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Com relação ao uso de órteses, julgue os seguintes itens.
O terapeuta ocupacional deve confeccionar uma órtese que seja leve e, além de atender às necessidades terapêuticas, permita ao paciente, ao mesmo tempo, colocá-la e retirá-la sempre de forma independente.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
No caso de crianças que apresentam espasticidade, o terapeuta ocupacional deve manter-se atento, pois movimentos bruscos e rápidos podem levar ao aumento excessivo do tônus muscular de tais crianças.
Com relação ao uso de órteses, julgue os seguintes itens.
As órteses podem ser classificadas em três categorias: órteses de posicionamento, órteses funcionais estáticas e órteses funcionais dinâmicas.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Embora haja vários sistemas padronizados de avaliação de terapia ocupacional, quando se trata do diagnóstico de paralisia cerebral, alguns pontos particulares precisam ser observados, como alteração do tônus muscular, capacidade de estabelecer controle seletivo de movimentos, manutenção de diferentes posturas, bem como realização de mudanças posturais, efetividade de reações de equilíbrio e retificação corporal, desempenho funcional de membros superiores e coordenação visuomotora.
Com relação ao uso de órteses, julgue os seguintes itens.
Quanto à função, as órteses servem para imobilizar ou limitar a atividade de uma ou mais articulações, auxiliar na prevenção e na progressão do aparecimento de deformidades, manter a amplitude articular, estabilizar e(ou) posicionar uma ou mais articulações, possibilitar a manutenção da força muscular normal e estimular o fortalecimento da musculatura fraca.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Um quadro de diplegia é caracterizado por comprometimento dos membros superiores e inferiores, com menor envolvimento dos membros superiores.
Os métodos usuais de terapia ocupacional podem ser postos em segundo plano, em favor do esforço do terapeuta no desenvolvimento de um estilo próprio de manejo terapêutico, a fim de ser um facilitador do processo vivido pelo cliente.
Considerando o texto acima, julgue o seguinte item.
O texto se refere a um plano de tratamento em que o terapeuta ocupacional preconiza o modelo de terapia ocupacional materialista-histórico.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
A patologia paralisia cerebral constitui um grupo de patologias neurológicas progressivas, com etiologias e quadros clínicos diversos, em que predomina comprometimento motor, podendo apresentar desordens associadas nas áreas do desenvolvimento cognitivo visual e da comunicação.
Segundo Berenice Rosa Francisco, o terapeuta não se apodera, como se fosse exclusividade sua, dos conhecimentos que possibilitam a efetivação do processo, da mesma forma que não o realiza sozinho, pois o principal propósito da terapia é possibilitar ao cliente perceber-se como um indivíduo social, feixe de relações. Isso só acontece à medida que ele passa a apropriar-se dos meios e dos objetivos do tratamento, reconhecendo-se como autor, fazedor de sua própria história e da história do mundo. Acerca dessas informações, julgue o item a seguir.
A elaboração de um plano de tratamento em terapia ocupacional que tome como base o parágrafo acima é fruto do modelo de terapia ocupacional humanista.
No que se refere à saúde mental, às políticas institucionais e aos centros de apoio na área, julgue os itens seguintes.
A Organização Mundial de Saúde considera que o tratamento de transtornos mentais deve ser realizado considerando-se três aspectos: medicação, psicoterapia e reabilitação psicossocial.
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