Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
Quanto ao uso do brincar como recurso terapêutico, nas intervenções realizadas em crianças que apresenta deficiência física, observa-se que "o brincar é modalidade terapêutica privilegiada para intervir junto à criança que apresenta deficiência física" (FERLAND 2006), visto...
I - ... ser o território de atividade próprio da criança;
II - ajudar nas atividades significativas para ela, de forma que a resposta à necessidade de (re)agir diante do estímulo, seja mais apropriada;
III - apresentar características similares com o trabalho e lazer adulto sendo meio de aprendizado para a futura vida adulta;
IV - ser um processo natural que ajuda na adaptação a diversas situações;
V - ... permitir uma resistência à passividade e à dependência da criança, fazendo-a participar da terapia.
A 5ª afirmativa estimula a decisão para a escolha do brincar como recurso terapêutico.
As respostas I e II se completam.
Todas as complementações contêm erros.
Somente a assertiva III está errada.
A complementação dada na assertiva I nos faz lembrar da importância do espaço e/ou da atividade fazer parte da cultura ou do contexto próprio da faixa etária dos clientes.
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento caracterizam-se particularmente pelo atraso no desenvolvimento na comunicação e na socialização.
I O autismo, embora seja um tipo representativo desse transtorno, difere dessa caracterização.
II O faz de conta encontra-se ausente nas brincadeiras quase sempre estereotipadas, dessas crianças.
III Crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento tendem a ter grande habilidade no domínio motor e visoespacial.
IV O brinquedo que reage à ação da criança ou os que exigem gestos repetitivos e simples, são os que mais atraem crianças com esses transtornos.
V O estímulo através do brincar é via terapêutica para a exploração de ambientes e domínio das habilidades interpessoais.
Somente a afirmativa III é falsa.
A afirmativa I é falsa.
Em crianças autistas observam-se várias habilidades motoras.
As afirmativas II, IV e V, são corretas.
O "fazer de conta" assemelha-se ao fantasiar a realidade.
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
Estudos realizados por Messier (2000), com crianças com deficits intelectuais e com idade entre 5 e 7 anos, apontaram as seguintes características.
I As crianças eram hábeis em atividades que implicam exploração do espaço e motricidade global.
II A imitação, a manipulação e a socialização não estavam relacionadas à idade mental da criança.
III A maior parte das crianças expressava, no brincar, similaridade com outras crianças sem déficit intelectual, em relação à curiosidade, espontaneidade e prazer.
IV O senso de humor e o gosto de vencer, é menos presente nessas crianças.
V As crianças estudadas por Messier divergem, nas suas ações, das crianças com as mesmas deficiências e faixas etárias, que participaram de estudos realizados dez anos antes por outros pesquisadores.
Todas as afirmativas estão corretas.
O estudo demonstra que há diferenças entre as crianças com padrão intelectual deficiente e as ditas normais no campo do brincar.
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras e as demais falsas.
A afirmativa III é verdadeira.
A afirmativa V é falsa.
Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira relacionando as etapas do planejamento terapêutico com as ações do terapeuta desenvolvidas nessas etapas.
Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
2, 6, 5, 4, 3, 1.
5, 3, 6, 2, 1, 4.
1, 2, 3, 4, 5, 6.
3, 6, 5, 2, 1, 4.
6, 1, 3, 2, 5, 4.
No processo de planejamento da Terapia Ocupacional, segundo Trombly, está CORRETO.
O processo varia quando é aplicado a pessoas com deficiências em áreas diferentes.
Segue a seguinte ordem: Identificar o problema, determinar abordagens, princípios e métodos e estabelecer objetivos.
A atividade, planejada de acordo com a abordagem determinada, deve ser tal que, adaptada ou não, implique automaticamente na resposta correta.
São dados suficientes para a identificação do problema a ser tratado, o resultado das avaliações da equipe multidisciplinar, bem como os objetivos do paciente.
No processo de planejamento do tratamento terapêutico, a observação do humor do paciente quando ele desempenha uma atividade, permite ao terapeuta ocupacional determinar seu nível funcional nas habilidades psicossociais.
A "Uniformização da Terminologia da Terapia Ocupacional", que é um documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), fundamenta o Modelo de Desempenho Ocupacional que está na base da intervenção do terapeuta, nas diversas áreas onde atua, representando um modelo profissional. De acordo com o Modelo de Desempenho Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O modelo de Desempenho Ocupacional baseia-se no uso das atividades em etapas e com graus de dificuldades decrescentes, exigindo respostas ao estímulo de forma similar, sendo divididas em quatro fases até o alcance do desempenho máximo incluindo aí o retorno à atividade laboral tradicional do paciente.
O Modelo faz referência às Áreas, Componentes ou Contextos de Desempenho, que se dividem em três.
Na terminologia da terapia ocupacional, as atividades são divididas em áreas de performances biopsicossociais sendo denominadas Atividades da Vida Diária, Atividades Laborativas (trabalho ou vida prática) e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).
Os componentes do desempenho, de acordo com o Modelo, são: sensoriomotor, de integração cognitiva e de habilidades psicossociais e psicológicos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde OMS (1980), quando uma debilidade ou uma incapacidade interfere na habilidade de uma pessoa em completar as atividades que fazem parte das suas responsabilidades e deveres sociais, ela é deficiente. Quanto à atuação clínica do Terapeuta Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O papel clínico do terapeuta ocupacional inclui avaliação e tratamento, a ser realizado com o apoio de outros profissionais.
No ambiente terapêutico, os terapeutas fornecem a oportunidade para que as pessoas aprendam como viver com uma incapacidade, aceite a perda de autonomia como natural, propiciando-lhes, assim, independência emocional.
A avaliação precede o planejamento do tratamento. A síntese dos dados de avaliação fornece informações sobre as atividades valorizadas, motivação, habilidades e déficits funcionais dos pacientes, que ajudam ou comprometem seus desempenhos funcionais.
A terapia ocupacional pode ajudar uma pessoa a desenvolver um autoconceito negativo ou positivo que facilitará o tratamento.
A terapia ocupacional pode ajudar a eliminar os motivadores que levam ao auto funcionamento e avaliar a intensidade do esquema de motivação do indivíduo para criar regras na realização das AVDs, conforme preconiza a AOTA, 1994.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
A ocupação/atividade é considerada terapêutica, quando condiz com situações abaixo.
I Não tem tanto significado para o cliente, mas prepara para a participação em outras atividades importantes.
II Sofreu processo de análise, seleção e gradação, além da adaptação, tendo seu reconhecimento nos diversos campos da saúde, antes de sua prescrição.
III Está de acordo com as necessidades e possibilidades de qualquer cliente e tem os recursos disponíveis em qualquer situação.
IV Serve de técnica de facilitação, inibição, posicionamento e/ou estímulo sensorial.
V É reconhecida, após análise, pelo Terapeuta Ocupacional como método auxiliar e/ou atividade habilitadora para diferentes níveis de intervenção.
F, F, V, F, V.
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
A atividade ou ocupação para ser considerada recurso terapêutico deve:
I - ser selecionada e capaz de ser ajustada a qualquer pessoa em tratamento, de forma a melhorar suas capacidades e habilidades prejudicadas permitindo o funcionamento ocupacional;
II - ter uma finalidade ou objetivo que a torna desafiadora, com perspectiva de sucesso, bem como significado e relevância para a pessoa em tratamento;
III - apresentar as características necessárias para evocar a resposta desejada;
IV - provocar resposta total imediata de acordo com o interesse, não permitindo gradação;
V - ter a participação do cliente na escolha da atividade.
V, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
V, F, V, F, V.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
Na avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais, deve ou pode constar, segundo Trombly:
I instrumentos válidos, confiáveis e sensíveis para detectar alterações importantes;
II avaliações padronizadas de tarefas ocupacionais para os cuidados pessoais;
III teste que meça consistentemente o parâmetro em estudo, independente de quem é a contagem ou de quando ocorre;
IV definidas operacionalmente as tarefas dos testes como passo inicial para estabelecer a confiabilidade;
V na avaliação do desempenho para vestir-se, o teste deve deve ser sensível para notar o progresso quanto a diferentes peças de roupas aplicadas ou diferentes partes do corpo a serem vestidas.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, F, V, V.
V, F, F, V, F.
V, F, F, F, V.
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