Questões sobre Geral

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A medida de independência funcional (MIF) é um instrumento de avaliação largamente utilizado pelos terapeutas ocupacionais. A respeito da MIF, assinale a opção correta.

  • A. A MIF foi criada para ser utilizada com populações idosas.
  • B. A compreensão e a expressão são subitens do item cognição social, que compõe a MIF.
  • C. Esse instrumento mensura a severidade da incapacidade e os resultados das intervenções de reabilitação.
  • D. A MIF é uma escala constituída de três níveis representativos: independência completa; supervisão; e ajuda total.
  • E. As subdivisões do escore total obtido pela MIF são MIF motora, MIF perceptual e MIF social.

Com relação aos instrumentos de avaliação utilizados pela terapia ocupacional, é correto afirmar que

  • A. o inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) é composto por escalas quantitativas e qualitativas que podem ser aplicadas integral ou parcialmente.
  • B. o teste de avaliação da função escolar (SFA) é um exemplo de avaliação de contexto.
  • C. o inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) é um teste utilizado para avaliar crianças e adolescentes em atividades escolares.
  • D. há necessidade de treinamento formal para o uso da avaliação da função escolar (SFA).
  • E. os profissionais têm a obrigação de utilizar avaliações que sejam validadas no Brasil, conforme determina o conselho da profissão.

A respeito da atuação do terapeuta ocupacional no contexto socioeducacional, assinale a opção correta.

  • A. O terapeuta ocupacional pode instrumentalizar o aluno e a escola para uma ação pedagógica efetiva.
  • B. A atuação desse profissional deve restringir-se ao oferecimento de tecnologias assistivas para a inclusão da pessoa com deficiência no espaço físico da escola.
  • C. No contexto socioeducacional, são contraindicados atendimentos individualizados.
  • D. Esse profissional deve estruturar seus procedimentos em uma perspectiva homogeneizadora e inclusiva.
  • E. O terapeuta ocupacional, ao atuar como profissional de apoio, tem o desenvolvimento do seu potencial de atuação prejudicado.

No que se refere a recursos terapêuticos, assinale a opção que apresenta as corretas relações de correspondência.

  • A. quadro - atividade; pintura - instrumento; tinta - material
  • B. sujeito em atividade - trabalho; material - martelo; cadeira - atividade
  • C. homem - sujeito; argila - instrumento; prato de cerâmica - atividade
  • D. tapete - atividade; macramê - produto; sisal - material
  • E. serrote - instrumento; marcenaria - atividade; madeira - matéria-prima

Com relação ao modelo de ocupação humana, um dos primeiros alicerces teóricos direcionadores da terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A. O comportamento social pode ser determinado e reorganizado pela ocupação.
  • B. A natureza social do ser humano é desvinculada da sua natureza ocupacional.
  • C. A ocupação é considerada um organizador natural do comportamento humano.
  • D. Os processos de doença inevitavelmente interrompem a ocupação do ser humano.
  • E. O modelo de ocupação humana baseia-se nas teorias de Spackman.

A terapia ocupacional no Brasil foi iniciada

  • A. em um antigo leprosário do século XVI.
  • B. na Escola de Tratamento Moral.
  • C. durante a Primeira Guerra Mundial.
  • D. pela enfermeira Eleanor Clark Slage.
  • E. no hospital do Juqueri.

Raciocínio clínico é o processo usado por profissionais para planejar, orientar, realizar e refletir sobre o tratamento do cliente. Para alguns estudiosos, o raciocínio clínico pode ser classificado como científico, narrativo, pragmático e ético. No que se refere a essa classificação de raciocínio clínico em terapia ocupacional, julgue os itens subsecutivos. Identificar quem está pagando pelos serviços e quais são suas expectativas; quais os recursos familiares existentes para apoiar a intervenção; quais são as competências clínicas do terapeuta e quais equipamentos estão disponíveis são orientações que configuram o raciocínio pragmático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Raciocínio clínico é o processo usado por profissionais para planejar, orientar, realizar e refletir sobre o tratamento do cliente. Para alguns estudiosos, o raciocínio clínico pode ser classificado como científico, narrativo, pragmático e ético. No que se refere a essa classificação de raciocínio clínico em terapia ocupacional, julgue os itens subsecutivos. O raciocínio científico compreende o significado do distúrbio para a pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise da atividade é um processo utilizado por terapeutas ocupacionais para compreender as etapas necessárias para se realizar uma tarefa. Acerca da análise de atividade, julgue os itens que se seguem. A análise da atividade realizada dentro de uma abordagem biomecânica incentiva o terapeuta a examinar aspectos físicos como preensão, amplitude de movimento e força muscular.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise da atividade é um processo utilizado por terapeutas ocupacionais para compreender as etapas necessárias para se realizar uma tarefa. Acerca da análise de atividade, julgue os itens que se seguem. A presença do cliente se faz necessária para a realização da análise de atividade focada na tarefa e da análise focada na teoria.

  • C. Certo
  • E. Errado
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