Questões de Terapia Ocupacional do ano 2013

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Segundo Schell (1998), “quando o Terapeuta Ocupacional toma decisões e planeja a avaliação e o tratamento, ele emprega simultaneamente pelo menos quatro linhas de raciocínio clínico”, exceto o raciocínio

  • A. científico.
  • B. psicológico.
  • C. narrativo.
  • D. pragmático.
  • E. ético.

Segundo Trombly (2008), “a Terapia Ocupacional conquistou o seu lugar através das modificações sociais ocorridas no fim do século XIX e início do século XX, criando um meio que fomentou o desenvolvimento da categoria”. Nesse sentido, pode-se afirmar que a terapia ocupacional contribuiu para

I – modificar a estrutura organizacional;

II – alterar o papel hospitalar;

III – diminuir a eficiência dos cuidados médicos tradicionais;

IV – incentivar a profissionalização.

Quantas das contribuições acima apontadas são de fato contribuições da terapia ocupacional?

  • A. I e II apenas.
  • B. III e IV apenas.
  • C. I, II e III apenas.
  • D. I, II e IV apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A respeito de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e atuação da terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Na avaliação de um paciente com dor, a palavra materializa o sentido individual dado à dor e o comportamento qualifica e quantifica a dor referida.

  • B.

    As dores musculoesqueléticas em membros superiores e inferiores são igualmente sentidas e vividas no cotidiano das pessoas.

  • C.

    Síndrome de De’Quervain, síndrome do desfiladeiro torácico, artrite reumatoide e epicondilite lateral, são exemplos de patologias classificadas pelo Ministério da Saúde como DORT.

  • D.

    Apenas na fase mais avançada, em que já existe prejuízo na realização das AVDs, é que se torna necessária a emissão de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).

  • E.

    As atividades lúdicas, expressivas, com uso de bolas suíças, bambolês, ou bolas comuns, são contraindicadas na primeira fase de intervenção do terapeuta ocupacional, a fase aguda da dor.

Após um acidente vascular cerebral (AVC) e outros distúrbios do sistema nervoso central, como os traumas cranianos, pode ocorrer perda sensorial, o que prejudica substancialmente as atividades funcionais do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A perda sensorial só inibe um movimento quando não há um bom retorno motor.

  • B.

    Um pré-requisito para o retreinamento sensorial é que o terapeuta ocupacional normalize o tônus muscular do paciente e encontre uma posição, melhor possível, para a execução das atividades.

  • C.

    No tratamento da disfunção sensorial, a presença de capacidade cognitiva alterada não prejudica a evolução do trabalho.

  • D.

    Se for constatado que a perda de sensação é permanente, o tratamento corretivo deve ser escolhido em detrimento ao compensatório.

  • E.

    É sabido que o bombardeio sensorial, envolvendo o maior número possível de sentidos é desaconselhável e provoca confusão e baixa adesão ao tratamento.

Com relação à intervenção do terapeuta ocupacional em indivíduos com deficiência auditiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Não existem diferenças conceituais entre os termos surdez e deficiência auditiva, ficando a critério do terapeuta a escolha do termo mais adequado.

  • B.

    A noção de tempo é uma das mais fáceis de trabalhar em pessoas com deficiência auditiva e, portanto, deve ser o ponto inicial de um protocolo de estimulação precoce.

  • C.

    O surdo necessita de estimulação de percepções visuais de forma intensa, a fim de provocar uma compensação do isolamento e exclusão gerados pela deficiência.

  • D.

    As pessoas surdas preferem relações com pessoas ouvintes já que, apesar da deficiência, elas possuem a mesma forma de olhar o mundo.

  • E.

    Na estimulação precoce da criança surda, o objetivo é promover um desenvolvimento adaptado ao meio, antecipando etapas evolutivas, a fim de diminuir as desvantagens causadas pela deficiência.

Uma possível intervenção do terapeuta ocupacional, diz respeito ao trabalho com pessoas portadoras de disfunções sensoriais. Com relação a uma pessoa com perda visual, antes de iniciar a intervenção, o terapeuta ocupacional deve proceder a uma avaliação funcional, a qual complementa a avaliação clínica feita pelo oftalmologista. Esta avaliação funcional abrange diversas funções. Assinale a opção que define, corretamente, a respectiva função visual.

  • A.

    visão de cores: informa sobre a capacidade de enxergar em ambientes com pouca ou muita luz

  • B.

    reação à luz: informa sobre a habilidade da pessoa em dirigir o olhar para um determinado ponto e mantê-lo dessa forma

  • C.

    adaptação visual: informa sobre a habilidade de percepção visual nas diferentes áreas dos campos superior, inferior, central, periférico e nasal

  • D.

    coordenação binocular: informa sobre a capacidade de seguir visualmente um objeto em movimento nas trajetórias vertical e horizontal

  • E.

    acomodação: informa sobre a habilidade de ajuste visual para focalizar objetos oferecidos a diferentes distâncias

Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.

  • A.

    Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.

  • B.

    presença de adaptações e desenho universal em residências

  • C.

    necessidade de uso de sondas para alimentação enteral

  • D.

    depressão ou desinteresse por práticas de autocuidado

  • E.

    independência para a realização de atividades de vida diária

Em novembro de 2011, o governo federal lançou o programa “Melhor em casa”, que diz respeito à implantação de equipes multidisciplinares para o atendimento domiciliar de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Com relação ao atendimento domiciliar e atuação do terapeuta ocupacional, inserido nessas equipes, assinale a opção correta.

  • A.

    A vantagem do atendimento domiciliar é que, na moradia do paciente o terapeuta ocupacional pode observar a influência do ambiente no desempenho das tarefas do dia a dia.

  • B.

    Programas de atenção domiciliar dizem respeito à prevenção primária da saúde da população.

  • C.

    Entre as formas de atuação, o atendimento domiciliar é o que deve proporcionar menos contato e laços afetivos com os membros da família, a fim de não se perder o foco da intervenção.

  • D.

    As atividades básicas de vida diária relacionam-se a preparo das refeições, vestuário, higiene e controle de medicamentos.

  • E.

    Diferentes métodos e instrumentos de avaliação podem ser utilizados no domicílio e, a maioria deles, não requer qualquer grau de treinamento.

Assinale a opção que apresenta espaços de atuação da terapia ocupacional, exclusivamente, na prevenção primária.

  • A.

    estratégia de saúde da família e centros comunitários

  • B.

    centros penitenciários e hospitais gerais

  • C.

    programas de internação domiciliar e escolas

  • D.

    salas de espera e enfermarias especializadas

  • E.

    centros de saúde e unidades de reabilitação

Em relação à investigação dos processos de saúde e doença no trabalho e a atuação do terapeuta ocupacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Na atuação do terapeuta ocupacional, o desempenho do trabalhador é geralmente avaliado por meio de tarefas dirigidas por simulações da realidade e protocolos de observação.

  • B.

    A identificação de problemas relacionados ao adoecimento no ambiente de trabalho é linear e tem relação de causa e efeito bem definidas.

  • C.

    A análise da atividade caracteriza-se pelo questionamento sobre o processo de trabalho e propõe adaptações ergonômicas necessárias.

  • D.

    A ergonomia compreende um campo de saber próprio que surgiu recentemente e requer formação especifica.

  • E.

    A gravação de vídeo é um elemento importante na análise do trabalho e substitui a necessidade de presença do terapeuta ocupacional no campo de observação.

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