Questões de Terapia Ocupacional do ano 2017

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Assinale a opção que indica o tipo de intervenção utilizada na terapia ocupacional para o tratamento de crianças com paralisia cerebral, com ênfase no controle axial, nas reações automáticas e na dissociação dos membros.

  • A. hidroterapia
  • B. abordagem reabilitativa
  • C. abordagem de Rood
  • D. abordagem de Bobath
  • E. integração sensorial

O terapeuta ocupacional facilita e promove o desempenho ocupacional de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). Nesse contexto, a integração sensorial, uma terapia importante para essas crianças, tem como objetivo

  • A. reduzir a estimulação sensorial para ganho de força muscular.
  • B. favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, através da integração de informações sensoriais.
  • C. desenvolver a capacidade de percepção, aprendizagem e organização de sensações advindas do próprio corpo, independentemente do meio ambiente.
  • D. integrar apenas os sistemas visual, auditivo, gustativo e olfativo.
  • E. favorecer as disfunções primárias motoras.

Assinale a opção que corresponde ao quadro de comprometimento cognitivo leve (CCL) com maior chance de evoluir para demência.

  • A. não amnéstico de domínio único
  • B. não amnéstico de domínio múltiplo
  • C. Alzheimer
  • D. amnéstico de domínio único
  • E. amnéstico de domínio múltiplo

As atividades utilizadas como recurso terapêutico para estimular a aquisição, a associação e o armazenamento por meio de exercícios de concentração, percepção e reminiscência são de natureza

  • A. lúdica.
  • B. cognitiva.
  • C. psicofísica.
  • D. educativa.
  • E. laborativa.

Entre os recursos terapêuticos que podem ser utilizados na população idosa, estão as atividades de descontração, que contribuem com a socialização e o estímulo da criatividade. Essas atividades são conhecidas como

  • A. socioterápicas.
  • B. psicofísicas.
  • C. laborativas.
  • D. lúdicas.
  • E. educativas.

O comportamento de crianças com dificuldade emocional, motora e de aprendizado tem sido relacionado a transtornos de processamento sensorial (TPS). A dificuldade de direção dos objetos quando a criança está com os olhos vendados está relacionada ao transtorno de discriminação sensorial

  • A. auditivo.
  • B. vestibular.
  • C. proprioceptivo.
  • D. gustativo.
  • E. visual.

O transtorno de processamento sensorial (TPS) é uma condição que produz déficit de atenção e que pode gerar dificuldades motoras, emocionais e sociais. A dispraxia é um tipo de TPS caracterizado

  • A. pela rápida adaptação a estímulos, o que produz uma necessidade permanente de vivenciar novos estímulos.
  • B. pela habilidade de planejar, sequenciar e executar uma ação, geralmente com um desempenho motor reduzido.
  • C. por dificuldade de o indivíduo manter a estabilização do seu corpo enquanto em repouso ou em movimento.
  • D. por hipersensibilidade a vários estímulos sensoriais.
  • E. por demora na resposta a determinados estímulos.

O teste de integração sensorial e práxis (TISP), utilizado na avaliação das disfunções sensoriais, consiste em

  • A. um teste que avalia disfunções do processo sensorial quanto aos sistemas vestibular, proprioceptivo, visual e tátil.
  • B. uma escala de avaliação das disfunções sensoriais, da práxis e da participação social de crianças em idade escolar, por meio de informações repassadas pelos pais e pela escola.
  • C. um teste de avaliação da integração social e práxis, que objetiva avaliar distúrbios de integração sensorial em crianças com problemas de aprendizagem.
  • D. um teste de avaliação da qualidade de vida.
  • E. um questionário destinado a pais e cuidadores que objetiva avaliar problemas na modulação, no processamento sensorial e na resposta emocional.

A LER/DORT é umas das disfunções de maior prevalência na população de trabalhadores. O tratamento de indivíduos com essa disfunção inclui o processo de reabilitação que

  • A. deve ser iniciado após tratamento farmacológico.
  • B. utiliza a ergonomia como um recurso terapêutico eficaz.
  • C. consiste na avaliação ergonômica do ambiente de trabalho.
  • D. deve ser iniciado após tratamento fisioterápico.
  • E. tem como objetivo a recuperação parcial ou completa da função para retorno às atividades laborais.

Assinale a opção que corresponde ao recurso terapêutico empregado pela terapeuta ocupacional para o tratamento de pacientes com disfunções relacionadas ao trabalho.

  • A. exercícios físicos, alongamentos e mudança de posto de trabalho
  • B. avaliação eletromiográfica
  • C. avaliação postural
  • D. prescrição de relaxante muscular
  • E. avaliação ergonômica dos postos de trabalho
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