexto visto que o organismo é que sofre o resultado do aspecto emocional e social no âmbito endócrino, físico e fisiológico.

  • D.

    O item I ressalta um aspecto negativo.

  • E.

    O brincar permite espaços diferenciados para a intervenção.

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