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Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.
A escolha de instrumentos de avaliação deve levar em consideração alguns critérios, entre os quais encontram-se perfil da clientela, objetivos da intervenção e modelos de assistência.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
Nomear partes do corpo em si e no outro, jogar pega-varetas e compor sua árvore genealógica são exemplos de atividades que podem estimular, respectivamente, a lateralidade, a coordenação motora fina e a organização espacial de Carlos.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às modalidades de intervenção terapêutico-ocupacionais.
A coesão, o aprendizado interpessoal e a instilação da esperança podem ser considerados fatores terapêuticos em abordagens individuais.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
No caso de Carlos, a educação psicomotora deve ser orientada e desenvolvida por um terapeuta ocupacional em um ambiente clínico apropriado.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às modalidades de intervenção terapêutico-ocupacionais.
Os atendimentos individuais sempre terão objetivos distintos quando comparados à abordagem grupal.
Com relação aos processos de avaliação realizados na terapia ocupacional, assinale a opção correta.
A avaliação da hipotonia é realizada por meio da observação da resposta muscular ao estiramento passivo.
O dinamômetro é um instrumento utilizado para avaliação de amplitude de movimento.
Os testes realizados com monofilamentos para avaliação da sensibilidade devem ser aplicados com a visão do paciente desobstruída.
A medida de independência funcional (MIF) é uma escala que avalia exclusivamente os aspectos motores do paciente.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
No caso de Carlos, esquema corporal, lateralidade e coordenação motora são exemplos de conceitos funcionais de psicomotricidade que devem ser avaliados.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às modalidades de intervenção terapêutico-ocupacionais.
As dinâmicas utilizadas no grupo de atividade e na atividade grupal são semelhantes.
Ana, de 45 anos de idade, apresenta histórico de artrite reumatóide. Desde o diagnóstico realizado há 5 anos, vem fazendo tratamento conforme prescrito pelo reumatologista com uso continuado de antiinflamatórios. Atualmente foi atendida no serviço de terapia ocupacional e apresenta queixas de dor nos punhos, rigidez matinal e áreas edemaciadas. Ana é dona de casa, casada, com dois filhos na adolescência. Ela realizava todas as tarefas domésticas, porém, nos últimos meses, não tem conseguido realizá-las.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Próteses são dispositivos de tecnologia assistiva eficientes em casos semelhantes ao da Ana.
O mais provável é que Ana não retome as atividades domésticas.
O emprego de articulações menores nas atividades são eficientes para minimizar os sintomas de artrtie reumatóide.
Um tipo de deformidade comum em pacientes com artrite reumatóide é conhecida como deformidade em botoeira.
Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência, apresenta características que a identificam e permitem o seu reconhecimento. O estudo dessas fases é extremamente importante para os profissionais da área da saúde e possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Estudos longitudinais deixam claro que a saúde se modifica para pior devido à aposentadoria.
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