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Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.
Fita métrica, dinamômetro e goniômetro são instrumentos que podem ser utilizados na avaliação de edema, na força de preensão e na amplitude de movimento, respectivamente.
Reabilitação está relacionada ao termo latino reabilitare, cujo significado é restaurar. A respeito dos princípios de reabilitação, julgue os itens subseqüentes.
O termo reabilitação não se limita à restauração de capacidades físicas, ele compreende, de forma geral, a restauração de potenciais funcionais e ocupacionais de um indivíduo, de modo a promover a autonomia, a independência e a inclusão social.
Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.
A avaliação de habilidades psicossociais e de componentes psicológicos torna-se desnecessária no processo de terapia ocupacional de indivíduos que apresentam apenas comprometimento motor.
Reabilitação está relacionada ao termo latino reabilitare, cujo significado é restaurar. A respeito dos princípios de reabilitação, julgue os itens subseqüentes.
A idéia de restauração funcional está relacionada à terapia ocupacional desde sua origem oficial, nos Estados Unidos da América, após a Primeira Guerra Mundial.
Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.
Os testes Monofilamentos de Semmes-Weinstein e Discriminador de 2 pontos podem ser utilizados para avaliação de sensibilidade de indivíduos com queimaduras, artrite, hanseníase, lesão medular e fraturas.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
André Lapierre, Vitor da Fonseca e Jean Lê Bouch são grandes estudiosos da abordagem psicomotora.
Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.
A revisão das avaliações realizadas pelos demais profissionais da equipe de tratamento e conversas informais com pacientes e familiares são insuficientes para auxiliar o processo de avaliação do contexto pessoal, social e cultural do indivíduo.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
A reeducação psicomotora está restrita à faixa etária de 0 a 12 anos.
Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.
A medida de independência funcional (MIF), o questionário de avaliação em saúde e a LOTCA são instrumentos utilizados exclusivamente para avaliação de comprometimento motor.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
O modo de Carlos utilizar o lápis, sempre colocando força demais e rasgando a folha de papel, deve remeter o terapeuta à observação e avaliação do tônus muscular de Carlos.
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