Questões sobre Geral

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Conforme preconiza o método Neuroevolutivo, analise as afirmativas abaixo que identificam os recursos terapêuticos a serem adotados pelo Terapeuta Ocupacional em uma criança portadora de ataxia decorrente de paralisia cerebral:

1. Posturas de inibição do tônus (PITs) para inibição da espasticidade.

2. Estímulos táteis do tipo Tapping de pressão, para estabilizar o tônus postural.

3. Exercícios que favoreçam a rotação ao longo do eixo corporal.

4. Exercícios ativo-assistidos e ativo, enfocando a melhora das reações de equilíbrio.

5. Exercícios para aumentar as reações associadas.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Assinale a alternativa que define corretamente as encefalopatias crônicas da infância.

  • A.

    Quadros diversos, com predomínio de alterações motoras, decorrentes de lesão cerebral progressiva.

  • B.

    Quadros diversos, com predomínio de deficiência mental, decorrentes de lesão cerebral progressiva.

  • C.

    Quadros diversos, predominantemente motores, acompanhados ou não de alterações cognitivas, decorrentes de lesão cerebral estacionária.

  • D.

    Quadros diversos, com predomínio da deficiência mental, acompanhados de deficiência motora, decorrentes de lesão cerebral progressiva,

  • E.

    Quadros diversos, com predomínio da deficiência sensorial, com ou sem deficiência motora e mental decorrente de lesão cerebral.

O terapeuta ocupacional frequentemente atende crianças portadoras de epilepsias, em especial da Síndrome de West. Com relação a essa síndrome, analise as afirmativas abaixo:

1. Síndrome epilética que ocorre precocemente na infância, geralmente no primeiro ano de vida.

2. Caracterizada por um tipo específico de crise, associada à interrupção e ou regressão do desenvolvimento neuropsicomotor.

3. Na maioria dos casos, a etiologia é desconhecida e não existem lesões cerebrais prévias.

4. A hipsarritmia é o padrão eletroencefalográfico característico nesta síndrome. 5. 85% dos casos evoluem favoravelmente quando a terapêutica medicamentosa é instituída precocemente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Tanto no que se refere ao aprendizado motor durante o desenvolvimento, quanto no ambiente terapêutico, a prática e a repetição podem melhorar uma habilidade motora.

Assinale a alternativa em que a “prática utilizada com repetições freqüentes” pode ser prejudicial ao desenvolvimento.

  • A.

    Para reforçar um padrão reflexo anormal.

  • B.

    Para a criança aprender o padrão de movimento.

  • C.

    Para melhorar o desempenho de uma dada habilidade motora.

  • D.

    Para modificar um padrão de movimento, de acordo com as necessidades impostas pelo ambiente e com novas exigências.

  • E.

    Para aumentar a força muscular, principalmente dos músculos envolvidos no ato em questão.

Analise as afirmativas que, no conceito tradicional de desenvolvimento motor, referem-se à “atividade reflexa do recém-nascido”:

1. Os comportamentos motores que estão presentes ao nascimento “desaparecem” num dado momento e posteriormente “reaparecem” sob a forma de comportamentos motores voluntários.

2. Acredita-se que o “desaparecimento” destes comportamentos deve-se ao fato de haver inibição cortical sobre os centros cerebrais inferiores.

3. São exemplos as reações endireitamento e retificação e reações de equilíbrio e proteção.

4. São exemplos a marcha automática, a reação positiva de suporte, a preensão palmar e o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA).

5. O reforço ou a permanência desta atividade reflexa anormal por um período superior ao esperado pode ser vantajosa para o recém-nascido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Assinale a alternativa que corresponde à causa mais frequente de deficiência mental herdada.

  • A.

    Síndrome de Patau

  • B.

    Síndrome de Turner

  • C.

    Síndrome do X Frágil

  • D.

    Síndrome de Cri Du chat

  • E.

    Síndrome de Prader-Willy

Assinale a alternativa correspondente ao reflexo/ reação que melhor caracteriza o controle antigravitário por parte do lactente.

  • A.

    Reação tônica cervical assimétrica (RTCA)

  • B.

    Reação tônica cervical simétrica (RTCS)

  • C.

    Reflexo de Moro

  • D.

    Reflexo de Landau

  • E.

    Reflexo de Encurvamento do tronco (Reação de Gallant)

Analise as afirmativas referentes à concepção atual do termo “Atividade” na Terapia Ocupacional (TO), como prática de intervenção clínica:

1. A TO é um processo de tratamento no qual o terapeuta utiliza a atividade como recurso técnico.

 2. A atividade é apenas um meio utilizado pelo TO para treinar ou aprimorar uma tarefa específica, independente do contexto em que se apresenta.

3. A atividade é o instrumento que favorece ao indivíduo a compreensão de si mesmo, do meio ambiente e de suas relações.

4. Ao propor a atividade, a terapeuta deve considerar sua realização não apenas no contexto terapêutico, mas no cotidiano do cliente.

5. Na eleição da atividade, a terapeuta ocupacional deve levar em conta exclusivamente as habilidades motoras e cognitivas do cliente.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Analise as afirmativas que se referem ao método de tratamento idealizado por Moshe Feldenkrais:

1. É praticado de duas formas: a Integração Funcional (IF) e a Percepção pelo Movimento (PPM).

2. Propõe que tanto a habilitação quanto a reabilitação funcional vem da educação ou reeducação do sentido cinestésico e seu reajuste a uma função normal de auto adaptação, visando à melhoria de todas as atividades neuromusculares.

3. Preconiza principalmente a realização ativa de sequências de movimento pré-estabelecidas, baseadas no desenvolvimento motor infantil normal.

4. Neste método a aprendizagem é definida como um processo orgânico, no qual os aspectos físicos e mentais estão totalmente integrados.

5. Na aplicação do método, as instruções verbais dirigem todo o movimento e devem ser fortes e vigorosas o suficiente para despertar no indivíduo a percepção e a consciência corporal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Assinale a alternativa que define corretamente as técnicas que fazem parte do Método Calatônico de Phetö Sándor (1916-1992).

  • A.

    Compressão e descompressão, toques profundos e massagem circular.

  • B.

    Contração e relaxamento, diagonais de movimento, iniciação rítmica e estabilização rítmica.

  • C.

    Padrões de inibição tônica, técnicas que influenciam o tônus, controle das reações associadas.

  • D.

    Deslizamentos superficiais e profundos, compressão e descompressão, movimentos corporais circulares.

  • E.

    Técnicas de relaxamento, que compreendem a calatonia, a descompressão fracionada e os toques de reajustamento nos pontos de apoio do corpo.

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