Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011

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Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

Quanto ao uso do brincar como recurso terapêutico, nas intervenções realizadas em crianças que apresenta deficiência física, observa-se que "o brincar é modalidade terapêutica privilegiada para intervir junto à criança que apresenta deficiência física" (FERLAND – 2006), visto...

I - ... ser o território de atividade próprio da criança;

II - … ajudar nas atividades significativas para ela, de forma que a resposta à necessidade de (re)agir diante do estímulo, seja mais apropriada;

III - … apresentar características similares com o trabalho e lazer adulto sendo meio de aprendizado para a futura vida adulta;

IV - … ser um processo natural que ajuda na adaptação a diversas situações;

V - ... permitir uma resistência à passividade e à dependência da criança, fazendo-a participar da terapia.

  • A.

    A 5ª afirmativa estimula a decisão para a escolha do brincar como recurso terapêutico.

  • B.

    As respostas I e II se completam.

  • C.

    Todas as complementações contêm erros.

  • D.

    Somente a assertiva III está errada.

  • E.

    A complementação dada na assertiva I nos faz lembrar da importância do espaço e/ou da atividade fazer parte da cultura ou do contexto próprio da faixa etária dos clientes.

Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento caracterizam-se particularmente pelo atraso no desenvolvimento na comunicação e na socialização.

I – O autismo, embora seja um tipo representativo desse transtorno, difere dessa caracterização.

II – O “faz de conta” encontra-se ausente nas brincadeiras quase sempre estereotipadas, dessas crianças.

III – Crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento tendem a ter grande habilidade no domínio motor e visoespacial.

IV – O brinquedo que reage à ação da criança ou os que exigem gestos repetitivos e simples, são os que mais atraem crianças com esses transtornos.

V – O estímulo através do brincar é via terapêutica para a exploração de ambientes e domínio das habilidades interpessoais.

  • A.

    Somente a afirmativa III é falsa.

  • B.

    A afirmativa I é falsa.

  • C.

    Em crianças autistas observam-se várias habilidades motoras.

  • D.

    As afirmativas II, IV e V, são corretas.

  • E.

    O "fazer de conta" assemelha-se ao fantasiar a realidade.

Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.

Estudos realizados por Messier (2000), com crianças com deficits intelectuais e com idade entre 5 e 7 anos, apontaram as seguintes características.

I – As crianças eram hábeis em atividades que implicam exploração do espaço e motricidade global.

II – A imitação, a manipulação e a socialização não estavam relacionadas à idade mental da criança.

III – A maior parte das crianças expressava, no brincar, similaridade com outras crianças sem déficit intelectual, em relação à curiosidade, espontaneidade e prazer.

IV – O senso de humor e o gosto de vencer, é menos presente nessas crianças.

V – As crianças estudadas por Messier divergem, nas suas ações, das crianças com as mesmas deficiências e faixas etárias, que participaram de estudos realizados dez anos antes por outros pesquisadores.

  • A.

    Todas as afirmativas estão corretas.

  • B.

    O estudo demonstra que há diferenças entre as crianças com padrão intelectual deficiente e as ditas normais no campo do brincar.

  • C.

    As afirmativas I, III e IV são verdadeiras e as demais falsas.

  • D.

    A afirmativa III é verdadeira.

  • E.

    A afirmativa V é falsa.

Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira relacionando as etapas do planejamento terapêutico com as ações do terapeuta desenvolvidas nessas etapas.

Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

  • A.

    2, 6, 5, 4, 3, 1.

  • B.

    5, 3, 6, 2, 1, 4.

  • C.

    1, 2, 3, 4, 5, 6.

  • D.

    3, 6, 5, 2, 1, 4.

  • E.

    6, 1, 3, 2, 5, 4.

No processo de planejamento da Terapia Ocupacional, segundo Trombly, está CORRETO.

  • A.

    O processo varia quando é aplicado a pessoas com deficiências em áreas diferentes.

  • B.

    Segue a seguinte ordem: Identificar o problema, determinar abordagens, princípios e métodos e estabelecer objetivos.

  • C.

    A atividade, planejada de acordo com a abordagem determinada, deve ser tal que, adaptada ou não, implique automaticamente na resposta correta.

  • D.

    São dados suficientes para a identificação do problema a ser tratado, o resultado das avaliações da equipe multidisciplinar, bem como os objetivos do paciente.

  • E.

    No processo de planejamento do tratamento terapêutico, a observação do humor do paciente quando ele desempenha uma atividade, permite ao terapeuta ocupacional determinar seu nível funcional nas habilidades psicossociais.

A "Uniformização da Terminologia da Terapia Ocupacional", que é um documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), fundamenta o Modelo de Desempenho Ocupacional que está na base da intervenção do terapeuta, nas diversas áreas onde atua, representando um modelo profissional. De acordo com o Modelo de Desempenho Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.

  • A.

    O modelo de Desempenho Ocupacional baseia-se no uso das atividades em etapas e com graus de dificuldades decrescentes, exigindo respostas ao estímulo de forma similar, sendo divididas em quatro fases até o alcance do desempenho máximo incluindo aí o retorno à atividade laboral tradicional do paciente.

  • B.

    O Modelo faz referência às Áreas, Componentes ou Contextos de Desempenho, que se dividem em três.

  • C. A primeira fase da Intervenção, baseada no Modelo de Desempenho Ocupacional, prepara o indivíduo para a realização de atividades concretas através de estimulação cognitiva, sensorial e motora tendo como objetivo principal a avaliação das habilidades perdidas.
  • D.

    Na terminologia da terapia ocupacional, as atividades são divididas em áreas de performances biopsicossociais sendo denominadas Atividades da Vida Diária, Atividades Laborativas (trabalho ou vida prática) e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).

  • E.

    Os componentes do desempenho, de acordo com o Modelo, são: sensoriomotor, de integração cognitiva e de habilidades psicossociais e psicológicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS (1980), quando uma debilidade ou uma incapacidade interfere na habilidade de uma pessoa em completar as atividades que fazem parte das suas responsabilidades e deveres sociais, ela é deficiente. Quanto à atuação clínica do Terapeuta Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.

  • A.

    O papel clínico do terapeuta ocupacional inclui avaliação e tratamento, a ser realizado com o apoio de outros profissionais.

  • B.

    No ambiente terapêutico, os terapeutas fornecem a oportunidade para que as pessoas aprendam como viver com uma incapacidade, aceite a perda de autonomia como natural, propiciando-lhes, assim, independência emocional.

  • C.

    A avaliação precede o planejamento do tratamento. A síntese dos dados de avaliação fornece informações sobre as atividades valorizadas, motivação, habilidades e déficits funcionais dos pacientes, que ajudam ou comprometem seus desempenhos funcionais.

  • D.

    A terapia ocupacional pode ajudar uma pessoa a desenvolver um autoconceito negativo ou positivo que facilitará o tratamento.

  • E.

    A terapia ocupacional pode ajudar a eliminar os motivadores que levam ao auto funcionamento e avaliar a intensidade do esquema de motivação do indivíduo para criar regras na realização das AVDs, conforme preconiza a AOTA, 1994.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

A ocupação/atividade é considerada terapêutica, quando condiz com situações abaixo.

I – Não tem tanto significado para o cliente, mas prepara para a participação em outras atividades importantes.

II – Sofreu processo de análise, seleção e gradação, além da adaptação, tendo seu reconhecimento nos diversos campos da saúde, antes de sua prescrição.

III – Está de acordo com as necessidades e possibilidades de qualquer cliente e tem os recursos disponíveis em qualquer situação.

IV – Serve de técnica de facilitação, inibição, posicionamento e/ou estímulo sensorial.

V – É reconhecida, após análise, pelo Terapeuta Ocupacional como método auxiliar e/ou atividade habilitadora para diferentes níveis de intervenção.

  • A.

    F, F, V, F, V.

  • B.

    V, F, V, V, F.

  • C.

    F, V, F, V, V.

  • D.

    V, V, V, F, F.

  • E.

    V, F, F, V, V.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

A atividade ou ocupação para ser considerada recurso terapêutico deve:

I - ser selecionada e capaz de ser ajustada a qualquer pessoa em tratamento, de forma a melhorar suas capacidades e habilidades prejudicadas permitindo o funcionamento ocupacional;

II - ter uma finalidade ou objetivo que a torna desafiadora, com perspectiva de sucesso, bem como significado e relevância para a pessoa em tratamento;

III - apresentar as características necessárias para evocar a resposta desejada;

IV - provocar resposta total imediata de acordo com o interesse, não permitindo gradação;

V - ter a participação do cliente na escolha da atividade.

  • A.

    V, V, F, V, F.

  • B.

    V, F, F, V, V.

  • C.

    F, V, V, F, F.

  • D.

    V, F, F, F, V.

  • E.

    V, F, V, F, V.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

Na avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais, deve ou pode constar, segundo Trombly:

I – instrumentos válidos, confiáveis e sensíveis para detectar alterações importantes;

II – avaliações padronizadas de tarefas ocupacionais para os cuidados pessoais;

III – teste que meça consistentemente o parâmetro em estudo, independente de quem é a contagem ou de quando ocorre;

IV – definidas operacionalmente as tarefas dos testes como passo inicial para estabelecer a confiabilidade;

V – na avaliação do desempenho para vestir-se, o teste deve deve ser sensível para notar o progresso quanto a diferentes peças de roupas aplicadas ou diferentes partes do corpo a serem vestidas.

  • A.

    V, V, V, V, V.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, F, F, V, V.

  • D.

    V, F, F, V, F.

  • E.

    V, F, F, F, V.

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