Questões de Terapia Ocupacional do ano 2013

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Em relação a adaptações, Teixeira, et al (2003), afirma “(...) ramo da tecnologia assistiva como a modificação da tarefa, método e meio ambiente, promovendo a independência e função”. Assinale a alternativa sobre as adaptações da escrita para pacientes com dificuldades motoras.

  • A. Triângulo; tranfer hand; almofada giratória; tábua de bolinha; elevador; elevador para transferência eleve.
  • B. Capacete em couro; substituição em três pontos; engrossadores de borracha; mouse adaptado; colmeia para teclado.
  • C. Andador reciprocado com a substituição de preensão; andador triangular com apoio; adaptador com vista anterior.
  • D. Substituição de preensão ezeform; garfo e faca com substituição; substituição de preensão em ombro; aparador de prato.
  • E. Substituição de preensão em elástico e espuma com velcro; suporte para o apoio de utensílios; alças preston; substituição em três pontos; substituição palmar.

Antes de iniciar a intervenção terapêutica ocupacional em pacientes com demência tipo Alzheimer, o profissional procede a avaliação, observando a cognição para estabelecer uma linha-base para a mensuração de qualquer alteração no quadro inicial, além de informar o plano de intervenção, conforme Ferrari (2007). Assinale a alternativa sobre o instrumento utilizado para avaliar a cognição em pacientes acometidos pelo Alzheimer.

  • A. Avaliação da função escolar.
  • B. Miniexame do estado mental.
  • C. Questionário de avaliação da saúde.
  • D. Medida de independência funcional.
  • E. Avaliação da amplitude de movimento.

Rodrigues, et al (2007, p. 435), conceitua órtese como um dispositivo aplicado externamente ao corpo humano, modificando as características funcionais ou estruturais do sistema músculo-esquelético. Em relação à classificação das órteses, é correto afirmar que

  • A. as órteses drop-up são projetadas para mobilizar o movimento de uma articulação em determinada direção.
  • B. na modelagem da órtese estática progressiva, o terapeuta ocupacional o faz com mínimo da capacidade de alongamento do paciente.
  • C. as órteses podem ser classificadas de acordo com o seu design como fixa, flexível, estática progressiva, estática seriada, drop-out e articulada.
  • D. a órtese dinâmica é projetada para estabilizar uma ou mais articulações, apresentando partes fixas para o controle ou restauração do movimento.
  • E. as órteses podem ser classificadas de acordo com a sua localização anatômica, considerando as órteses para membros superiores, órteses para membros inferiores e órteses espinhais.

Conforme Zerbinato, et al (2003), a paralisia cerebral compõe um grupo de desordens neurológicas não progressivas, apresentando alterações associadas nas áreas de desenvolvimento cognitivo, visual, auditivo e da comunicação. Em relação à intervenção precoce em crianças com paralisia cerebral, é correto afirmar que

  • A. não se deve proceder o enrolamento-endireitamento em crianças com paralisia cerebral, pois esta posição deixa os músculos do corpo favoráveis à coordenação motora.
  • B. as experiências sensoriais na intervenção profissional têm um papel importante na atenuação de algumas conexões sinápticas no final do desenvolvimento do indivíduo.
  • C. os bebês com paralisa cerebral apresentam muita mobilidade, sendo seus movimentos amplos, possibilitando experiências sensório-motoras na primeira fase do desenvolvimento da criança.
  • D. quando o tônus muscular da criança com paralisia cerebral está baixo, a sua postura, em boa parte do tempo, fixa-se preferencialmente determinada pelo reflexo tônico cervical assimétrico e o reflexo tônico labiríntico.
  • E. quanto mais precoce for o início da intervenção da terapia ocupacional, melhores serão os resultados obtidos no tratamento, além de ampliar as possibilidades de estimulação do sistema nervoso central por meio das experiências sensório-motoras.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE), acometido na infância, tem como causas anemia falciforme, alterações cardíacas e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), conforme relatos de Pfeifer, et al (2012). No que concerne a intervenção da terapia ocupacional no atendimento ambulatorial junto a crianças com sequelas de AVE, voltando o atendimento às necessidades relativas e de vida diária – vestuário, assinale a alternativa relacionada às orientações profissionais, para que a criança realize a atividade com independência.

  • A. Não deixar que retire a blusa pela cabeça, segurando a abertura da gola sobre a nuca.
  • B. A retirada de roupas é a tarefa mais complicada, iniciando pelos membros comprometidos.
  • C. Se a calça tiver fecho, para tirá-la, deve-se puxar sem abrir o fecho, retirando primeiro a perna não comprometida.
  • D. Com a criança de pé, iniciar vestindo a blusa pela cabeça; vestir o lado não afetado primeiro, após o lado afetado, finalizar ajustando a blusa.
  • E. Sentada sobre o banco de madeira, a criança deve colocar a calça iniciando pelo lado afetado; posteriormente, levantar para vestir os membros superiores.

É bastante importante a avaliação do Terapeuta Ocupacional no período de 24 a 48 horas depois da hospitalização dos pacientes queimados, a qual deve priorizar

I – as condições da pele.

II – as preocupações com contraturas.

III – o edema.

IV – o nível no desempenho na AVD.

V – o estado psicológico.

Quais desses itens de avaliação devem, de fato, ser priorizados pelo Terapeuta Ocupacional?

  • A. I, II, III, IV e V
  • B. II e III apenas.
  • C. I e IV apenas.
  • D. I, II e III apenas.
  • E. I e V apenas.

Trombly diz que, para a adaptação de uma atividade, são essenciais as seguintes características, exceto

  • A. a eficácia.
  • B. a eficiência.
  • C. o fácil desempenho.
  • D. a segurança.
  • E. as posturas estranhas.

A característica principal da paralisia cerebral é o déficit motor. Distúrbios associados decorrentes da lesão neurológica podem estar presentes, tais como: I – Distúrbios de deglutição; II – Convulsões; III – Preservação das funções corticais superiores; IV – Anormalidades da fala e linguagem. Quais desses distúrbios estão corretamente indicados?

  • A. I e II apenas.
  • B. III e IV apenas.
  • C. I, II e III apenas.
  • D. I, II e IV apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A sucessão de fenômenos que ocorrem na cicatrização é um processo complexo. É importante que o terapeuta compreenda o seu papel, facilitando e intervindo com procedimentos corretos e nos momentos adequados. Também é preciso respeitar as diferentes etapas que ocorrem durante a reparação tecidual, a saber: ( ) maturação do depósito de fibras de colágeno. ( ) formação do tecido de granulação. ( ) formação do coágulo. ( ) produção de secreção fibroblástica. ( ) proliferação de células inflamatórias. Analise-as e numere-as na ordem que devem ser cumpridas. Depois, assinale a alternativa que reproduz sua numeração.

  • A. V, II, I, IV, III
  • B. III, I, IV, V, II
  • C. V, III, I, IV, II
  • D. II, IV, I, III, V
  • E. IV, III, VI, V, I

Tanto as atividades de lazer passivas quanto as ativas parecem contribuir para o equilíbrio ocupacional, a autoestima e o bem-estar das pessoas com deficiência. Assinale a atividade que menos se enquadra nessa abordagem terapêutica.

  • A. Tricô.
  • B. Bordado.
  • C. Horticultura.
  • D. Cozinhar.
  • E. Crochê.
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