Questões sobre Geral

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Avalie se os itens a seguir definem os sistemas de Comunicação Alternativa e Suplementar criados ou adaptados.

I. Língua de sinais.

II. Pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos.

III. Comunicadores.

Assinale a alternativa correta:

  • A. apenas o item I está correto.
  • B. apenas o item II está correto.
  • C. apenas os itens I e II estão corretos.
  • D. apenas os itens II e III estão corretos.
  • E. os itens I, II e III estão corretos.

O terapeuta ocupacional facilita e promove o desempenho ocupacional de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). Nesse contexto, a integração sensorial, uma terapia importante para essas crianças, tem como objetivo

  • A. reduzir a estimulação sensorial para ganho de força muscular.
  • B. favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, através da integração de informações sensoriais.
  • C. desenvolver a capacidade de percepção, aprendizagem e organização de sensações advindas do próprio corpo, independentemente do meio ambiente.
  • D. integrar apenas os sistemas visual, auditivo, gustativo e olfativo.
  • E. favorecer as disfunções primárias motoras.

Paciente após lesão de mão busca o serviço de terapia ocupacional para que ele possa voltar as suas atividades de trabalho enquanto digitador de textos.

Diante dessa imagem, o seguinte tipo de intervenção foi feita pelo terapeuta ocupacional:

  • A. órtese para digitação.
  • B. prótese móvel para digitação.
  • C. adaptação para digitação.
  • D. adaptação estática para digitação.
  • E. prótese fixa para digitação.

Assinale a opção que corresponde ao quadro de comprometimento cognitivo leve (CCL) com maior chance de evoluir para demência.

  • A. não amnéstico de domínio único
  • B. não amnéstico de domínio múltiplo
  • C. Alzheimer
  • D. amnéstico de domínio único
  • E. amnéstico de domínio múltiplo

A adaptação observada abaixo foi confeccionada por um terapeuta ocupacional após a avaliação das áreas e das habilidades do Desempenho ocupacional de um paciente com lesão neurológica periférica com dificuldades na preensão.

Podemos dizer que as áreas e as habilidades do desempenho ocupacional avaliadas foram respectivamente:

  • A. AVD e motoras.
  • B. AVD e AIVD.
  • C. motoras e AVD.
  • D. motoras e AIVD.
  • E. AVD e participação social.

As atividades utilizadas como recurso terapêutico para estimular a aquisição, a associação e o armazenamento por meio de exercícios de concentração, percepção e reminiscência são de natureza

  • A. lúdica.
  • B. cognitiva.
  • C. psicofísica.
  • D. educativa.
  • E. laborativa.

Segundo Eliane Dias de Castro (2007), os atos inaugurais que guiam o encontro terapeuta-paciente para que uma relação terapêutica possa se estabelecer são:

  • A. avaliação e intervenção.
  • B. entrevista e intervenção.
  • C. observação e atenção.
  • D. atenção e intervenção.
  • E. atenção e acolhimento.

Entre os recursos terapêuticos que podem ser utilizados na população idosa, estão as atividades de descontração, que contribuem com a socialização e o estímulo da criatividade. Essas atividades são conhecidas como

  • A. socioterápicas.
  • B. psicofísicas.
  • C. laborativas.
  • D. lúdicas.
  • E. educativas.

Avalie se as afirmativas acerca dos deveres do terapeuta ocupacional a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com o Capítulo V – Das Responsabilidades no Exercício da Terapia Ocupacional da Resolução COFFITO 425, de 8 de julho de 2013.

 Atuar em consonância com a política nacional de saúde, de assistência social, de educação e de cultura promovendo os preceitos da saúde coletiva, da participação social, da vida sócio-comunitária, no desempenho das suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado. Empenhar-se na melhoria das condições da assistência terapêutica ocupacional e nos padrões de qualidade dos serviços de Terapia Ocupacional, no que concerne às políticas públicas, à educação sanitária e às respectivas legislações.

 Ser solidário aos movimentos em defesa da dignidade profissional e das políticas públicas, seja por remuneração condigna, seja por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional e seu aprimoramento, inserção em programas, ações e projetos assim como questões de garantia ao direito à cidadania.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. V, F e F.
  • B. F, V e F.
  • C. V, V e F.
  • D. F, V e V.
  • E. V, V e V.

O comportamento de crianças com dificuldade emocional, motora e de aprendizado tem sido relacionado a transtornos de processamento sensorial (TPS). A dificuldade de direção dos objetos quando a criança está com os olhos vendados está relacionada ao transtorno de discriminação sensorial

  • A. auditivo.
  • B. vestibular.
  • C. proprioceptivo.
  • D. gustativo.
  • E. visual.
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