Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Segundo Schell (1998), quando o Terapeuta Ocupacional toma decisões e planeja a avaliação e o tratamento, ele emprega simultaneamente pelo menos quatro linhas de raciocínio clínico, exceto o raciocínio
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Segundo Trombly (2008), a Terapia Ocupacional conquistou o seu lugar através das modificações sociais ocorridas no fim do século XIX e início do século XX, criando um meio que fomentou o desenvolvimento da categoria. Nesse sentido, pode-se afirmar que a terapia ocupacional contribuiu para
I modificar a estrutura organizacional; II alterar o papel hospitalar; III diminuir a eficiência dos cuidados médicos tradicionais; IV incentivar a profissionalização. Quantas das contribuições acima apontadas são de fato contribuições da terapia ocupacional?A respeito de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) e atuação da terapia ocupacional, assinale a opção correta.
Na avaliação de um paciente com dor, a palavra materializa o sentido individual dado à dor e o comportamento qualifica e quantifica a dor referida.
As dores musculoesqueléticas em membros superiores e inferiores são igualmente sentidas e vividas no cotidiano das pessoas.
Síndrome de DeQuervain, síndrome do desfiladeiro torácico, artrite reumatoide e epicondilite lateral, são exemplos de patologias classificadas pelo Ministério da Saúde como DORT.
Apenas na fase mais avançada, em que já existe prejuízo na realização das AVDs, é que se torna necessária a emissão de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
As atividades lúdicas, expressivas, com uso de bolas suíças, bambolês, ou bolas comuns, são contraindicadas na primeira fase de intervenção do terapeuta ocupacional, a fase aguda da dor.
Após um acidente vascular cerebral (AVC) e outros distúrbios do sistema nervoso central, como os traumas cranianos, pode ocorrer perda sensorial, o que prejudica substancialmente as atividades funcionais do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A perda sensorial só inibe um movimento quando não há um bom retorno motor.
Um pré-requisito para o retreinamento sensorial é que o terapeuta ocupacional normalize o tônus muscular do paciente e encontre uma posição, melhor possível, para a execução das atividades.
No tratamento da disfunção sensorial, a presença de capacidade cognitiva alterada não prejudica a evolução do trabalho.
Se for constatado que a perda de sensação é permanente, o tratamento corretivo deve ser escolhido em detrimento ao compensatório.
É sabido que o bombardeio sensorial, envolvendo o maior número possível de sentidos é desaconselhável e provoca confusão e baixa adesão ao tratamento.
Com relação à intervenção do terapeuta ocupacional em indivíduos com deficiência auditiva, assinale a opção correta.
Não existem diferenças conceituais entre os termos surdez e deficiência auditiva, ficando a critério do terapeuta a escolha do termo mais adequado.
A noção de tempo é uma das mais fáceis de trabalhar em pessoas com deficiência auditiva e, portanto, deve ser o ponto inicial de um protocolo de estimulação precoce.
O surdo necessita de estimulação de percepções visuais de forma intensa, a fim de provocar uma compensação do isolamento e exclusão gerados pela deficiência.
As pessoas surdas preferem relações com pessoas ouvintes já que, apesar da deficiência, elas possuem a mesma forma de olhar o mundo.
Na estimulação precoce da criança surda, o objetivo é promover um desenvolvimento adaptado ao meio, antecipando etapas evolutivas, a fim de diminuir as desvantagens causadas pela deficiência.
Uma possível intervenção do terapeuta ocupacional, diz respeito ao trabalho com pessoas portadoras de disfunções sensoriais. Com relação a uma pessoa com perda visual, antes de iniciar a intervenção, o terapeuta ocupacional deve proceder a uma avaliação funcional, a qual complementa a avaliação clínica feita pelo oftalmologista. Esta avaliação funcional abrange diversas funções. Assinale a opção que define, corretamente, a respectiva função visual.
visão de cores: informa sobre a capacidade de enxergar em ambientes com pouca ou muita luz
reação à luz: informa sobre a habilidade da pessoa em dirigir o olhar para um determinado ponto e mantê-lo dessa forma
adaptação visual: informa sobre a habilidade de percepção visual nas diferentes áreas dos campos superior, inferior, central, periférico e nasal
coordenação binocular: informa sobre a capacidade de seguir visualmente um objeto em movimento nas trajetórias vertical e horizontal
acomodação: informa sobre a habilidade de ajuste visual para focalizar objetos oferecidos a diferentes distâncias
Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.
Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.
presença de adaptações e desenho universal em residências
necessidade de uso de sondas para alimentação enteral
depressão ou desinteresse por práticas de autocuidado
independência para a realização de atividades de vida diária
Em novembro de 2011, o governo federal lançou o programa Melhor em casa, que diz respeito à implantação de equipes multidisciplinares para o atendimento domiciliar de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Com relação ao atendimento domiciliar e atuação do terapeuta ocupacional, inserido nessas equipes, assinale a opção correta.
A vantagem do atendimento domiciliar é que, na moradia do paciente o terapeuta ocupacional pode observar a influência do ambiente no desempenho das tarefas do dia a dia.
Programas de atenção domiciliar dizem respeito à prevenção primária da saúde da população.
Entre as formas de atuação, o atendimento domiciliar é o que deve proporcionar menos contato e laços afetivos com os membros da família, a fim de não se perder o foco da intervenção.
As atividades básicas de vida diária relacionam-se a preparo das refeições, vestuário, higiene e controle de medicamentos.
Diferentes métodos e instrumentos de avaliação podem ser utilizados no domicílio e, a maioria deles, não requer qualquer grau de treinamento.
Assinale a opção que apresenta espaços de atuação da terapia ocupacional, exclusivamente, na prevenção primária.
estratégia de saúde da família e centros comunitários
centros penitenciários e hospitais gerais
programas de internação domiciliar e escolas
salas de espera e enfermarias especializadas
centros de saúde e unidades de reabilitação
Em relação à investigação dos processos de saúde e doença no trabalho e a atuação do terapeuta ocupacional, assinale a opção correta.
Na atuação do terapeuta ocupacional, o desempenho do trabalhador é geralmente avaliado por meio de tarefas dirigidas por simulações da realidade e protocolos de observação.
A identificação de problemas relacionados ao adoecimento no ambiente de trabalho é linear e tem relação de causa e efeito bem definidas.
A análise da atividade caracteriza-se pelo questionamento sobre o processo de trabalho e propõe adaptações ergonômicas necessárias.
A ergonomia compreende um campo de saber próprio que surgiu recentemente e requer formação especifica.
A gravação de vídeo é um elemento importante na análise do trabalho e substitui a necessidade de presença do terapeuta ocupacional no campo de observação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...